quarta-feira, 14 de maio de 2008

Avatar FiliPêra

Yeah Yeah Yeahs - Show Your Bones

 

Yeah-Yeah-Yeahs-Show-Your-Bones-352539

 

Por FiliPêra

 

Às vezes não é bom acompanhar o hype. As bandas da "crista da onda" geralmente são superestimadas e muitas vezes acabam por receber o efeito contrário: muitos ojerizam sua música pelo simples fato de todos a estarem comentando. Foi um pouco do que aconteceu com o YYY, à época do lançamento do seu primeiro álbum, "Fever to Tell". Se por um lado muitos aclamaram seus integrantes como a nova salvação do rock (sim, esse título é dado com abundância. Já o receberam os talentosos integrantes da banda Strokes e da dupla White Stripes, além dos egocêntricos do The Rapture), outros disseram que era só uma moda besta que logo passaria. O futuro provaria que não era nem um nem outro. Eram sim um furacão que não viria para salvar, mas para sacudir o rock'n roll.

yyy

Após formarem a banda e abrirem shows do White Stripes (um pouco antes deles estourarem) o YYY pode dizer que tirou a sorte grande: um integrante dos seus conterrâneos nova iorquinos do Strokes apareceu em um programa de televisão com uma camisa da banda. Daí começou o buzz em torno da banda, que culminaria com a gravação de um EP e do primeiro álbum do YYY; o pancada (ainda mais do que esse, que tem muitos elementos pop) Fever to Tell.

A mistura sonora empreendida por Karen O. (vocalista da banda), Nick Zinner (guitarra) e Brian Chase (bateria) é básica a primeira audição, karen o um punck rock dos mais energéticos e vigorosos. Mas tem mais para os que ouvirem com mais atenção. O single que abre o álbum, Gold Lion, mostra bem a cara do disco, mas é em Phenomena que o YYY mostra a que veio, uma parede de guitarra carregada de sons sintetizados e vocal distorcido, tudo feito com o máximo de barulho e punch possível. Logo depois vem Honeybear, igualmente barulhenta, mas com leves influências country. Na verdade todo o início do álbum é barulhento, sensual e porque não...tosco!

Mas o melhor vem depois, com a segunda metade do álbum, mais calmo, porém com mais qualidade sonora. Quer exemplos? Ouça o trio final de músicas, The Sweets, Warrior e Turn Into várias vezes no último volume...é ouvir uma vez e nunca mais querer parar de ouvir Yeah Yeah Yeahs.

 Yeah Yeah Yeahs - Gold Lion

 

Nota: 8,5

 

 

Leia Também...

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo