sexta-feira, 23 de maio de 2008

Avatar FiliPêra

GTA IV e a consolidação da indústria de Games

GTA_IV_mural-thumb

 

Por FiliPêra

Não é novidade pra ninguém o quanto a indústria de games cresceu, se tornando não só importante do ponto de vista comercial, mas uma potência cultural, com capacidade não de fazer frente, mas de surgir como complemento às poderosíssimas indústrias de cinema e música (já é fato confirmado há bastante tempo que games dão mais dinheiro que cinema). Hoje muitos produtos já nascem multimídia. Grandes lançamentos do cinema, especialmente os voltados para um público mais jovem, sempre ganham seus correspondentes (geralmente ruins) nos videogames. Hoje temos produtos fortíssimos na indústria de games, além das tradicionais mega-franquias Mario, Zelda, Final Fantasy. Dois grandes exemplos, que tiveram lançamentos explosivos (os dois maiores da história da indústria do entretenimento) foram Halo 3 e GTA IV.

E uma deles será o assunto desse (e de outros) post. Trata-se de GTA! Essa franquia é responsável por preencher uma lacuna na indústria de games há certo tempo: games novos com bons roteiros. Sim! Pois não só de jogabilidade e gráficos é feito um jogo. Um bom roteiro sempre ajuda na experiência. E GTA, com suas histórias sempre abordando minorias deslocadas em uma cidade (focando em um indivíduo que se torna criminoso), pode ser considerada um grande exemplo de bons roteiros e interação inédita em um jogo de videogame. Seus diálogos representam perfeitamente o clima de uma produção de gângsteres, e sempre com uma temática diferente, às vezes nos guetos italianos, às vezes com as minorias negras.

Sua história de sucesso chegou a criar um estilo que ficou em moda por muito tempo, chegando a criar jogos igualmente bons, com a mesma temática "faça o que quiser": The Godfather, Mercenaries, Saint Row, Jakgta_iv_01 II são apenas alguns exemplos de como a moda GTA arrebatou a todos na época do megassucesso de GTA: Vice City. Até o hypado (e excelente, mas curto) RPG Fable tem elementos de GTA. O game também ajudou a trazer de volta (ao menos aqui no Brasil) as locadoras de videogame (aquelas em que se paga para jogar uma quantidade de tempo). Com os games cada vez maiores perdeu-se muito do fator diversão que é necessário para uma locadora de games sobreviver. Vice City trouxe isso de volta. Não era necessário seguir as missões, podia-se simplesmente armar um barraco daqueles com uma metralhadora, ou simplesmente entrando em um shopping...de carro. Havia até competições para ver quem conseguia resistir a mais tempo aos policiais, que ficavam mais e mais equipados cada vez que você se mostrava um sádico.

Mas veio GTA: San Andreas. Mesmo que a euforia em torno do game havia parcialmente passado, o novo (à época) GTA mostrou que estava à frente de seus imitadores (menos Mercenaries, que Eu considero melhor que Vice City). O game pode ter feito menos barulho (realmente seria difícil repitir o feito) fora do universo dos games, mas se mostrou mais completo que seus antecessores, com opções mais completas, principalmente sobre as propriedades que você podia adquirir. Os gráficos (um ponto fraco da série) também haviam melhorado.

gta-iv-trailer-2

E quando todos achavam que não dava pra melhorar...chega GTA IV (infelizmente ainda não colocamos as mãos nele). Que surpreende (nem tanto) toda a indústria ao ter um lançamento estrondoso, comparável (guardadas as devidas proporções) a um Senhor dos Anéis, por exemplo. Não só as revistas de videogame, mas também as jornalísticas, como a quadrada Veja, trouzeram matérias a respeito do conteúdo do jogo. Em seu dia de estréia o game vendeu impressionantes 3.6 milhões de cópias e no restante da semana vendeu outras 2.4 milhões.

 

São números consolidadores para a arte. E é para qualquer um que fazem pouco caso da indústria de games ficar quieto!

 

Essa semana (ou na próxima, ainda não defini) o Shadow vai fazer uma série de posts especiais com os três GTA's que mudaram a cara da indústria de games!!! Desde março que ele mergulhou de vez no universo sacana da série e teve até que ser repreendido por tentar roubar um carro...

Também terão posts complementares à respeito da violência em jogos e da censura das autoridades sobre a indústria.

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo