segunda-feira, 30 de março de 2009

Avatar FiliPêra

Trabalho inconcluso de Alan Moore é colocado parcialmente online

 

Big_Numbers_6_cover

Alan Moore, em um rompante de criatividade ocorrido há certo tempo, resolveu que faria “A” sua obra prima, além de ser seu trabalho mais ambicioso, e começou a escrever o que ele chamou de Big Numbers (excelente artigo AQUI, e outro AQUI). Seria sua HQ definitiva, com base em todo o seu conhecimento da Teoria do Caos e a matemática dos fractais. Bom, mas tamanha ambição acabou resultando na saída de dos desenhistas - Bill Sienkiewicz e Al Columbia, que era assistente do primeiro – que, supostamente não aguentaram mais o excessivo controle dos roteiros de Moore sobre seus desenhos.

Com isso, a obra, que deveria ter 12 edições de 40 páginas cada, e com um formato quadrado de 26 x 26 cm, terminou por ficar inacabada, sendo interrompida no seu terceiro volume. Depois foi até tentado uma adaptação para uma série de TV (foi o diretor britânico de séries de TV, Michaell J. Bassett, o responsável pela tentativa), mas o projeto também não foi a frente.

A história girava basicamente nas (profundas) transformações sofridas por uma pequena cidade britânica após a construção de um shopping center. Tudo isso narrado por dezenas de personagens, formando um esquema megalomaníaco que só Moore consegue tornar entendível.

Bom, o fato é que o número três da série – o último a ser desenhado – acabou de ser colocado online, graças a sua compra por um fã que se identifica como Glycon (sim, o deus cabeça de cobra que Moore adora). As imagens não lembram o estilo hiper-realista de Bill Sienkiewicz (devem ser de Columbia), mas a disposição dos quadros lembram o modo Moore de fazer HQ’s.

Bom, infelizmente os dois primeiros não estão a disposição para se fazer uma leitura seriada, mas é uma boa prévia do que pode ser a melhor obra de Alan Moore, caso ele resolva arrumar um escravo desenhista para termina-la.

Para ler online, clique na imagem!

 

[Via Omelete]

1 comentário

Kamen Rider disse...

Moore é sempre foda, vou dar uma olhada!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo