quarta-feira, 4 de março de 2009

Avatar Voz do Além

Possível nova importação do Brasil: Presos de Guantánamo

 

Guantanamo

O Brasil, como qualquer país terceiro mundista semi-desenvolvido, TEM que importar. Na verdade qualquer país tem que importar produtos feitos em outros países. Mas, alguns são mais espertos, e, ao invés de importar produtos industrializados (um chip Xeon da Intel, por exemplo), preferem importar a matéria prima para aquele chip (silício, ouro, e mais uma caceteda de elementos bizarros da tabela periódica). É basicamente assim que um país fica rico: exportando produtos mais caros que os que importa.

Entendida a regra da importação (não a levem totalmente a sério, como economista sou um excelente anarquista), vamos ao mais novo possível projeto do governo brasileiro. Sabe aquele ninho de torturas, em que os EUA abertamente admitiam não haver leis de direitos humanos lá dentro, chamado Guantánamo? Uma das bandeiras do governo Obama era justamente extinguir a prisão que lá se encontra (não sei a base naval, encravada no território cubano, desceria pelo ralo junto). O problema é um só: ao se desfazer da prisão, o governo não pode ficar com cerca de 60 prisioneiros acusados sem provas, e também não podem devolve-los ao seu país de origem, pois eles seriam torturados e outras coisas sobre a qual prefiro não pensar. É aí que entra a bondade do governo brasileiro.

O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos (é sempre os direitos humanos), Paulo Vannuchi, disse que é favorável ao recebimento de presos:

"Por uma perspectiva de direitos humanos, eu seria favorável (a receber prisioneiros)"

No entanto, ele deixa claro que sua declaração não representa uma posição política oficial do governo brasileiro, mas sim uma do seu órgão, já que cabe a Celso Amorim, um dos piores Ministros de Relações Exteriores da história brasileira, responder pelo Brasil. Tal decisão deve ser tomada no final do mês, quando Lula e Barack Obama se encontrarem oficialmente em Washington.

Na Europa o debate de quem receberá os prisioneiros rejeitados também já começou. Portugal e outros pequenos países já disseram estar dispostos a apoiar, mas a União Européia ainda não soltou uma posição oficial.

O bizarro disso tudo é que se esses camaradas virem para cá, sejam eles culpados ou não, vão receber prisões especiais, tratamento VIP, enquanto os prisioneiros do Brasil vivem num espaço que comporta apenas 1/4 de gente.

Isso que eu chamo de desvalorização do povo brasileiro.

 

[Via Gazeta Online, o maior jornal do Espírito Santo, que terá uma matéria com os nerds do NSN sobre o lançamento de Watchmen]

8 Comentaram...

Anônimo disse...

O Obama que deve segurar esse rojão, pois foram eles que acenderam o pavio...

[]'s
Compulsivo

Anônimo disse...

A típica palhaçada tupiniquim. Nada como encher isso aqui de todo tipo de bandidos, terroristas e escroques. Um velho ditado sábio já dizia: "Quem pariu Mateus que o embale".

Anônimo disse...

O lula para variar sempre querendo dar uma de humanitario, ele q aloje os presos no rancho dele. Ou q vá para o Haiti lutar junto ao exercito.

Essa desvalorização do povo brasileiro é o famosos Brazillian Friendly Fire, o brasileiro não da a minimo para os outros brasileiros só quer salvar o dele e q o resto se f***.

Ana Recalde disse...

Certo certo... qual foi mesmo o MELHOR ministro de relações exteriores que o Brasil teve???
Qual era o ministro do FHC, alguém lembra??
E bom, sinceramente eu prefiro um presidente humanitário que um presidente sanguinário, numa boa.... Mas nunca se pode agradar gregos e troinanos.
O governo nunca vai ser de agrado de todos, mas pode ser da maioria, como as pesquisas mostram.
E antes de começar uma discussão imensa sobre a maioria é burra, e tais argumentos, é só ver como aumentou o ingresso de jovens nas universidades e com acesso a internet depois que o Lula assumiu. Pelo menos os blogueiros aqui deveriam apreciar isso, já que tanto falamos da democratização do conhecimento!!!

A Voz do Além disse...

@Aninha: Tá bom, vamos a discussão política...
Não sei falar o nome de um bom chanceler, mas também não lembro de ninguém pagando pau pra Bolívia após eles enfiaram o safarro na Petrobras, ou um chanceler que apoiou a Venezuela a ter assento permanente no Conselho de Segurança, quando a vaga deveria ser do Brasil. É fraqueza e miopia demais pra uma pessoa só.

E não estou falando mal do governo Lula em si, mas de governos em sua forma geral (Lula incluso). Eu, por exemplo, só tenho a agradecer a ele na questão da educação, já que faço faculdade gratuita via Prouni.

Mas, estava falando em situação carcerária. Francamente, trazer prisioneiros de Guantánamo para cá é somente um ato para mostrar ao mundo humanidade, já que nossas cadeias não oferecem segurança pra ninguém, desde prisioneiros, até a população vizinha, passando pelos próprios carcereiros.

Então, eles deviam consertar o que está quebrado antes de querer sair ajudando os outros por aí.

Anônimo disse...

Aninha talvez você preferisse que o nosso governo tivesse declarado guerra contra a Bolívia? Você sabe o que é uma guerra? Não, não sabe, pois se soubesse agradeceria todos os dias pela decisão do governo brasileiro. Ou talvez uma retaliação ao nosso vizinho, criar uma grande instabilidade na região de fronteira, preços indo as alturas instabilidade política. Avalia um pouco mais tudo que poderia ocorrer e que vantagens nos levariámos nisso? A médio e longo prazo o Brasil tem condições de dar o troco de uma forma muito mais sutil e diplomática sem sacrificar o povo brasileiro e osoutros povos também. Esses presidentes populistas da América do Sul não vão durar muito tempo, Hugo chavez, Morales, etc..

Ana Recalde disse...

Anônimo... Hmmmm não sei se você entendeu o que eu quis dizer, eu também acho a diplomacia a melhor coisa a se fazer. :D Eu concordo com oq vc disse.
E posso acrescentar algumas coisas a isso, o Brasil não era muito levado a sério no meio internacional, era só ver a posição que o FHC sempre tinha em reuniões internacionais como Davos. Onde o Lula, por bem ou mal, é ouvido com muito mais propriedade. Impossível dizer que seja uma coisa independente do Celso Amorim.

Hoje no Globo teve uma matéria sobre o caso da criança de pai americano que está no Brasil, enfim, na matéria temos a Hilary Clinton falando em um programa de tv americano sobre as suas conversas com o nosso ministro. Sem querer ficar pagando pau a toa aqui pros americanos, mas antes nossos ministros de relações exteriores não tinham representatividade além do presidente. Além da intervenção que tivemos em casos como aquele das Colômbia e da Venezuela, onde nossa voz foi ouvida pela paz.

Eu sei que na política o jogo sempre é mais espinhoso que podemos imaginar. Por isso eu sempre analiso as situações no meio internacional várias vezes. E não acho, Voz do Além, que tais decisões sejam míopes necessariamente, mas demonstração diplomática diferente que estamos acostumados. Eu sei que vc simpatiza muito com a diplomacia russa, por exemplo :P

E no caso dos prisioneiros, como o seu post mesmo disse, vários países tem o interesse em "ajudar" os EUA, por que será, né?
Mesmo pq o Obama disse que não vai importar biodiesel durante a campanha, nenhuma negociação política é apenas preto- e-branco, se criar certos laços sempre ajuda em mais de um aspecto na coisa toda. Essa não é apenas uma questão slimples sobre carceragem e direitos humanos.

Anônimo disse...

Impressionante os comentários de Aninha e Anônimo. Duas cabeças de bagre que nada entendem do que significa os presos de Guantânamo e muito menos a posição baixa-as-calças do patético Amorim, sim, o mais incapacitado ministro das RE que o Brasil teve, e digo, desde o Império. Com relação ao comentário da democratização do ensino não poderia ser pior, dar a Lula e a sua corja de bandidos qualquer crédito pelo desempenho de pessoas anônimas é ridículo. E nem me falem de Pro-Uni que não passa de um programa de transferência de responsabilidade do estado para a iniciativa Privada, visto que o dinheiro que deveria ser investido em escolas públicas de qualidade vai para o bolso de donos de faculdades pé-de-chinelo, com seus cursinhos podres e fracos.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo