quarta-feira, 4 de março de 2009

Avatar Voz do Além

Mensagens subliminares afetam suas decisões

 

tatu

Eu lembro muito bem quando coloquei no ar o post O Dossiê da Sujeira da Disney, e o mundo caiu na cabeça do blog (não vou dizer na minha, pois nem identidade tenho). Apareceu um bando de sabe-tudo afirmando que mensagens subliminares eram uma farsa e um grande conto do vigário e tudo o mais. Não posso dizer que acredito 100% nas ditas mensagens subliminares, mas é difícil descarta-las facilmente com tanta coisa já encontrada. Pois bem, esses sabe-tudo se apoiaram em sites céticos meia-boca, com confiabilidade igual a dos sites evangélicos cabeça-dura que vêem o diabo em tudo quanto é canto; e logo depois afirmaram que esse blog era uma bosta desde que eles conhecem (e continuavam nos lendo por algum motivo que desconheço) e disseram aos quatro ventos que nunca mais pisariam aqui (a conversa toda está AQUI. O Comentarista Esporádico já falou que vai embora umas três vezes, por exemplo, se mostrando um troll dos mais chatos e indecisos).

Agora, mais um round das mensagens subliminares, cientificamente falando, termina. Joel Voss, da Northwestern University, em Evanston, Illinois, e mais alguns colegas, resolveram colocar à prova tudo o que já conheciam sobre mensagens subliminares, subconsciente e todas essas coisas. Para isso realizaram um teste simples: mostraram para voluntários um caleidoscópio de imagens de 12 segundos, enquanto eles realizavam uma série de tarefas para serem distraídos e não gravarem as imagens na cabeça conscientemente.

Um minuto mais tarde, foram apresentadas diversas imagens, inclusive várias semelhantes  as que eles tinham visto, para que eles escolhessem alguma. Ao mesmo tempo, eles eram questionados do porque de escolher essa imagem: se tinham certeza de que aquela imagem era parecida com alguma das anteriores, se tinham alguma espécie de pressentimento, ou se era um tiro no escuro sem motivo. O resultado? Todos os participantes escolheram de 70 a 80% de imagens parecidas com as que acabaram de ver, inclusive os caras do tiro no escuro.

Claro que esse tipo de pesquisa está em fase inicial, não podendo servir de fonte indiscutível, mas, sem dúvida, já mostra que mensagens subliminares não são besteirada e ingenuidade como dizem por aí.

Então: cuidado ao ver assistir algum pedaço de Rei Leão (a Pixar, por enquanto ainda não foi alvo dos caçadores de mensagens subliminares), ou um trecho de Bernardo e Bianca.

 

[Via NewScientist]

26 Comentaram...

Eduardo Ferreira disse...

mas o que tem haver com as meninas da banda Tatu? rs

A Voz do Além disse...

A resposta é bem pessoal e se divide em dois pontos. 1) Primeiro a atitude de deboche na cara delas, misturada com a eterna atitude safadinha delas, muito expressa o que senti pelos céticos de plantão; 2) e mais importante: creio que foi o clipe All the Things She Said que, subliminarmente, me levou a ficar viciado em vídeos de lésbicas.

Anônimo disse...

vai ter um twitter só pro blog?

pq tipo, eu parei de seguir quando o Voz postou "to começando a achar que sinto tesão por mulheres grávidas...".

Lilian disse...

Mas do Além existe uma confusão com esse negócio de subliminar. Originalmente era uma técnica defendida por um gerente de marketing que queria aumenta sua conta de representação. ELe dizia que se mostrasse uma mensagem oculta seja em um audio ou em uma cena conseguiria manipular os espectadores. Bullshit! Ele mesmo admitiu que distorceu as pesquisas para que fosse favoravel a sua teoria. Depois disso mensagem subliminar passou a ser um monte de coisas. Se fica imperceptível então não adianta. Não vai ser percebido... Apartir do momento de que você tem conhecimento do que está vendo então não é subliminar. São seus processos normais da mente. E vá lá, navalha de ockham é um site muito bem feito, dê mais uma chance pra galera de lá. Você ficou é chateado (justo) com a ignorancia do carinha que quis ofende-lo. E site de vocês é maneiro sim!

A Voz do Além disse...

Por partes...

@Anônimo. Não creio que rolará um Twitter pro blog, pois fazer um Twitter somente com as atualizações do blog, via twitterfeed, francamente, não é lá muito interessante (é só usar o Google Reader, ou feed via email), pois Twitter é para diálogos, e não apenas para divulgação de blogs. E,(deve ser anônima), deixar de seguir meu Twitter (que é o oficial do blog) só por causa da tesão por grávidas não é meio puritanimsmo demais não? Eu uso o Twitter para falar o que vem a minha cabeça, e acaba saindo esse tipo de coisa mesmo. Mesmo assim respeito a sua decisão!

@Lilian: Eu realmente conheço essa história, mas, parece que o cara que a divulgou não precisava de tanta manipulação assim. E esse lance de não ser percebido simplesmente por ser impercepitível para a mente humana tem controvérsias. Leia esse excelente artigo em inglês da New Scientis (http://www.newscientist.com/article/mg19626321.400-the-subconscious-mind-your-unsung-hero.html ) que fala sobre o subconsciente e talvez sua opinião possa mudar.
E, eu até gosto do Navalha de Ockham, mas não se pode usa-lo para tirar conclusões.

Abçs

Anônimo disse...

Acredito sim em MS,mas penso que elas só afetam àqueles que têm a mente vazia e fraca.

Anônimo disse...

falando em mensagens subs olhe a respeito do Mkultra, em qualquer pesquisa do google

Anônimo disse...

Falando em MgnSb descobri uma no BBB 9: Repare nas fotos dos concorrentes que vão ao paredão. Os concorrentes que sobrevivem tem as imagens melhores, estão sorrindo, olham para a direita (de quem assiste), os rostos estão com zoom, etc. Desde o BBB8 não erro um paredão!!!
Além do povo dar dinheiro para a Globo, ainda é manipulado.
matavares@ibest.com.br

Anônimo disse...

Outra msg subliminar q identifiquei. Coloquem a seta do mouse no nariz de uma das meninas da foto... Realmente o Voz tem um rigor científico invejável. Comparável ao de grandes alquimistas!

Jéssica Cristine disse...

Bom, eu acredito em mensagens subliminares. O nosso subconsciente registra coisas que nós nem imaginamos ter visto. Principalmente nas mensagens subliminares, aonde vem quadros rápidos ou imagens quase imperceptíveis.

Li uma vez na "Mundo Estranho" que um cara resolveu testar um público no cinema e no meio de um filme colocou um frame super rápido escrito "Beba coca-cola" e "coma pipoca" bem rápido de modo que fosse imperceptível aos olhos. Quando sairam do filme, os espectadores afirmaram não terem visto nada, mas em compensação as vendas de pipoca e coca-cola subiram cerca de 40% cada uma. O.o

Diago disse...

Estranho...
Após ler esse post senti uma enorme vontade de depositar parte do meu salário na conta do 'Voz do Além'.

Anônimo disse...

è tudo besteiras mesmo ... coisa de gente atoa..

Thiago Fernando disse...

no filme Happy Feet na cena em que o mano fica tentando levantar a mocinha(pinguinsinha) do filme e caindo. É uma cena que contem uma mensagem subliminares explicita. Você pode observar claramente o mano agarrando ela e fazendo varias posições sexuais inclusive com carinha de tesão e tudo. Em toda série mega-man sempre tem mensagens mostrando benga e outras coisas relacionadas ao sexo.
Podem dizer que seja que nem naquela história sobre o numero 23 se você acredita que esta em tudo então você vai encontrar (paranóia total).
Mas a sim muitas mensagens e elas tem todas um objetivo muito simples vender produtos só isso e existem sim muitas pesquisas nesse campo é só pesquisar a fundo. Tanto que campanhas publicitárias com essas mensagens tem o objetivo de atrair um publico especifico.

Anônimo disse...

Alguem joga GranChase??
me add nojoogo ok?
valeu jfurt

Fox Sama disse...

Claro que existem. É só uma questão de comprovação através do método científico. E falando em disney, odeio mel e odeio que coloquem mel nas histórias para vender. Se algum dia puder leia o real branca de neve (tenho pesadelos até hoje com a parte da floresta).

Anônimo disse...

Existem sim mensagens subliminares, não é só estratégia não, é só parar e prestar um pouco mais de atenção nas coisas. tudo que vemos e escutamos fica armazenado no nossa cabeça...
E sinceramente acreditar que mensagens subliminares são só estratégias é a mesma coisa que dizer que papai noel existe, podem até existir pessoas que usam como uma estratégia, mas prevalece aquelas mensagens que na maioria das vezes são originais e com motivos obvios que é banalizar cada vez mais o sexo.

Anônimo disse...

Eu creio que mensagens subliminares estão muito além do que acreditamos. Eu sinceramente acredito que muitas das minhas atitudes que penso estarem sendo guiadas pelo meu consiente ou instinto, na verdade são respostas à impressão de coisas subliminares que vi no cotidiano, na tv, em cartazes, na internet, em todo lugar.

Anônimo disse...

éu naum ácreditu naum...

Anônimo disse...

éu ácredito sim...

Ingrid Mello disse...

Parabéns pelo blog. Sempre q acesso, concordo plenamente. Mensagens subliminares são óbvias para que já estudou sobre o assunto. Vejam se acham alguma coisa, por exemplo, em
"Pessoas Espertas Precisam Saber Inventar"
Vc já viu essa frase em algum lugar? Veja se o seu consciente percebe!
Abraços Voz!

Anônimo disse...

Nha! Nerd eu ñ sou... mas q eu fiquei morrendo de vontade de tomar [u]pepsi[/u] eu fiquei! kkkk =P PS: Adorei o blog!

Roberta disse...

Claro que mensagem subliminar existe. Nada de só os fracos são afetados. Mas concordo com a Lilian: a partir do momento em que está explícito, deixou de ser subliminar. o___o

Segundo o dicionário Houaiss de Língua Portuguesa:
subliminar: 3. Rubrica: psicologia.
que não ultrapassa o limiar da consciência, que não é suficientemente intenso para penetrar na consciência, mas que, pela repetição ou por outras técnicas, pode atingir o subconsciente, afetando as emoções, desejos, opiniões; subconsciente
explícito: 1. que é claro, explicado sem ambigüidade

Bia Alencar disse...

Tem mensagem subliminar em Toy Story, talvez
vc queira postar em seu blog, o video
foi tirado do youtube eu no sei pq.

Alexandra disse...

E o que t.A.T.u ( a foto acima ) tem aver com isso ?

macielwenderson disse...

por que colocou a foto da tatu ? pra chamar ateção é??

Hesdry disse...

Amigo, se tu ainda ver ou se lembrar da ur, esse site "Navalha de Ockham", ainda existe? Tem o link?

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo