quarta-feira, 25 de março de 2009

Avatar HumberTêra

A bola da vez

 

twitter

Bom galera, como eu tinha falado por aqui, ingressei no mundo do Twitter tem pouco mais de um mês. E nesse meio tempo comecei a ver como ele é útil pro meu dia-a- dia. Pra mim, ele é quase como se eu assinasse feeds. A variedade de informações, a velocidade com que elas chegam e a forma muito mais rápida de assimila-las, pelo fato do limite de 140 caracteres, facilitam a vida de quem passa o dia agarrado no PC e se interessa em ficar informado sem perder muito tempo.

E agora que estou aprofundado nesse mundo começaram uma enxurrada de matérias com textos e previsões do que será o futuro do Twitter! Em um dia (mais especificamente dia 23/03/2009) vi três textos que literalmente caíram na minha frente falando sobre a mesma coisa (leiam eles AQUI, AQUI e AQUI).

A informação corre tão rápido que eu vi no final da semana passada que o Marcelo Tas iria começar a vender twittadas, e hoje vejo um site grande como o G1 divulgando informações que afetaram e mexeram somente quem já tem sua conta no Twitter. Eles sabem que é por aí que mora o começo do fim do "paraíso", assim como aconteceu com o Orkut, e outras redes sociais.

Várias situações afetam os usuários antigos quando esses sites caem no gosto do povão: spams, banalização, pessoas escrevendo em miguxês, entre vários outros motivos descritos no terceiro texto que linkei logo aí acima. Mas, dentro dessa discussão, ainda tem vários pontos distintos. Um dos comentários que vi um usuário auto intitulado de Seu Madruga fazer, dizia assim: “POW GENTE SE NÃO QUER QUE NINGUÉM SAIBA DE SUA VIDA..MUDE-SE PARA O CEMITÉRIO”.

Realmente o nome já diz tudo, é um site de relacionamento.

E com a popularização começam a se criar perfis fakes, enviar cavalos e mais cavalos de Tróia para seu perfil (um dos primeiros do Orkut foi o “clica no peixinho ou na florzinha pra ver o milagre da natureza”) e várias outras situações que incomodam… muito!!! Por mais que você tente se esquivar dessas situações, elas chegam aos montes e cada vez mais com inteligência para acabar com seu PC, para acabar com sua conta sua privacidade e ai por diante.

Hoje o Twiiter ainda parece seguro de certas "pragas" virtuais. Um ponto positivo é que  pesquisas dizem que a maioria das pessoas possuidoras de uma conta no Twitter são adultos, e entre esses adultos, cerca de 42% dos usuários tem entre 35 e 49 anos. Isso evita diálogos em miguxês e brigas virtuais infantis entre adolescentes.

Mas o crescimento do Twitter é visível e impossível de ser contido, assim como aconteceu com o Orkut, que teve no inicio do ano 17,5 milhões de usuários, com o MySpace, que chegou a 1 milhão de brasileiros, e com o Facebook, com 900 mil tupiniquins. O Twitter não vai fugir dessa, com o crescimento de 52 %, ou 119 mil usuários em um mês.

Um outro problema em vista disso tudo é a liberdade e a democracia que todo mundo tem de ir e vir pela internet. É completamente normal uma pessoa que ler uma matéria dessas e tiver a curiosidade de criar uma conta pra ver se tem interesse no site de relacionamento acabar gostando dele. Por mais que usuários antigos fiquem nervosos ou simplesmente cometam um “twiiticidio”, não tem como impedir que uma pessoa simplesmente se cadastre em um site como esse. O que se pode fazer é selecionar pessoas com que se vai relacionar e seguir. Ou seja, existem prós e contras com a popularização do site.

Em breve teremos sites como GTO para o Twiiter, veremos pessoas entrando no twitter em lan houses ao invés do Orkut, twitters aparecendo em TVs , pais e mães fazendo conta no Twitter para se comunicar com parentes distantes, pra vigiar os filhos... ou até mesmo pra ficar sabendo da vida alheia.

Enfim, como foi falado pelo Gilberto Pavoni, quando você chega na praia que era deserta e encontra uma muvuca, é hora de ir encontrar uma outra praia deserta. Assim como nasceu o Twitter, Facebook, MySpace, vai ser criado um novo site de relacionamento qualquer, que vai ser utilizado por baixo dos panos e apreciado por pessoas que não gostam de multidão, bagunça e popularização. Até que o mesmo seja descoberto e caminhe da mesma forma como um "ciclo de sites de relacionamentos". Mas uma frase que ouço já há algum tempo e diz toda a verdade do mundo da internet é "MALDITA INCLUSÃO DIGITAL".

Verdades sobre o futuro do Twitter:

- Vão roubar a senha e a conta do seu colega

- Redes de pedofilia e o crime organizado crescerão usando o Twitter

- Estrangeiros vão discriminar brasileiros

- Usuários metidos a besta cometerão “twittercídio”

- MOito mlk vaI iScreVE axim UHahau ahAa ahUhAua aHuAh #miguxo

- O acesso ao site do Twitter será bloqueado nas empresas

- ...

4 Comentaram...

Vinicius Munhoz disse...

Realmente, maldita inclusão digital ¬¬

posso dizer que sou do tipo que gosta de novidades, mas me dou bem com multidões. Eu não vejo motivo para o "Orkuticidio", você adiciona quem quiser, pode bloquear recados de pessoas que não estão adicionadas, entre outras opções de privacidade.

O único problema no twitter, seria os spammers. Pois de resto, se não está na sua rede social, não vai te fazer mal.

Sem contar que, eu não acho que o twitter vai se espalhar como aconteceu com o orkut. existem varios fatores a mais no orkut que impulsionam o crescimento, tais como comunidades(ponto de encontro para adicionar pessoas). no twitter você adiciona quem conhece, e fica dificil de comhecer mais pessoas pelo proprio twitter, isso acaba esfriando um pouco o crescimento.

O.o escrevi de mais =O

Joabe disse...

Minha teoria: O Twitter é um rede social como o Orkut, mas com outro fim. Os "miguxos" adoram o Orkut porque é permitido Gifs animados, Flash, musica de fundo e encher o saco dos outros com mensagens coloridas estúpidas. Por esse motivo, talvez o Twitter não se popularize tanto entre os "miguxos", é bem mais simples e o foco são os textos.

E se eu estiver errado, vai rolar muito Block!

Anônimo disse...

Bem, acho o comentário do amigo Brill relevante o Twitter é uma rede social com outros fins,assim como o jamendo.com; Muitos na internet hoje buscam conteúdo mais interessante que mandar scrap multicoloridos babacas e sem nem um objetivo aparente.

***Parabéns pelo blog muito bacana mesmo,
acessei por recomendação de um amigo,e ja virei fã...parabéns.

Anônimo disse...

eu acho q o twitter .. pode acabar escapando dessa massificação .. pq ele nao tem o objetivo de fazer novas amizades .. nem de se auto na promover colocando varias fotos ,aparecer pro amigos e etc ... e sim de informação.
pelo menos eu vejo dessa forma

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo