quinta-feira, 29 de julho de 2010

Avatar Voz do Além

The Yes Man: anarquizando a distribuição americana de filmes

 

image

O The Yes Man é um caso raro nos dias de hoje. Eles são uma dupla de ativistas sócio-ambientais que usam uma estratégia única para alcançarem seus objetivos. Ao invés de entrevistarem para buscar a confirmação de uma verdade, eles se fazem passar pelos que odeiam para criar aquele clima incômodo e satírico que boa parte dos documentaristas evitam a todo custo. Eles fingem ser assessores de empresas petrolíferas, porta-vozes, mandam emails falsos, mudam seus nomes, criam sites clonados; algo mais ou menos nos moldes guerrilheiros de atuação do coletivo Luther Blisset. Em suma, seria como um CQC³ sem rédeas, ou um Michael Moore hacker. Em uma ocasião eles distribuíram exemplares falsos do New York Times anunciando o fim da guerra do Iraque. Em outra falaram na BBC ao vivo - se fazendo passar por um executivo de uma empresa química responsável por um acidente de grandes proporções na Índia - que doariam milhões para indenizar as vítimas.

É esse tipo de hacktivismo que o The Yes Men pratica. Para alguns não eles não passam de uns mentirosos, para outros são heróis na luta contra o ultra-neoliberalismo e o corporativismo. Eles terminaram seu segundo documentário ano passado - The Yes Men Fix the World - mas estão impedidos de distribuí-lo, por estarem sendo processados pela Câmara Americana de Comércio. O motivo do processo foi justamente o fato deles terem mostrado como são hipócritas as ONGs e órgãos do governo, que lucram até mesmo com catástrofes como a do furacão Katrina. A saída para distribuí-lo foi usar o nosso velho amigo protocolo Torrent, e melhor, tudo de graça. Só existe uma opção de fazer doações ao projeto deles, caso o usuário queira. Resultado? O filme já é um dos 10 mais baixados da semana.

 

Clique AQUI ou na imagem para baixar. E AQUI e AQUI para saber mais sobre o documentário, que infelizmente não achei legendas em português ainda.

 

[Via MeioBit]

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo