sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Avatar FiliPêra

E um ano desceu pela ampulheta...

 

ampulheta

 

Por FiliPêra

 

Sempre gosto de preparar as coisas com a maior antecedência possível.  De preferência com meses, para planejar e executar as coisas do jeito que Eu gosto. Foi assim com as matérias do Batman (nosso maior desafio editorial nesse primeiro ano), com o centenário de Ian Fleming e com os posts de seis meses (procure nos arquivos de fevereiro). E começou desse jeito com os posts de um ano.

Assim que a gente completou seis meses, Eu já avisei para toda a equipe que escreve aqui no NSN, para começarem a preparar alguma coisa para o nosso primeiro aniversário.  "Ainda é cedo pra caramba", "Seis meses pra escrever um post?"; foram os argumentos, convincentes, que ouvi quando anunciei a data (principalmente para o HumberTêra). Além de postagens especiais, com cada um falando sobre a data, queríamos algumas mudanças visuais. Uma dessas mudanças seria o template, que, de acordo com nossos planos, ficaria mais largo e espaçoso. Como você deve estar vendo agora, conseguimos. Eu e o BruNêra, o cara da arte, mexemos, mexemos e acabou saindo um template que atendesse às nossas expectativas (quando formos mudar para um template realmente novo, vamos deixar com quem entenda de verdade). Com o aumento da largura do template, mudaríamos também nossos banners e nossa logo (lembra da enquete?). Mais uma vez, tudo à cargo do BruNêra. Acrescentaríamos também uma página com os perfis de todos os autores (a página do Blogger para esse fim é fraca) e alguns wallpapers para download. Se vocês deram uma olhada ao redor, perceberam que está tudo aí em volta, novinho em folha. É claro que o plano era estar com tudo pronto um mês antes, o que nos daria tempo suficiente para olhar tudo com calma, à procura de erros. Mas dessa vez não deu. Estou em pleno domingo, dia 17 (todo o trabalho de arte já está pronto) e estou escrevendo essas palavras. Com certeza não termino hoje, mas, até quinta ainda tenho tempo. (UPDATE: Estou terminando isso na sexta, às 04:16h).

 

Como primeira preparação para ajustar as coisas para o primeiro ano, pedi para o Voz do Além segurar as pontas com os textos e posts. Vocês devem ter reparado que os textos amalucados e anárquicos dele dominaram o blog nessa última semana de reta final. À toa não foi. Eu, o BruNêra e o HumberTêra, estávamos cuidando dos pequenos detalhes, que seriam necessários para as coisas que a gente havia planejado funcionarem da maneira que a gente esperava. O resultado foi bem satisfatório, e mostrou a competência dele (e nossa também).

 

corredor 

 

Olhando para trás...

 

Para quem já deu uma fuçada nos arquivos antigos do blog (daqui a pouco falo sobre eles) já descobriu que existe um post, meio burocrático é verdade, contando um pouco da história da criação do Nerds Somos Nozes (quem não leu, clique AQUI). Agora vou falar um pouco, sobre o nosso primeiro ano.

Na minha visão, dois momentos foram os mais importantes na história do nosso blog. O primeiro foi no dia 14 de janeiro. Foi nesse dia que o nosso blog passou a contar com as ferramentas que hoje utilizamos (FeedBurner, Analytics) e foi devidamente cadastrado nos principais serviços espacializados em blogs (Technorati, BlogBlogs). Com certeza isso ajudou bastante na divulgação e auxiliou para termos um maior controle sobre o NSN.

A outra data, mais especificamente um mês, é fevereiro de 2008; por vários motivos. Primeiramente pelo fato de que o BruNêra e o HumberTêra, após uma longa temporada longe do blog, voltaram para escrever novamente. Depois, pela minha descoberta do Live Writer. Quem for curioso e der uma olhada nos arquivos do blog, vai perceber um aumento exponencial das postagens: de 11, em janeiro, para 45, em fevereiro. E logo mais elas ficaram mais bonitas, com imagens mais bem integradas aos textos e com a justificação dos textos, que hoje é padrão aqui no NSN. Tudo graças ao Writer.

É claro que houveram outros momentos importantes, mas menos  divisores de água, como os citados acima. Vamos a eles :

10/10/07 - Nosso primeiro trackback

22/02/08 - O primeiro comentário da Aninha!

08/04/08 - Criação do Anarquia Nerd

14/04/08 - Publicação da nossa matéria mais popular e controversa

01/05/08 - O São Google nos dá um PageRank 3

05/05/08 - Ultrapassamos 1.000 visitas em um dia pela primeira vez, graças a uma nota de fim de matéria feita pelo HumberTêra

14/07/08 - A primeira matéria de verdade do Voz do Além (mal sabíamos que estávamos soltando um monstro)

18/07/08 - Recebemos a notícia que fomos selecionados para o Y! Posts

25/07/08 - Pela primeira vez, ultrapassamos 100 comentários em um mês

07/08/08 - Mais de 3.000 visitantes se conectam ao NSN

20/08/08 - A Verisign nos dá um domínio e hospedagem grátis por um ano

 

Sem dúvidas esses foram momentos significativos. Com certeza existem muitos outros, teria que ficar escrevendo (e revirando meus arquivos digitais) por muito tempo para lista-los.

E agora quero agradecer aos nossos parceiros. Sem eles, com certeza estaríamos longe do que somos hoje. Agradeço primeiramente ao Breno, que logo que começamos, nos ensinou como se usava o Blogger. Sem ele, íamos ter batido a cabeça contra a parede um tempo. Foi ele também o primeiro que nos linkou, nos rendendo os primeiros pageviews. Agradeço também ao Von Dews, que mesmo tendo recebido um e-mail chatinho, colocou nosso banner na home do Vertigem, um dos blogs que sempre admirei. Agradecimento especial também ao Jovem Nerd, que também nos aceitou como parceiro, e colocou nosso link na home do site.

E como nosso espaço não é infinito (e também pelo fato desse post estar bem grande) abaixo segue uma lista de TODOS os blogs que nos linkaram e retornaram ao menos uma visita. Muitíssimo Obrigado pessoal, pelo reconhecimento.

 

 Cancêr de Jack (do nosso amigo Tucano), Querido Leitor, Lista 10, Pulse (outros dos nossos parceiros iniciais), Depósito do Calvin, Mother Joana, Blog dos Piratas, Twitter do Cardoso, Mundo Desbravador (do meu amigo Átila), Come e Dorme, Lorde Velho, Usuário Compulsivo, Um Punhado de Areia (blog da Aninha), Cocadaboa (do engraçaralho Mr. Manson), Bobagento, Megalópolis, Blog do Galvão, Diálogo Fashion, Egrégora Consciente, Ordem do Graveto, Mundo Gump, Judão, Blogando e Andando, Meio Bit, Abstinência dos Sentidos, Dotkey, Ajudante de Pedreiro, Chaz e cia, Interney (sim, ele mesmo!), Rodrigo Kg, Professor Vaz, Nipofilia (um dos blogs preferidos do BruNêra), Ressaca Filosófica (do nosso amigo Guizaum), Mundo Tecno, Advertido, Arte e Vício, O Fábio Lúcio, Lia Abreu, Casa do Galo, Tiago BispoBanana Light, Mente Vazia Eh Oficina, Objeto Abjeto, Blosque, Dedo de Prosa, Nerds Nervosos, Planeta da Solidão, Rádio Sistema de Origem, Tutoriais Photoshop, 1001 Gatos, A 4º Dimensão, Google Discovery, Infopod, Mileanita, Papo de Bêbado, Sim Viral, Vulgare, Who Killed Bambi (os dois últimos são também dois dos favoritos do BruNêra), Chiqueiro Chique, Rio Temporada, Coletâne Net, Teoria da Conspiração, Download Link, Pixotelc, Play the Coin, 365 Dias Nerds, Ana Carmen, Cybervida, Inovavox, Danilo Nunes, Lady Rasta, Jardelstar, NCEMovie, Pedro Dória, Receita do Sucesso, Pizzol.   

 

Bom pessoal, é mais ou menos isso aê! Aguarde nos próximos dias, mais posts com o nosso aniversário (o BruNêra prometeu o dele para o fim de semana)! Agora vou dormir...

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo