segunda-feira, 14 de abril de 2008

Avatar FiliPêra

Os 11 Filmes mais insanos da história do cinema

                Snuff1

Por FiliPêra e BruNêra

Nêra: como o nome do post já diz, vocês estam para ler sobre os 11 filmes mais assustadores...

Pêra:...repulsivos...

Nêra:...nojentos...

Pêra:...ultrajantes...

Nêra:...insanos e asquerosos de todos os tempos.

Pêra:mas antes de chegar as vias de fato, com os tais "filmes assustadores", três avisos:

Pêra:1) Vocês estão devendo a sanidade e a alma de vocês a gente por esse post. Não foi nada fácil enfrentar essa corja de filmes, dos mais pertubadores. Repito; não pense que foram filmes comuns. NÃO!!! São filmes dos mais variados estilos, que têm em comum a vontade de devolver o espectador de uma forma absolutamente diferente da forma como ele começou a assistir o filme. Seja dando um nó no cerébro dele (especialidade de David Lynch)...

Nêra:...espera vocês chegarem no do "Eraserhead"...

Pêra:...seja descendo o nível moral ao mais baixo calão possível...

Nêra:...taí "Guinea Pig" que não nos deixa mentir...

Pêra:...ou ainda trazendo doses de violência realista que levaram alguns deles a serem classificados de snuff movie (para alguns, snuff movies não passam de lendas urbanas)...

Nêra:...mas nos sabemos que não são!

Pêra:3) ESSE POST NÃO É PARA FRACOS!!! ENTÃO SE VOCÊ É...

Nêra:...CAGÃO...

Pêra:...TEM ESTOMAGO FRACO...

Nêra:...É IMPRESSIONÁVEL...

Pêra:...UMA MULHERZINHA...

Nêra:...OU SEMPRE TORÇE PELOS MOCINHOS...

Pêra:...PASSE DIRETO POR ESSE POST. AINDA ESTÁ AQUI? DEPOIS NÃO DIGA QUE NÃO AVISAMOS!!!!!

Nêra:2) Assistam esses filmes por conta e risco próprios. Já avisamos, vocês não vão sair da mesma forma com estavam antes de assisti-los.

Às vezes a idéia de um diretor de cinema não é simplesmente entregar "mais um" filme. Ele quer ir além.

Pêra:E quando ele é bom, não mede esforços para isso. É o caso dos que estão aqui. Caras como David Lynch, John Waters e Alejandro Jodorowski não ligam para as regras da indústria e não estão nem aí se precisarem vender seus filmes na rua, caso nenhuma distribuidora queira compra-lo (caso de David Lynch, que teve de vender seu último filme, Inland Empire, na rua, ao lado de uma vaca).

Nêra:disso nem eu sabia, qual é a da vaca?

Pêra:Mas dessa vez não falaremos dos diretores "mais malucos do cinema", mas sim de seus rebentos, que em última servem para refletir a personalidade de seu realizador.

Nêra:exato, e para dar uma nota para esses filmes nos não podiamos dar notas comuns , de 1 a 10. Criamos um ranking especial para esse post, ele será dividido entre 5 notas de 1 a 5.

Pêra:o primeiro será medindo o grau de PERTURBAÇÃO do filme. Se ele te deixar confuso sobre a vida, com dúvidas sobre sua personalidade ou com vontade de tomar Valium, ele e nivel 5 definitivamente!

Nêra:o segundo é o grau de REPULSIVIDADE, se der vontado de vomitar é 5 na lata!

Pêra: o terceiro é o grau de "ASSUSTADORIDADE" do fime. Tipo, não estou falande de sustos estilo "pânico" não... tô falando de pavor de verdade que só ótimos filmes sem censura conseguem fazer.

Nêra:o quarto aspecto de avaliação é o nível de AGONIA que o filme causa. Estou falando do que você sente so de pensar em agulhas debaixo da unha, cortes no meio dos dedos, serrotes na canela ou ou barulho que faz o gelo raspando na porta do congelador. E por último o mais recorrente de todos os aspectos, a VIÔLENCIA!!!!!

Pêra:bom... é isso. Se vocês acharem que estão preparados vão em frente. Leiam as resenhas até o fim...

Nêra:mas se acharem que não dão conta, e que "a vida ja é triste demais pra ficar vendo (lendo) esse tipo de coisa" como diz o Têra, vão pro inferno!

Pêra:mais uma coisa é certa, não nos responsabilizamos por nada do que pode acontecer a vocês da qui pra frente. OK? É NOZES!!! E boa sorte...

Nêra:isso ai! É NOZES!!! e tenho dito!

11) SALò, OU 120 DIAS DE SODOMA

                                    capa

Salò o le 120 giornate di Sodoma (Itália, 1975)

Diretor: Pier Paolo Pasolini

Duração: 116 min

Bom, Falar de "Salò, ou 120 dias de sodoma" é um tanto complicado. Nele Pier Paolo Pasolini faz uma denúncia do domínio facista na Itália usando como base o livro "Os 120 dias de sodoma", do Marquês de Sade. Mas devido a péssima qualidade cinematográfica o tiro acabou saindo pela culatra.
A história se passa numa mansão, na província de Salò, na Itália, para onde são levados à força 18 jovems; sendo 8 mulheres e 8 homens, a mando de 4 libertários fascistas, que pretenden usa-los como base para as maiores bizarrices sexuais (ou não).

Logo que chegam à mansão, são lidas as normas da jornada que está para começar. Elas basicamente dizem que os presos devem fazer tudo que for ordenado e quem sair da linha morrerá mais cedo.
O filme é dividido em 3 partes intituladas "O Círculo de Manias", "O Círculo da Merda" e "O Círculo do Sangue".

                 cena 02

No primeiro círculo todos os tipos de perversões são postas em prática, guiadas pela narração de uma cafetina/prostituta, que conta suas histórias como forma de inspiração para os cavalheiros. No segundo círculo uma outra senhora guia os acontecimentos com suas histórias ligadas a cropofogia, que culmina num banquete à base das fezes de todos os integrantes da mansão. O terceiro e último círculo é basicamente composto de 3 senhores torturando seus servos no quintal, enquanto o 4º fica olhando os acontecimentos da bancada da mansão. E assim eles revezam até que não sobre niguém vivo.
Como filme, eu achei "Salò" uma merda (desculpem o trocadilho). A idéia de usar não-atores definitivamente deu errado. As atuações ficaram tão ruins que não se sente nenhuma empatia pelas "vitimas", e as torturas acabam ficando "bobas". O expectador sente mais agonia e nojo do que necessariamente pena ou ultraje ao assistir as sequências mais pesadas do filme.

Na verdade é necessario um pouco de imaginação para sentir alguma coisa. Por exemplo, na sequência em que vemos uma jovem sendo obrigada a comer merda, a garota começa e fazer cara de nojo e chorar quando, na verdade, a reação lógica seria vomitar (todo mundo aqui ja assistiu Jackass, correto?). Pode parecer um detalhe insignificante, mas quando temos um roteiro sem profundidade, personagens rasos e atuações tão ruins, o mínimo que podemos esperar é um pouco de veracidade que dê um tom de documentário ao filme. A ausência de trilha sonora e fotografia lacram o caixão!
Em relação ao contexto politico do filme, bom... Ricos e poderosos explorando os pobre e miseráveis não é exatamente um tema que preencha um filme de 116 mins sem a ajuda de um roteiro que envolva personagems, no mínimo, carismáticos não acham?

             cena 01

Se ele pretendia chocar com a crueldade nazi-facista, seria bom ter focado um pouco mais na miséria dos humilhados, e ressaltado mais as motivações lascivas de seus algozes. Se ele queria fazer um filme visualmente chocante e pervertido como Sade fez em sua obra literária, seria importante que as cenas de tortura fossem mais críveis, e a fotografia ajudasse mais no clima.

Agora as curiosidades sobre o filme:

- As fezes usadas no filme são uma mistura de chocolate e marmelada.

- A primeira versão do filme foi tirada das prateleiras, por causa de problemas com os direitos autorais. Devido a isso uma cópia original em boas condições está valendo em torno de 600 dolares.

- O DVD remasterizado, lançado no Japão, tem muitas fotos de produção que nenhuma outra versão tem, incluindo a cena de uma garota sendo eletrocutada e os corpos das vitimas alinhados no quintal com Fezes por cima. Todos as cenas fazem parte da última parte do filme (pra vocês verem como os japoneses estão mais acostumados com esse tipo de coisa).

- Salò é a primeira parte da "trilogia da morte" que ficou sem os dois últimos filmes devido ao assassinato de Pasolini, seis meses apos a conclusão de Salò. Essa trilogia seria um complemento a "trilogia da vida" composta pelos filmes "Decameron", "Os Contos de Canterbury" e "As Mil e Uma Noites".

Finalizando: Salò é um fime chocante, mas somente para quem está desacostumado com esse tipo de coisa. se você já assistiu a "Pink Flamingos" ou "Guinea Pig" não vai achar grande coisa. Sobre a visão politica, não vi grandes questões levantadas ou aprofundadas. Se você realmente quiser entender melhor sobre o assunto procure o documentário ou algo no estilo. Mas se só querem ver um filme que tenha esse tema como pano de fundo assistam "Malena" de Geoseppe Torunatori, "A Vida é Bela" de Roberto Benigne.

Avaliação:

Agonia - 4
Pertubação - 2
Repulsividade - 4
Assustadoridade - 1
Violência - 3

10) Funny Games - Violência Gratuita

                                      

Funny Games (1997)

Diretor: Michael Haneke

Duração: 108 min

Um soco na cara!
Essa e a melhor forma de definir esse filme, tanto literal com o figurativamente,isso já se comprova no começo do mesmo: uma família feliz, viajando para sua casa de campo e brincando de adivinhar a música, e do nada a trilha sonora muda para um death-metal pesadíssimo, dando ao espectador uma idéia do que esta por vir.
O interessante é que o esse filme demonstra que não só diretores conhecidamente amalucados (como todos que aqui estão) fazem filmes insanos. Michael Haneke é um conhecido autor "cabeça", considerado um dos melhores diretores europeus, mas sutilmente entrega obras como essa, que perfeitamente debatem sobre temas mais pesados como a banalização da violência. 

              
A historia é simples. Uma familia (pai, mãe e filho) que é seqüestrada por uma dupla de jovens sádicos, que irão fazer de tudo para causar o máximo de sofrimento físico e psicológico possível.
E é isso, nada além, sem grandes dramas ou reviravoltas. Mas o que faz desse filme tão bom (na minha opinião) é a forma como nós somos levados para junto dessa violência, que é mostrada de forma tão crua, estamos tão acostumados com a estilização de tudo, com cenas que mostram como é "legal" dar porrada e atirar nos outros, que perdemos a sensibilidade à dor alheia.
Não estou sendo moralista nem nada do tipo, mas é difícil não se questionar quando um maníaco torturador, olha para a câmera (o espectador) e dá uma piscadela como que dizendo "divertido né?", ou quando a vitima implora para ser morta e ele vira e pergunta"e aí? acha que já chega?". É como se nó fossémos seus cúmplices, e estivéssemos nos divertindo com o que está acontecendo.

            
Recentemente o filme ganhou um remake americano (o original foi feito na Áustria), que curiosamente foi dirigido pelo próprio Haneke e ainda por cima utilizou os mesmos ângulos de câmera e roteiro. O remake foi estrelado por Naomi Watts, Tim Roth e Michael Pitt. Como ainda não assistimos, não podemos opinar!
É esse tipo de emoção que você vai encontra em Funny Games,com utilização da meta-linguagem o diretor conseguiu fazer eu me sentir culpado por ter locado o DVD. Não é um filme pra se assistir qualquer hora, não é um filme gostoso de se ver, mas definitivamente é um filme obrigatório pra quem gosta de cinema alternativo.

Avaliação:

Agonia - 3
Pertubação - 3
Repulsividade - 2
Assustadoridade - 4
Violência - 4

9) Audition

                                    

Ôdishon (Japão, 1999)

Diretor: Takashi Miike

Duração: 115 min

Vamos falar de Audition!
Dirigido por Takashi Miike (o mesmo de Itchi the killer), Audition assusta pra caralho!
Na verdade, o mais assustador dele é a forma como a historia foi contada. Não espere cenas de suspense a cada 10 minutos, porque isso já não assusta mais. O filme está mais pra uma viagem ao inferno do que um trem fantasma. No começo ele parece mais com um filme de romance (o que assusta muito), e à medida em que o expectador vai descobrindo mais sobre a "mocinha" da história, o filme vai ficando mais tenso; até culminar em uma das cenas de tortura mais sinistras que já vi. Esqueça chute no saco, choques, marteladas ou saco da verdade. Não que para assustar, o diretor tenha se firmado somente em dor fisica, o clima de terror está em tudo no filme; desde pequenos diálogos até flashbacks pertubadores.
Os personagems secundários completam os ingredientes necessários para um filme realmente doentio.

Avaliação

Agonia - 5
Pertubação - 5
Repulsividade - 2
Assustadoridade - 4
Violência - 2


8) Rejeitados pelo Diabo

                    capa

The Devil's Rejects (EUA, 2005)

Diretor: Rob Zombie

Duração: 109 min

Pra começo de conversa, o que esperar de um filme de terror/trash/gore dirigido por um cantor de rock das antigas com a participação de sua esposa em um dos papéis principais?
Foi exatamente isso que eu pensei, mas tive uma grande surpresa ao assistir "Os Rejeitados pelo Diabo", dirigido por Rob Zombie (da banda White Zombie), e cujo o título não ajuda em nada na moral do filme. Na verdade esse filme tem mais um agravante que para mim é o principal: ele é uma continuação. Isso mesmo, e o nome do filme original é "A Casa dos 1000 Corpos", que tambem foi dirigido por Rob e conta o surgimento da família "Firefly", um bando de maníacos psicopatas bem ao estilo "O Massacre da Serra Eletrica". Eles capturam um grupo de estudantes que estão viajando pelo interior do Texas e fazem da vida deles um inferno (original, não acham?). Eu não assisti "A Casa dos 1000 Corpos" somente por falta de oportunidade, porque mesmo tendo um plot muito básico como vocês viram, eu me amarro em filme de terror,independente do contexto.
Voltando aos "Rejeitados". A história é a seguinte: no primeiro filme a familia Firefly mata uma pá de gente, entre eles está o tenente George Wydell, cujo irmão, xerife John Quincy Wydell, viria a promover uma caçada humana para vingar a morte do irmão 6 meses depois. E é basicamente esse o plot do filme, uma longa, violenta, árdua, sanguinolenta e dolorosa caçada aos remanecentes da odiosa familia Firefly.
O filme começa com um ataque do grupo de Wydell à casa dos rejeitados. Nessa incursão eles matam Rufus Firefly, capturam a Mama Firefly, mas acabam por perder os piores da familia; Otis B. Driftwood e Baby. O último integrante, Tiny, está desaparecido. Depois da fuga, Baby e Otis acabam se escondendo num hotel, onde matam e torturam 5 integrantes da banda country "Banjo and Sullivan", que estavam de passagem por ali. Vou dizer pra vocês uma coisa...tinha tempo que eu não via uma tortura tão cruel e bem feita, tem uma hora que Otis arranca a pele da cara de um sujeito e veste como uma máscara. Detalhe: o cara ainda tá vivo!

                  cena 01
Depois que ele termina, mais pra frente ainda no hotel, a dupla se encontra com o Capitão Spaulding, um integrante da familia que tinha seguido o próprio rumo depois do primeiro filme. Bom, não vou contar o filme todo porque senão vai perder a graça, mas posso dizer que o que vocês leram até aqui não é nada comparado ao filme.
Eu diria que a beleza desse filme não está na história, porque ela até que é bem rasa, a parada aqui são os personagems e a direção. Cada um dos maníacos ("mocinhos" inclusos) têm uma personalidade bem diferente, mesmo que não fique muito claro, cada personagem tem uma maneira exclusiva de ser mau! Exemplo: é o xerife que começa o filme como um justo vingador e muda para um torturador de primeira com o passar do tempo (e aumento do ódio). O cara chega a cortar ao meio uma mulher (começando pela vagina)!!! A impressão que tive é que eles não são monstros terríveis feitos de puro mau. Mas são os mais proximos que se pode chegar da natureza de um serial killer, maldade por maldade e pronto.
Em relação a direção, eu diria que não faltou nada. O diretor conseguiu fugir de todos os clichês do gênero, construindo um road-movie onde a ameaça não está esperando o seu descuido atrás de uma porta ou dentro de um armário, ela está lá fora, vindo a todo gás e ai de quem estiver na frente. Só essa estrutura de roteiro já elimina todas as características dos filmes de horror clichês. O foco não é nas vitimas, e sim nos agressores. Não existe um ambiente fechado onde se possa esconder ou ser caçado. Na verdade são os vilões que estão sendo caçados, o que automaticamente faz deles anti-heróis. Em dado momento não se sabe mais se deve se torcer por eles ou contra eles, tudo isso fica bem mais claro no fim do filme...

                 cena 02

***** ATENÇÂO SPOILERS *****

A cena deles indo em direção a barreira policial, todos detonados, atirando que nem loucos com a música Freebird aumentando no fundo é praticamente heróica!!! Só senti algo parecido com isso quando vi o final de "Assassinos Por Natureza". Só que lá o repórter não tinha nada de mocinho; ele era tão filho da puta quanto o casal. Aqui não, as coisas ficam muito bem divididas. Policiais bonzinhos para lá, assassinos maníacos para cá, e mesmo assim é impossivel não torcer para que os três saiam do outro lado com um rastro de sangue e tecido azul no chão.

***** FIM DOS SPOILERS *****

Outro aspecto legal do filme é que ele tem um leve toque de faroeste. Como eu adoro esse gênero, tudo ficou ainda mais divertido. Se pararmos para pensar, o xerife motherfucker parece bastante com os papeis de Tommy Lee Jones no filme "Três Enterros" e no recente "Onde Os Fracos Não Tem Vez". Os dois grandes faroestes modernos.
Agora algumas curiosidades sobre o filme:

- Na tv que está no hotel é possível ver uma cena de "A Noiva do Monstro" de Bella Lugosi.

- Todos os efeitos de sangue, facadas, ou qualquer coisa envolvendo contato direto com a pele foram feitos digitalmente. A

intenção de Rob Zombie era fazer o filme somente com as técnicas disponíveis nos anos 70, mas o prazo não ajudou.

- Foi planejado fazer algumas cenas com o Dr. Satan (personagem importante do primeiro filme, que eu não vi) mas foram cortadas pelas diferenças drásticas de construção dos dois filmes. cena 03

- O "Family Media Guide" constatou que a palavra "fuck" e suas derivações é dita 244 vezes no filme.

- A fala "I am the devil, and I have come to do the devil's work" que é dita no filme, foi originalmente po Charles Manson lider da familia/culto que protagonizou um dos maiores massacres que o EUA já teve.

Finalizando: Rejeitados Pelo Diabo (que nomezinho tosco) é um puta filme de terror/faroeste/road-movie que definitivamente deve ser visto por quem gosta de filmes dos mais hard-core!

Avaliação:

Agonia - 2
Pertubação - 4
Repulsividade - 3
Assustadoridade - 2
Violência - 5

7) Ichii, the Killer

                                  capa

Koroshiya 1 (Japão, 2001)

Diretor: Takashii Miike

Duração: 129 min

Sem dúvida um dos filmes mais violentos, insanos, sanguinários, violentos, psicóticos,pervertidos, e....violentos que já vi. Essa obra de de Takashi Miike (o mesmo de Audition) contém tudo aquilo que se espera de um filme japonês de terror/máfia e outros gêneros que não lembro agora.
O enredo narra a história de duas pessoas. Kakihara, o sub-chefe masoquista e afeminado da guange "do Anjo" (uma facção da Yakusa), que se vê no meio de uma grande conspiração, quando seu chefe, "O Anjo", some do nada. Na busca por seu chefe, Kakihara irá causar MUITA dor em VÁRIAS pessoas. Para ter uma idéia, uma das torturas que vemos no filmes, é de um cara sendo suspenso no ar por ganchos presos em sua pele, e depois frito com óleo fervente; perto disso, martelada no dedão do pé é fichinha!A outra pessoa é o assassino do titulo do filme "Ichii", cuja a indentidade vai ser uma surpresa para vocês, por isso não posso falar muito sobre ele sem estragar um pouco o filme, então se querem manter a surpresa pulem a próxima parte.

***** ATENÇÂO SPOILERS *****

Ichii, é o cara que aparece espiando (e se masturbando) o apartamento de uma prostituta, que está sendo espancada, logo no início do filme. Como vocês verão, ele não é um assassino frio e calculista, o que é a parte legal do personagem. Apesar de ser o mais fraco mentalmente ele tabém é o mais perigoso, pois passa a sensação de estar sob-controle, quando pode a qualquer momento te cortar ao meio (literalmente).Ele é também, na minha opnião, o personagem mais aprofundado do filme. Sabemos o seu passado e porque ele mata, enquanto sobre Kakihara só sabemos que ele é masoquista e homossexual.

***** ATENÇÂO SPOILERS *****

           ichi

Os personagem secundários são um show a parte, e o filme tem todo tipo de doido: cafetões estrupadores, uma dominatrix, gêmeos policiais pisicopatas e mais uma porrada de gente que faria inveja até Charles Manson.
Algumas curiosidades do filme:
- O toque de celular de Takashi Miike é a musica tema desse filme.

- O prédio que aparece no fim do filme é o mesmo que aparece no começo de "Dead or Alive" filme anterior do diretor (não estou falando daquele filme baseado no jogo).

- A cena de tortura com os ganchos e gordura fervente levou 12hs de maquiagem mais 12hs de gravação.

- Ichii quer dizer 1 em japones, por isso o personagem tem o número pintado na armadura.

- Takashi revelou que o semên que aparece numa das primeiras cenas do filme é real.

- A idéia inicial de Takashi era que o roteiro do filme fosse feito pelo escritor original do mangá, mas a idéia não vingou por que a agenda dos dois não batia.

- No filme, todos os membros da Yakuza tem uma arma, porém somente dois tiros foram disparados no filme, e niguem foi atingido.
Resumindo, se você tem estômago forte,e gosta do estilo meio sem pé nem cabeça dos filmes japoneses, ASSISTA!!!

Avaliação:

Agonia - 3
Pertubação - 3
Repulsividade - 3
Assustadoridade - 3
Violência - 5

6) Pink Flamingos

                                          flamingos04

Pink Flamingos (EUA,1972)

Diretor: John Waters

Duração: 108 min

Filme trash da pior melhor espécie. E com ar cult ainda por cima. Conseguiu sua fama nas famosas "sessões de meia-noite" (não confunda com Grindhouse, que explicaremos no nosso post especial sobre o filme, semana que vem. Sim! Já estamos com uma sessão praticamente marcada!!!) que ocorriam na década de 70/80, nos EUA. Logo depois, o filme, especialmente seu/sua protagonista (já já explicamos), se tornou um dos símbolos do movimento punk, estampando camisas e bottons.

E para reforçar essa aura, tem toda uma história por trás das filmagens. Conta-se que foi filmado em dois dias, com grana do próprio diretor (ao todo ele investiu 10 mil dólares no filme, inclusive no tjohn-watersrailer de 100 dólares). Também pudera, quem ia investir num filme cuja a história se resume a uma drag-queen querendo provar que é a pessoa mais podreira da região. Ponto!

O filme, como já foi comentado, narra a trajetória de Divine, uma drag-queen (de verdade, e pesando 150 quilos na época ainda por cima!!!) que quer recuperar o título de pessoa mais podreira da região em que vive. Seus

                                                                                          John Waters

competidores? Um casal de malucos que sequestra mulheres, faz um empregado engravida-las e vende seus filhos...para alimentar um mercado de vendas de drogas na porta de escolas. E os personagens esquisitos (ao extremo) não param por aí. Tem Mama Edie, a mãe de Divine, uma velha que fica num berço e tem um apetite imenso para ovos; Crackers, filho de Divine, que tem um estranho apetite sexual por galinhas; e Cotton, que gosta de ver Crackers "se satisfazendo" com as galinhas (e com uma azarenta mulher desavisada).

                  pink

E o que falar do seu diretor, John Waters? Um pervertido dos piores, sem qualquer moral, mas com alguma estética cinematográfica. À título de curiosidade ele teve uma pequena participação em Jackass 2. É só procurarem que vocês acham (tá bom, é no truque do Desaparecimento do Anão).

Mas você deve estar se perguntando: o que tem de trash ou sinistro nisso tudo? Simples, ABSOLUTAMENTE TUDO! Esse é daqueles filmes em que dá vontade de parar de assistir, graças às diversas cenas nauseantes que o filme contém (o banquete de fezes caninas, ao final, pelas palavras do diretor, eram reais). Não vou descreve-las para não estragar nenhuma "surpresa" (esse é o tipo de surpresa que vocês não vão querer ter)!

Chega, agora é por conta de vocês assistirem!!!

Avaliação:

Agonia - 2
Pertubação - 1
Repulsividade - 5
Assustadoridade - 1
Violência - 2

5) Irreversível

                                   irreversivel

Irréversible (França, 2002)

Diretor: Gaspar Noé

Duração: 97 min

Taí um filme que me surpreendeu, tanto em relação ao roteiro quanto a edição e fotografia. Pra começar: o filme foi rodado todo sem cortes, o que fez dele um exemplo de como se usar bem os efeitos digitais; a câmera roda por todo o ambiente, faz piruetas, atravessa vidros, passa na frente de espelhos e nem o cinegrafista nem a sua sombra aparecem. E além de todo esse trabalho, o filme ainda é contado de traz pra frente (algo parecido com "Amnésia"), o que é uma tremenda metáfora, pois todos os eventos, apesar de seram contados de traz para frente são "irreversiveis". O filme é basicamente um exemplo de como uma cadeia de acontecimentos violentos (independente do grau de violência) pode levar a acontecimentos ainda mais violentos. E todos esses eventos terminan entrelaçados, fazendo com que, na visão do expectador, um justifique o outro.


Mas o mérito por essa obra está mesmo nas mãos do diretor Gaspar Noé, que conseguiu com um roteiro relativamente simples criar um filme extremamente complexo, com cenas muito fortes.
Quando eu disse mairreversible_002is a cima "cenas fortes", eu estava falando sério, já no começo do filme uma briga dentro de uma boate gay(!) termina com um cafetão morto a "extintoradas" na cara e Vincent Cassel com o braço quebrado e quase currado!
No decorrer do filme você ainda vai se deparar com, prostitutas, travestis, viciados e com uma das cenas mais fortes e angustiantes cenas que eu já vi: o "estupro na passarela subterrânea", protagonizado pela Monica Bellucci. Por causa dessa cena "Irreverssivel" foi considerado "o filme mais abandonado no meio da história". Pode parecer que foram as atuações que fizerão dela uma cena tão pesada, mas isso é um egano. O uso da câmera foi exencial para dar o clima tenso, a fotografia ficou tão bem feita que foi usada no triler-teaser que consiste somente na camera correndo pela passarela num movimento nauseante.

      irreversible

Agora algumas curiosidades:
- praticamente todos os diálogos foram improvisados. O roteiro tinha somente 3 páginas!!!

- O sangue na maioria das cenas e o pênis do estuprador foram digitalmente colocados.

- O clube no começo do filme é realmente um clube gay. Apenas foi redecorado e trocaram o nome.

- A passagem onde acontece o estupro teve de ser pintada de vermelho à pedido do diretor.

- A menor cena do filme tem 3 mins a maior tem 15 mins.

- Os primeiros 30 mins do filme têm um ruido de fundo parecido com o que faz um terremoto. Por conta disso a grande

quantidade de evasão das salas de cinema, e o mais interesante é que isso foi de propósito.

- O sub-titulo "o tempo destrói tudo" é a primeira e última palavra dita no filme.

- a cena do estrupo levou duas noites para ser finalizada; foram feitos 6 takes.

- no lançamento do DVD na frança, 2,400 pessoas compareceram, 200 delas saíram no meio da projeção.

- com medo do filme ser considerado homofóbico, Gaspar Noé voltou ao clube gay após as gravações principais e filmou uma cena

dele masturbando um outro ator.

- O livro que Monica esta lendo no fim do filme se chama "An Experiment With Time" de J.W. Dunne.
Finalizando, "Irreversivel" é um filme fantástico! com uma edição e fotografia excepcionais! Mas para pessoas de mente aberta. No mínimo!

Avaliação:

Agonia - 2
Pertubação - 3
Repulsividade - 4
Assustadoridade - 2
Violência - 2

4) Guinea Pig

                                     devil experiment

Za ginipiggu: Akuma no jikken (Japão, 1985)

Diretor: Satoru Ogura

Duração: 43 min

Série japonesa de filmes de terror. Falando assim parece até um filme de terror oriental no estilo "O Chamado", "Água Negra" ou "Espíritos"; com aquele bem elaborado estilo de medo crescente baseado na ambientação e climatação, ao invés de sustos a cada cinco minutos (base do terror americano). Esqueça essa conversa fiada! O que tornou a série Guinea Pig famosa foi utilizar de violência pesada, realista, brutal e mais todos os adjetivos da pior espécie que você possa imaginar.

Reza a lenda que quando o filme chegou aos EUA, Charlie Sheen (ator da série "Top Gang) asistiu ao episódio "Flowers of Flesh and Blood" (o segundo da série) ele imediatamente denunciou o filme ao MPAA (a infame entidade que controla a censura aos filmes americanos), que por sua vez passou o filme para o FBI, que contatou autoridades japonesas, que informaram que já estavam investigando o filme. Resumo da ópera: os diretores ficaram presos até que mostraram o making of da série, que explicava os pormenores dos efeitos especiais.

                    guinea

Então Eu dei uma de Charlie Sheen e selecionei o episódio "Devil Experiment" para assistir. Conclusão? Os quarenta e três minutos de duração dessa película realmente não são dos mais fáceis, e com certeza conseguem impressionar, principalmente os...impressionáveis!!! Tudo nele é feito para parecer um filme amador, evocando a falta de profissionalismo em ângulos de câmera. Além disso não tem falas e preocupação com perfeição nos cortes. Na verdade a principal motivação para se faze esse filme foi testar novas e revolucionáriasTsutomu-Miyazaki200 técnicas de maquiagem, idelizadas por estudantes de cinema japoneses.

A história? Três japoneses sequestram uma menina para saber os limites da sanidade humana. E pode ter certeza que eles pegam pesado para realmente conhecerem esses limites. É som no mais alto volume, minhocas no corpo, torturas da pior espécie...e culmina com a famosa cena da agulha no olho!

                               

                                                                                           Tsutomu Miyazaki

O fato mais bizarro é que a polícia japonesa encontrou uma vídeos dos episódios de Guinea Pig na casa do serial killer japonês Tsutomu Miyazaki, que matou, estuprou e devorou o corpo de quatro meninas de 4 a 7 anos, e que ficou conhecido como "O Otaku Assassino", na nação nipônica.

Depois desse você nunca mais vai olhar os japoneses da mesma forma!!!

Avaliação:

Agonia - 5
Pertubação - 1
Repulsividade - 2
Assustadoridade - 2
Violência - 5

3) Cannibal Holocaust

                                                           CannibalHolocaustDelEd

Cannibal Holocaust (Itália, 1980)

Diretor: Ruggero Deodato

Duração: 95 min

Receber o título de filme mais violento de todos os tempos não é pra qualquer um. E Cannibal Holocaust merece tal título. Feito na onda dos filmes gore explotation italianos dos anos 70 e 80, ele acabou por se sobressair sobre todos eles. Por que? Porque optou pelo realismo ao invés de pender pro exagero e pro absurdo. A forma como a narrativa foi feita feita revolucionou, tanto que hoje temos filmes inspirados em sua narrativa, e com grande qualidade ainda por cima. Tratam-se de Cloverfield e A Bruxa de Blair, dois filmaços.

Três jovens (que se juntam a um guia) resolvem fazer shockumentary (um documentário com o intuito de chocar, usandcani2o cenas fortes e apelativas). O tema seria tribos canibais na Amazônia. Mas eles desaparecem e não mais voltam. O professor deles resolve seguir seus passos e após conseguir fazer amizade com os canibais, graças a um prisioneiro de uma tribo inimiga, recupera os rolos e volta para a civilização. Daí para frente começa a surgir o filme feito pelos jovens.

E não pense que ele é fácil. Para obter cenas chocantes e instigar os índios, eles barbarizaram toda a tribo; estuprando, matando, mutilando e até incendiando. Tem até a famosa cena da empalação (essa é para poucos)!!! E pior, foram os próprios jovens que mataram o guia, quando cortaram sua perna com um facão, após ele levar uma mordida de cobra. Tais fatos causam revolta na tribo, que os aprisiona e tortura. Isso mostra que os índios, quando querem fazem pior. Os jovens sofrem castrações, decapitação, e mortes a pauladas. Ou seja: os protagonistas, coitadinhos, no início do filme, passam a vilões. As cenas finais são tensas ao extremo, com câmera trêmula e muita correria.

CH26

O filme, após as primeiras exibições, foi retirado de cartaz; e seu diretor, Ruggero Deodato, foi convocado a depor às autoridades. Entre as várias acusações estavam a de que havia drogado e matado os atores durante as filmagens. O fato deles terem sumido de cena após o lançamento do filme, contribuiu com a boataria. Somente após ele apresentar os envolvidos no filme é que foi liberado.

Motivos não faltaram para as acusações. Tudo é feito com o intuito de parecer real (infelizmente, na época não existiam virais para aumentar o burbúrio). A maquiagem é muito bem feita. Até no começo do filme, um letreiro avisava que os rolos haviam sido comprados de terceiros; o que contrariava uma ordem do professor que os obteve, que, após assisti-los, mandou que fossem queimados!!!

Esse provavelmente é o mais sinistro, violento e hardcore dos filmes aqui listados (mas não mais insano), SÓ VEJA SE REALMENTE TIVER ESTÔMAGO!!! O que não tira o mérito de ser um clássico do terror e O mais brutal de todos!

Avaliação:

Agonia - 4
Pertubação - 1
Repulsividade - 2
Assustadoridade - 3
Violência - 5

2) El Topo

                      el topo capa

El Topo (México, 1970)

Diretor: Alejandro Jodowski

Duração: 125 min

Coisas que você precisa saber sobre El Topo antes de assisti-lo:

1) Apesar de ser um faroeste, esqueça aqueles lances de mocinhos e bandidos, índios, diligências, tiros que não acabam mais e outras coisas que fizeram o gênero tão famoso.

2) Seu diretor é Alejandro Jodorowski, é um místico-cult (no estilo Grant Morrison, mas fazendo filmes) e adora encher seus (poucos) filmes de referências (especialmete o Tarô, que foi o principal tem de Incal, que em breve estará por aqui!).

3) Esse é um filme difícil de descrever e até de resenhar. Ou você fica na total superficialidade, ou vai a fundo destrinchando os conceitos propostos pelo filme. Além disso sua narrativa é bastante dividida, não tendo uma linha mais geral, exigindo uma abordagem quase que como se estivesse contando a história. Mas quer saber, isso é uma das muitas qualidades do filme e ponto.

         eltopo_02

Agora que vocês já sabem essas coisas, saiba que o filme é uma perfeita fusão dos dois conceitos citados acima. É um western (spaguett, ao estilo Sergio Leone), com longos e belos planos desérticos...e com doses maciças de psicodelia, surrealismo, messianismo e referências bíblicas.

O filme narra a jornada de El Topo (toupeira), um cavaleiro todo vestido de preto, que tem traços de Yojimbo (de Akira Kurosawa) e do Estrnho Sem Nome (ou Blondie, da Trilogia dos Dólares, de Sergio Leone), e de seu filho, Brontis, que ao longo do filme vai abandonando sua infância. Podemos perceber essa evolução por parte de Brontis logo nas cenas iniciais do filme. Primeiro ele enterra o retrato de sua mãe e um brinquedo de sua infância. Esse ritual de "abandono dos pertences" era um ritual comum de muitas culturas americanas (maias, astecas, entre outros), e orientais. Logo depois, El Topo e Brontis chegam a uma vila massacrada. Em meio aos que sobraram, surge um homem que pede a morte. El Topo passa o revolvér a Brontis, que mata o homem e logo após abraça seu pai! Esses dois momentos servem como batismo para o jovem menino e um preparo para as agruras da vida (coisa semelhante, mas menos destacada e momentânea, acontece em Lobo Solitário, com Daigoro, que vai crescendo ao longo da trama).

Daí para frente a narrativa se divide em três partes, bastante diferentes entre si. A luta de El Topo contra os bandidos, sua busca pelos Quatro Mestres da Pistola e sua missão messiânica e libertadora na caverna. Todas as três têm simbolismo próprio (é claro que tudo Eu não consegui captar!) e referências a diferentes cuturas e disciplinas exotéricas e religiosas.

A primeira parte começa a acontecer quando um bandido acaba por se interessar pelos anéis de El Topo. Após ignora-los, um duelo é proposto. El Topo consegue matar dois bandidos, com suas pistolas. Com o que sobrou El Topo, luta fisicamente. Antes de mata-lo, El Topo acaba por arrancar uma confissão, dizendo onde está seu chefe, um tal de Coronel. el topo5Chegando lá vê o tal Coronel, sua mulher, constantemente abusada e servindo de serva e quatro servos, que mais parecem cães. Após matar um bandido e desarmar os outros, El Topo propõe um duelo com o Coronel. Ele tenta escapar, mas acaba sem opção. El Topo atira no Coronel, arranca suas roupas e sua peruca (símbolos da sua autoridade). Com este indefeso, El Topo se auto-proclama Deus (mostrando que estava num nível de soberba alto) e o castra . O Coronel acaba por se suicidar.

A mulher do Coronel, vendo o poder de El Topo, pede para que vá com ele. El Topo termina por aceitar e deixa Brontis com os monges franciscanos. Enquanto os dois estão no deserto, El Topo nomeia a el_topo_alejandro_jodorowskymulher de Mara (uma referência a Moisés, quando ele acha uma fonte de águas amargas no deserto, enquanto guiava o povo judeu. Mais referências bíblicas à frente) enquanto ela se banha no deserto. Ela reclama que naquele lugar não tem comida e nem água. El Topo, apenas enfiando a mão na areia e atirando numa rocha, consegue, ovos para comer e água para beber. Mara se encanta com os poderes de Topo, porém não consegue repetir os feitos dele. El Topo a liberta, estuprando-a (uma das formas de libertação. Quem já leu Os Invisíveis, lembra da parte em que Tom Maluco espanca Dane para liberta-lo. Aguarde a HQ por aqui no mês que vem). Ela então adquire os mesmos "poderes" de El Topo, e propõs um desafio à ele: encontrar e derrotar os Quatro Mestres da Pistola. El Topo termina por aceitar, mais para se auto-afirmar do que para mostrar o que sente pela mulher, que após a libertação está em pé igualdade com ele.

Daí para frente vemos a segunda jornada de El Topo. Mas, se a primeira serviu para aumentar seu orgulho e mostrar para a mulher seus poderes, a segunda terá efeito inverso. Será uma jornada de descontrução, mostrando fraquezas, pecados e trapaças de El Topo. Ao final dessa, ele estará alquebrado e com menos confiança em si próprio (porém, fisicamente mais capaz e poderoso).

                          el topo6

Apesar dos poderes de El Topo, os Mestres que ele precisa enfrentar são bem mais poderosos que ele. Cada mestre representa uma área física e espiritual que deve ser desenvolvida por El Topo (leia a coluna Teoria da Conspiração, cujo os PDF's são publicados AQUI, para mais informações). Mas, influenciado fortemente por Mara, ele usa de trapaças. E assim, a jornada que deveria enriquece-lo espiritualmente, termina por alquebra-lo, pois ele enfrentou homens mais fortes e que não temem a morte, e ao final a derrota se abate sobre ele. Ele perde, inclusive Mara, que foge com uma mulher toda de preto (aparentemente um alter-ego complementar do herói). Outra coisa interessante com os mestres é que quanto mais forte ele é, menos artefato e posses ele tem. O último e mais forte só tinha uma rede para caçar mariposas como arma e nem mesmo dá valor a sua vida, terminando por tira-la, após proclamar a derrota de El Topo.

Antes da terceira parte, na caverna, cabe um pequeno entreato de explicação de um fato que ocorre no após a derrota dos Quatro Mestres: o duelo na ponte.

El Topo, apesar de vencedor, estava com o espirito completamente abatido. Ele então passa por cima de uma ponte (um outro símbolo esotérico, que, entre outras coisas, simboliza passagem libertatória; lembra de Indiana Jones. Só o homem com fé passará!!!). Ele então duela com a mulher de preto (seu alter-ego) e têm as mãos e os pés feridos (referência a Jesus Cristo). Mara chega e é proposto a ela que escolha entre a mulher e ele. Ela escolhe a mulher e atira na parte direita do tórax de El Topo (mais uma referência ao sacrifício de Cristo. Com os cinco ferimentos, El Topo fica com ferimentos nos mesmos locais que Jesus Cristo quando morreu na cruz). Essa é sua morte espiritual, que servirá para liberta-lo do seu Ego e do seu Eu.

                        eltopo

Inconsciente, Topo é resgatado por várias pessoas deformadas, mendigos e aleijados; que o levam para longe dali. Ele posto por seus salvadores em uma caverna e passa a ser adorado como um deus. Até mesmo seu aspecto é mudado; os cabelos ficam mais claros e suas feições se assemelham a de um mestre hindu. Após receber um besouro para chupar, ele entra em transe e beija a velha. Ele então "renasce", com os cabelos, sobrancelhas e barba raspados. Ele parte para realizar sua missão: ir até a vila acima da caverna, conseguir dinheiro e libertar os que estão vivendo no interior da caverna (nessa caverna são depositados os dejetos da vila; resumindo: todos os que nascem deformados e imperfeitos).

Mas essa missão mostra seu lado difícil, não por ser complicado conseguir dinheiro para construir o túnel; o problema é que a vila logo se prova um local muito pior que a caverna (lembram do Mito da Caverna?). Mas boa parte dos habitantes não tinham consciência do que os estava esperando na vila, por não a conhecerem, e almejavam morar nela. Entre as bizarrices da vila pode-se reconhecer o símbolo maçonico na igreja local, que entre seus rituais, pratica roleta russa e para dizer que obteve libertação. Com essa missão El Topo conhece acba por conhecer seu destino na vila. Mas aí vai uma dica: a libertação (princípio básico das principais disciplinas mágicas e doutrinas esotéricas) e a relação mestre-discípulo é a chave para a compreensão do filme, e é o que pontua brilhantemente o destino de El Topo.

Mas você deve estar pensando: o que tem de bizarro, insano, agonizante ou perturbador nisso tudo? Vamos começar com o mais óbvio. Entre os personagens bizarros, podemos destacar o ajudante do primeiro mestre, um homem duplo. Na verdade dois homens; um sem braçosjodorowsky.el.topo e um sem pernas. O sem braços carrega o sem pernas nas costas, os dois terminam por se completar mutuamente. Mas acredite: TODO O FILME É INSANO (é como ler Os Invisíveis sem entender as referências. Não vai fazer sentido algum)! Principalmente para quem não entender as referências, que dependem de um bom conhecimento prévio nos assuntos aqui abordados para que façam sentido. Mas as vantagens de compreende-las (e de assistir o filme mais de uma vez são inúmeras) e podem até mesmo levar ao espectador a uma nova visão de mundo.

Curiosidades: o próprio Jodorowski faz a trilha sonora, além de Brontis ser seu filho na vida real também.

Os coelhos mortos durante o filme (300), foram mortos pelo próprio diretor, com golpes de caratê.

Na cena em que El Topo estupra Mara, os dois atores fazem sexo de verdade.

John Lennon que conveceu a um produtor a compra dos direitos do filme, que começou a passar nas famosas "Sessões de Meia-Noite".

Obrigatório para qualquer cinéfilo!

Avaliação:

Agonia - 1
Pertubação - 5
Repulsividade - 1
Assustadoridade - 2
Violência - 3

1) Eraserhead

                                      poster eraserhead

Eraserhead (EUA, 1977)

Diretor: David Lynch

Duração: 108 min

Esse sim pode ser considerado um filme verdadeiramente "perturbador" no sentido mais amplo da palavra. Pra quem conhece o resto da obra de David Lynch isso não é novidade, mas por ser o primeiro longa do diretor e ser totalmente independente, Eraserhead consegue ser o mais surreal e psicanalítico de todos os seus filmes.
Henry Spencer é um taciturno e descabelado funcionário de grafica que está de féria.Sua namorada, Mary X, não lhe dá notícia a semanas, o que o faz achar que está tudo terminado entre eles. Um telefonema inesperado mostra que a questão é mais complicada que isso.Durante um jantar na casa dos (esquisitíssimos) sogros, Henry descobre que Mary está gravida e deu a luz a um bebê deformado, que mais parece uma mistura de tartaruga com minhoca. Depois do casamento, Mary se muda para a casa de Henry, junto com o bebê. Após algum tempo ela o abandona e volta para a casa dos pais, deixando com ele a árdua tarefa de cuidar do (realmente nojento e repulsivo) filho.

                   foto bastidores 01

Foto Bastidores


Todos esses eventos se intercalam com cenas do mais alto nível de surrealismo e psicodelia. Em algums momentos Henry se encontra em seus sonhos com a "mulher do aquecedor"; uma loira bochechuda que só faz cantar a música "In Heaven" e pisar em fetos da bebes deformados. Na minha opnião ela representa o desejo de Henry em ter uma vida "melhor", mais "pura" por assim dizer ja que o bebe representa o lado complicado e impuro pois foi concebido antes do casamento e ainda por cima nasceu deformado. Fora essa loira ainda temos o "homem na lua", que eu não faço a menor idéia do que ele representa no filme. Temos a visinha de Henry, uma prosituta que tem uma quedinha pelo descabelado, e, juntos, eles protagonizam uma das mais bizarras representações do sexo e do voyeurismo que eu ja vi.

                   baby from hell
Apesar da fotografia densa, obscura e hipnótica criada por Herbert Cardwell e Frederick Elmes, com a filmagem em preto e branco, o que realmente assusta é a trilha sonora criada pelo próprio David Lynch. Ele utilizou muitos sons mecânicos e industriais, mixados a barulhos estranhíssimos (reparem nos ruidos emitidos pelo bebê), criando uma sensação de imersão que dificilmente se conseguiria visualmente. Para se ter uma idéia, normalmente quando eu e o Pêra assistimos esse tipo de filme, nós viramos a televisão de forma aos outros integrantes do recinto não serem atingidos por cenas fortes desprevenidos (foi o caso de Pink Flamingos). Já na seção do Eraserhead tivemos que controlar bem o volume pois todos os efeitos sonoros afetavam, não somente os personagens quanto os expectadores. Por isso, se forem assistir esse filme, assistam de fone!
Algumas curiosidades sobre o filme:

- o filme foi rodado no período de tempo de 5 anos, tendo os cenários desmontados e montados trocentas vezes.

- o roteiro original do filme tem apenas 22 páginas.

- o ator principal manteve o terrível penteado por todos os 5 anos de filmagem.

- aparentemente o bebê deformado foi feito à partir do feto de uma vaca.

- David Lynch nunca fez nenhum comentário sobre o filme. A única coisa que ele disse foi: "Niguém chegou sequer perto da verdade".

- há uma cena no filme chamada "a mulher amarrada na cama", que foi cortada por ser "muito pertubadora". Não encontrei ela em canto nenhum.

                                 foto da sequencia cortada

- Eraserhead foi selecionado como um dos 25 filmes mais pertubadores da história.

- após o fim das filmagems o "bebê" foi enterrado por David Lynch num local secreto e foi feito um brinde a ele.

- a melhor publicidade do filme foi a feita por John waters, que sempre mencionava Eraserhead como seu filme favorito enquanto promovia o recente "Pink Flamingos", tambem resenhado por nós nesse post.

- diretores como: Mel Brooks, George Lucas e Stanley Kubrick ficaram tão impressionados com o filme que chegaram a oferecer parceria a David Lynch nos filmes "O Iluminado" e "Star Wars: Episódio VI"

- a música "In Heaven" foi "coverizada" por bandas como Bauhaus, Devo, Norma Loy, WC3, Haus Arafna, Miranda Sex Garden, Annie Christian, Pankow, The Pixies, Bang Gang,e Tuxedomoon, as bandas The mars volta (resenhada ateriormente pelo Pêra), Sex Gang Children, Alexisonfire, The Melvins, Morning Runner, The Dead Kennedys e Nine Inch Nails
tambem foram inspiradas pelo filme.

Bom... é isso aí! Assistam o filme e tirem suas próprias conclusões.

Avaliação:

Agonia - 3
Pertubação - 5
Repulsividade - 4
Assustadoridade - 3
Violência - 2


Concordou, discordou? Mande sua opinião para gente!!!

É NOZES!!!

Leia Também...

60 Comentaram...

Anônimo disse...

Por que vocês não fazem um post nos mesmos moldes desse, mas com as histórias em quadrinhos mais insanas e perturbadoras?

Eu recomendo para a lista a HQ "Ruínas", a contraparte doentia de Marvels.

Anônimo disse...

como john waters pode ter mencionado eraserhead(1977) como um dos favoritos dele se pink flamingo(1972) foi feito cinco anos antes? pelo menos é o que tá aqui no blog

Anônimo disse...

Acabei de assistir 'Cannibal Holocaust' por conta desse post mas sinceramente não achei o filme tão violento, pra falar a verdade achei 'normal' perto das coisas que se vê por aí.
Vou tentar encontrar outros dessa lista, obrigada pelas recomendações. ;-)

Silvia.

Anônimo disse...

Entenda bem Anônimo. Lançar um filme no circuito alternativo requer tempo. Principalmente em épocas pré-internet. Waters ficou passando seu filme em sessões de meia- noite por anos, antes que ele ganhasse a aura cult que tem. Isso explica a aparente discrepância.

E, primeiro Anônimo, a sugestão está anotada!

Unknown disse...

Gente ótima ideia dessa lista pena que o cara que escreveu sobre os filmes não entenda absolutamente nada de cinema, falar o q ele disse sobre "120 dias"é um absurdo, só superado pelas "super relevantes" indicações de filmes sobre o tema, como "a vida é bela"( srsrrsrssr ) e "Malena"( piada )o que só deixa evidente que não é o filme do Passolini que tem algo de errado e sim o gosto do blogueiro...

Anônimo disse...

Ahh esse post já tá nos meus favoritos!! Valeu mesmo pelas dicas!
Muito rox, depois que eu assistir digo quais foram meus preferidos kk

Anônimo disse...

O unico desses que já vi foi o rejeitados pelo diabo. Bem louco..Vou ver se encontro p/ download os outros.

parabéns pelo post.

Anônimo disse...

Ja havia assistido "Rejeitados pelo Diabo" e sempre que o revejo, morro de rir =D.

Por conta da lista assisti tb Irreversivel (o unico que consegui encontrar de toda a lista Oo') e não achei tão repulsivo ou perturbador assim... tive uma leve dor de cabeça com aquela maldita camera que não se aquieta (e a cena na boate, que alem da camera que não parava contava com o maldito barulho de terremoto e a luz vermelha) e a cena de estupro que é enojante (não só pelo ato, mas pela demora, pela falta de trilha sonora e com o atenuante do cara ter ejaculação precoce, o que me fez rir hehe).

Seria legal vcs conseguirem alguns links de paginas que disponibilizam esses filmes! Estou louco pra assistir "House of 1000 corpses"... a música homonima é muito legal!

Shaiene Ramão. disse...

Post muito bom, adorei!
Tentem procurar sobre o filme " Lendas Urbanas 3 - A Vingança de Mary" é bobo, mas as cenas são fortes! Abraços ;*

Anônimo disse...

Olha, eu assisti canibal holocaust e nao achei grandes coisas assim. Espesrava sair com o estomago embrulhado e com certo problema na cabeça mas nao aconteceu. E ele é o terceiro dessa lista!
será q eu tenho algum problema ou todos os filmes sao fraquinhos mesmo?

Anônimo disse...

Sugiro ao FiliPêra e aos demais fãs do gênero que assistam o filme sueco Thriller - En grym film (nos Eua o título era Thriller: A cruel picture). O filme é bom, original e tem uma cena que parece e é real (a do olho). Tiveram que usar um corpo de verdade para fazer a cena, o que foi dito anos depois pela atriz principal do filme (Christina Lindberg). O Quentin Tarantino se baseou nesse filme para criar uma de suas personagens de Kill Bill. É difícil achar uma cópia do filme, mas vale o esforço.

Rodrigo Kruppa disse...

Eu reforço o que a Paula disse, realmente o Thriller: a cruel picture é muito bom.
O clima seco, a ausência de trilha sonora, as cenas cruéis ou desagradáveis são muito boas, até mesmo as cenas de sexo explicito causam um pouco de transtorno e frustração (mesmo com a beleza da Christina Lindberg.

Bruner disse...

1º Anônimo
anotado cara!

Silvia
realmente, se compararmos ele com saw, hostel etc... fica meio esquisito, mais a questão do filme é o seu estilo "handcan" dando um ar de documentário, vendo por esse lado fica mais fácil de perceber seu impacto certo!?

theallan
respeito sua opnião cara (apesar de sem fundamento), mas os filmes que indiquei foram para quem quer conhecer mais sobre a ocupação facista na Itália, e não a escatologia e violência como é o caso de Sálo.

42
aguardamos suas impressões!

4ºAnônimo
eu tambem fiquei com a cabeça doendo cara rsrsr!
vou falar com o Voz do Além pra ver se ele consegue o link pra esses filmes!

Shaiene
Anotado. Apesar de não ser lá um grande fã da serie "lendas urbanas" vou dar uma chance, depois que assistir comento alguma coisa aqui!

5º Anônimo
Cara, a lista não esta em ordem crescente, pra vc saber oque vai te pertubar mais, da uma olhada nas notas do final de cada resenha, e escolha o que te cria mais impacto, Agonia, Pertubação, Repulsividade, Assustadoridade ou Violência.

Paula e Rodrigo K.G
valeu pela dica! ja ta nos meus torrents!

Anônimo disse...

naum existe nem uma cena em rejeitados pelo diabo q o xerife corta uma mulher ao meio ele simplismente enfia uma faca na barriga da mae firefly

Anônimo disse...

a, e o proprio rob zombie deixou bem claro que rejeitados pelo diaboi naum eh coisa nem uma continuaçao de a casa dos 1000 corpos, ele fez um novo filme com uma historia totalmente independente mas usando os personagens que mais foram adorados pelo publico em a casa dos 1000 corpos

Anônimo disse...

Bacaninha... eu já vi quase todos... são bons! Mas, há mais, muito mais =) Qualquer coisa me contatem: gajoperdido@hotmail.com

Anônimo disse...

P u t a q u e p a r i u !

Anônimo disse...

Eu gostaria que o texto acima (texto sobre os 11 filmes mais insanos do cinema)fosse revisado por um professor de português. Quase saí da sala enquanto lia! Entretanto, o conteúdo é interessante.

Anônimo disse...

Cara faltou nekromantik um dos filmes mais doentes já feitos e tb algum filme do nacho cerdà esse cara é foda quem já viu aftermath pode comprovar coloca qq guinea pig no chinelo.

Anônimo disse...

Putz, Cannibal Holocaust é simplesmente repugnante.

Não tanto pelas cenas que os atores alopram uns aos outros porque num mundo pós Jogos Mortais aquilo é bem batido. Agora quando começavam a matar animais de verdade em cena eu tinha que me segurar pra não vomitar, o sofrimento era gráfico DEMAIS.

Um dos únicos filmes que eu preferia nunca ter assistido.

Anônimo disse...

Putz, eu fiquei muito animada pra ver esses filmes, só conhecia Audition e é excelente!
Pena que ainda não consegui achar os outros.

Anônimo disse...

muito bom o tópico...
mas gostaria de saber uma coisa...a imagem lá em cima, da moça sendo baleada na cabeça, é de algum filme?
pois, vi fazem muitos anos, um video que me lembra esse no site assustador.com
Grande abraço e parabéns pelo blog!!!
Horácio

Anônimo disse...

concordo absolutamente com o que "theallan" falou sobre o "120 dias", anteriormente. O que foi escrito sobre o filme é completamente equivocado e mostra a imaturidade intelectual de quem escreveu, que não conhece a proposta político de Pasolini e muito mesmo a quem as críticas são direcionadas. Apesar do pano de fundo ser o regime fascista, Pasonili não se limita nele, na verdade faz críticas sociais mais amplas e discuti as ideias de vários escritores.

Jefferson disse...

Dever-se-ia, antes qualquer consideração, que esta lista é, na verdade, "os 11 filmes, fisicamente, mais insano" pois num nível, narrativo e/ou estético... Na verdade, convenhamos que, aqui não é a lista que é insana.
Primeiramente - acerca de Saló - chamar uma estilo de filmar - ou no caso de Pasolini, escrever com a câmera - de "péssima qualidade cinematográfica", é sem dúvida um, no minimo, total desconhecimento por parte da obra de Pasolini. O que percebo é que a lista está mais preocupada em mostrar quais filmes usaram mais sangue ou mostraram mais feridas cobertas de pus, do que mostrar um filme onde esse mexa com o inconsciente do humano ao nível deste identificar-se com as pervesões - é o acontece , primorosamente, no caso de Saló - mais infindáveis de nossas entranhas (coisa que não devia acontecer, pois o perverso é a nossa inconsciência tentendo manifistar-se). Ademais, os outros filmes, em sua maioria não vi, o que não me causa arrependimentos, pois tenho certeza que um filme, por exemplo, de Buñuel ou Fassbinder ou até outras obras do Pasolini, irão causar mais danos, em mim, do que esses acima. obs.: Sei que aqui o que é relevante, é o grau escatológico da obra, ou seja, o nível que essa causa-nos a ânsia, o repudio, mas ao menos, para poder analisar o abjeto, ou seja, o sujo, temos que compreende-los em sua práxis máxima, coisa que aqui não aconteceu, de fato( não que Saló tenha que ficar em primeiro lugar, mas o que está em jogo aqui é a profundidade da análise, que aqui chega apenas em sua camada mais superficial.)

juliano disse...

Como assim não falaram sobre TAXIDERMIA?

Anônimo disse...

Sobre a crítica ao saló concordo plenamente com vc Jefferson! Se me permitem aqui vai mais uma crítica: Como alguem não se sente incomodado após assistir "Irreverssível"??? É praticamente um absurdo! Comentários d indivíduos q não passam d meros espectadores e insensíveis deveriam ser apagados... Abraço a todos

Tsuneichi disse...

vale ressaltar que o eraserhead é sensacional. Poderia ser adicionado O Anticristo fácil nessa lista.

Vagarosa disse...

que lista!!!

Pinks Flamingos eu consegui diregir, mais Salò, caralho, que filme é esse... assistir ele em 3 partes rsrsrs.

Anônimo disse...

Olá!!!
Boa tarde!
Muito bom este texto. Ele dá um leque de opções para que se possa conhecer, digamos assim, outros tipos de cinema.
Tb é interessante a opinião sobre o Canibal holocausto. Claro, eu respeito, cada um tem a sua, mas esta geração msn...é assustador assistir o que?Jogos mortais?
No mais, parabéns pelo ótimo trabalho.

J. Brizzi disse...

"força 18 jovems; sendo 8 mulheres e 8 homens,"
18 joveMs?
8+8 = 16
Tudo bem, a gente perdoa, o post é foda *-*

Anônimo disse...

Benigni. Com "i", não "e", no fim.

. disse...

Pra variar, vocês também não manjam nada de cinema.

Anônimo disse...

po daria pertubaçao :10 pro ereasehead

Anônimo disse...

Legal, mas ainda tá light.

Andre Vidal Viola disse...

Comedias romanticas me dão PERTURBABILIDADE MAXIMA! Tremedeira de odio e vontade de cortar o pau fora!... falando serio, não vou julgar sua lista como fizeram alguns defensores do Pasolini (mesmo sendo um deles!rs!)... Vi quase todos dessa lista e os que mais me agradam são aqueles que não são só tripas na tela: Odishon (Audition) e Ichi - The Killer geniais do genial Takashi Miike ("Visitor Q" deveria estar nessa lista muito mais que Ichi creio eu), Irreversivel do Gaspar Noe é excelente mas outros dois filmes dele são tão (ou até melhores!) recomendo MUITO "Carne" e "Só Contra Todos", que alias são a historia daquele cara de cueca que aparece bem no começo do Irreversivel.

ATENÇÃO!!! "Só Contra Todos" é provavelmente uma das experiencias mais perturbadoras do cinema!!! Não é gore é opressão total!

...e claro todo merito ao Eraserhead do Lynch! Tem muitos outros fora da lista, mas a arte é grande e a vida curta. Não vi esse El Topo mas me interessou bastante.

Parabéns, esse post foi uma ótima ideia!

Unknown disse...

Vi Cannibal Holocaust semana passada.
Sinceramente falando, eu esperava muito mais desse filme em termos de violência. Eu devo ter o estômago muito forte, pois essa película não me chocou nem um pouco que seja.
Ontem eu assisti "Mártires" (The Martyrs). Esse eu achei muito mais violento e impactante que Cannibal Holocaust.
Abraços.

Adda Louise disse...

Desses ai eu só vi Rejeitados pelo diabo, que eu achei besta, e Irreversivel, que é realmente muito perturbador.

Anônimo disse...

Galera,seguinte,Espetacular essa lista de vocês!!!
Eu tinha uns filmes ae citados,mas rejeitados pelo diabo é de arrasar!!E não é tão antigo!
Tão de parabens!Exelente lista pra quem gosta de filmes desse gênero!!

Valeu!

Jefferson Felipe disse...

CAra A primeira imagem, que é de uma loira que leva um tiro na cabeça... é uma cena de um filme dos citados acima ou de outro do tipo....ou é uma cena real?

André Gil disse...

Muito massa, alguns eu não conheço se tivessem 13 eu recomendaria PI do daren aronovski (axo que é assim que se escreve) e Le lacataire (O inqulino) do polanski

André Gil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ju disse...

Adorei essa lista dos filmes mais insanos, destes só não vi El Topo (tá gravadinho me esperando), Pink Flamingos e Guinea Pig (que pelo visto são tosqueira). Parabéns pelos comentários, resenhas, spoilers, rsrs, tudo escrito maravilhosamente bem, espero completar esta lista em breve!

Unknown disse...

Se vcs esperam ver algo assustador a nivel de cinema, procure pelo 'clássico' Niku Daruma ou também como é conhecido Tumbling Doll of Flesh.
Esse é realmente tenso. Uma palhinha: "Imagine uma mulher ter o intestino arrancado dela, e um carinha transar com ela nesse buraco?!". tenso pacas. E tem outra, o diretor foi acusado de ser real as mortes do filme. procurem, vale a pena. E se quiser REALIDADE mesmo, procure o video dos maniacos de dnepropetrovsk. Estou sem dormir a uns dias por conta desses 2 filmes.

Mariana disse...

Esqueceu de outro bem, mas bem doente.
Begotten. D:

Victoria disse...

Onde vcs conseguiram assistir Audintion? EU quero ver mais não encontro em lugar nenhum!

Anônimo disse...

Aos 50 já nada me impressiona. Quando era mais novo fiquei realmente impressionado pelo Eraserhead (e tb, queiram ou não) pelo ambiente marginal de Blue Velvet. (Como disse, era mais jovem nessa altura).
O Guinea Pig 2 foi o único dos guinea pig que vi e é realmente de nota. Não é assim tão fácil de ver. Esse não! Outros filmes que costumam chegar a estas listas, como August Underground Mordum ou Aftermath são mais objecto de chacota IMO do que de choque. No caso de Aftermath, então, fiquei chocado pelas boas opiniões que as pessoas tem acerca dos (maus) efeitos de make-up... Outro filme, aparentemente impressionante - Funny Games - considerei-o vulgar e completamente ineficaz. Muito brando... Prefiro mil vezes The Strangers.
A Serbian Film não me chocou, mas já atinge um nível algo provocador. Recomendo como filmes de qualidade Martyrs e Irreversible, mas mais uma vez não são filmes difíceis de ver...O único filme da lista que não verei será Cannibal Holocaust por mostrar mortes reais (ainda por cima mortes gratuitas de animais, o que me choca muito mais).
Já agora, e mais uma vez, Audition não me ficou na retina. Gostei da cena do saco, mas tudo o resto foi pouco memorável.
Quanto a Eraserhead: terá ainda algum efeito nos dias de hoje? Como obra de cena, a sua qualidade permanece. Como obra de choque, duvido muito...
O filme que mais falta faz nesta lista é AntiChrist. De referir que ainda não vi Begotten, Men Behind the SUn ou I spit on your grave, filmes aparentemente candidatos a esta lista. Mas ainda não os vi.
Para terminar, vou-me repetir: Funny Games, chocante? marcante? impressionante? interessante, ainda vá, mas é previsível - já se sabe o que vai acontecer a todos eles bem antes do meio do filme e com pouca tensão e suspense...

Anônimo disse...

Como uma pessoa diz tanta besteira boca fora. Falar o que falou de Pasolini é simplesmente ser zero em materia de cinema. Por favor cara, desiste.

Eraserhead disse...

ESSE CARA, "TÁCIACHANDO", ELE ACREDITA NAS ASNEIRAS QUE "ESCRIVINHA".

Ê PRA CONTRIBUIR COM ISSO:, HOUVI DIZER DE UMA FONTE IDENTIFICADA E SEGURAMENTE ANÔNIMA QUE NÃO SEI QUEM É, MAS O AMIGO DO PRIMO DO IRMÃO DO PAI DO FILHO DA MÃE SOGRO DA FILHA QUE É NETA DA AVÓ QUE É TIA DA SOBRINHA FILHA DA PARTEIRA DA CIDADE EM QUE FOI FEITO O FILME MEXICANO "EL TOPO", DIZENDO QUE O MENINO QUE APARECE NO FILME, ERA VARIAS VEZES COMIDO SEXUALMENTE POR VARIOS PARTICIPANTES DAS FILMAGENS, ESSAS CENAS OBIVIAMNETE FORAM CORTADAS E POR MUITO TEMPO FICOU ARQUIVADA, PARECE QUE AGORA ESTA APARECENDO EM ALGUNS SITE EXPECIFICOS.

Anônimo disse...

FALTOU THE HUMAN CENTIPEDE!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sinceramente nunca assisti aos outros filmes da lista mas Rejeitados pelo Diabo (que eu assisti) é uma merda: não assusta, não é repulsivo, não choca, não perturba (a não ser pela qualidade merda do filme) e a violência do filme pode ser encontrada em muitos filmes melhores... Rob Zombie é um idiota frustado, não consegue ser feliz com sua musica de mau gosto então tenta se elevar a algo mais. Não vejam esse filme, vocês vão se arrepender. Vai mudar sua vida? Sim, vai: vocês vão tomar mais cuidado, depois de ver esse filme você vai conferir o diretor de todos os filmes que for ver com medo de perder mais 2h da sua vida assistindo um outro filme desse energúmeno... É o pior filme que já vi na vida... ESSA DROGA NÃO PODE SER CHAMADA DE HARCORE. E por falar nisso centopeia humana é outra desgraça de filme sem sentido!

Lucas Rangel disse...

Queria deixar bem claro que ao citar um texto de outro autor deve-se colocar este "entre aspas" o mesmo, esse trecho falando do El topo, (filme maravilhoso Com conceito surrealista inclusive JEFFERSON ( pra vc que comentou Bunel)), esse texto eu já vi rolando aqui na internet, que é uma critica ( se eu nao me engano) do filme, mas...apesar das falhas de ortografia, e falhas graves de gosto, como no caso do Pasoline e como todos adoro erasehead!

Pia Emiliano disse...

A Serbian Film... Não??

Salò? Discordo das impressões do autor da resenha/opinião.
Filme doentio, permeia minha mente até hoje.

Eraserhead vou baixar agora!

Gostei do post, obrigada.

Videos disse...

Onde acho pra baixar este filme não achei na net só tem legendas pra baixar por ai.

Za ginipiggu: Akuma no jikken (Japão, 1985)

Anônimo disse...

Muito bom o post. Respeito opniões. Mas dizer que Cannibal Holocaust não é chocante ...
É o melhor! Toda sua genialidade. Apesar dos animais mortos.
Faltou Hostel (excelente filme com homenagens a diretores citados acima).
Takashi Miike e Ruggero Deodato

Ruy Carvalho Tavares disse...

Muito interessante esses filmes. Alguns eu ja conhecia e outros como El Topo eu nunca tinha ouvido falar. Contudo foi muito interessante conhecer coisas novas e distintas dos produtos massificados do cinema e da cultura atual

Anônimo disse...

Esse Cannibal Holocaust tem uma sacada muito boa. Nunca se tinha usado esse tipo de filmagem antes! Depois vieram outros, Cannibal Ferox. Apela pra carai né!?
E no Cannibal Holocaust ainda tem uma boa questão social no fim.
Muito bom o post!! Ainda não vi alguns. Vou procurar esse Eraserhead.
Imprint do Takashi Miike é um bom filme. Acho que o melhor da série Masters Of Horror. E esse diretor tem uma perticipação no Hostel. Muito boa, ele saindo da fábrica e dizendo que vc pode gastar to doo seu dinheiro lá dentro (de tão prazeroso que devia ser).

Anônimo disse...

Cannibal Holocaust é tenso,principalmente pelas cenas muito realistas,as cenas de estupro também chocam,única coisa que não gostei foram as mortes reais dos animais(desnecessário)..no geral vale á pena assistir,para a época que foi feito dá p considerar um bom filme.

Carol disse...

Adorei esse post, alguns filmes aí eu vou dispensar, como Salò, por exemplo, acho q não vale a pena ser visto... Mas a maioria entrou pra minha lista de "Must be seen", com certeza. O único q eu já assisti aí foi o Eraserhead, achei muito bom, realmente perturbador, mas genial!! Pra quem não consegue encontrar esse filme, tem disponível pra download no site http://cinemacultura.com/ acredito q alguns outros tbm possam ser encontrados lá!

Anônimo disse...

Poxa, pessoal, não curti a análise do filme Salò. Ta certo que não vejo muito este gênero de filme, mas acredito que Salò é mais do que comentaram, em termos de roteiro e profundidade dos personagens. A sensação de "vazio" de roteiro, na minha interpretação, não é fruto de um roteiro ruim, mas uma intencionalidade. Pasolini queria dar esta sensação de superficialidade ali, como ele mesmo acreditava serem as relações humanas sob a modelo fascista. Bem... não entendo de cinema, mas foi assim que interpretei o filme. (Marcelo)

Anônimo disse...

Excelente post.
Recomendo The Hills Run Red, muito bom esse filme!
abraço a todos.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo