sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Avatar FiliPêra

A Incrível Saga de uma Fã por um Ingresso

 

starwars3

 

Por Ana Constantine, do Rio de Janeiro

 

Era sexta-feira, dia primeiro de Agosto, quando a jovem padawan estava ouvindo seu podcast favorito. Um dia normal e tranquilo, até que ela ouve, promocão "Assista Star Wars com o Jovem Nerd". Os primeiros 100 a enviarem o e-mail levariam a cortesia. Tudo parou! Ela acessou imediatamente o e-mail e o enviou. Um dia depois, em sua lista de discussão, ela recebe um e-mail dizendo que o Conselho Jedi do Rio estava fazendo a mesma promocão, com mais 100 cortesias; imediatamente ela acessou sua caixa de e-mails, e enviou outro. Certas precaucões nunca são demais! Depois de uma semana as pessoas comecaram a dizer, "Eu recebi o e-mail confirmando!", "Eu também recebi", e qual não foi a surpresa dessa nerd, quando ela NÃO recebeu! E cada vez mais, seus amigos, comentando o recebimento do tal e-mail de confirmacão. Apenas ELA não iria.

Tudo isso parece um drama incrível, mas muitos aqui sabem bem o que é ser fã. Eu assisti o Episódio 5 - O Império Contra-Ataca com 9 anos (sim, foi o primeiro que eu assisti), e desde então não deixo de adorar a saga espacial de George Lucas. Meu pai é fã, meus irmãos são fãs, enfim, é um culto familiar. Então, eu realmente queria ir nessa pré-estreia. Na pré do Episódio 3 eu cheguei a ficar 10 horas na fila, somente para ser a primeira, e olha que já tinham pessoas na minha frente. No dia, um amigo me ligou (daqueles que tinham ganhado o ingresso) e disse que ficariam fazendo hora antes de ir para o Unibanco Arteplex, resolvi que iria com eles. Fui, na cara e na coragem, com aquela esperança, que é a última que morre.

Chegando lá, cosplayers, fotógrafos, imprensa, pessoal dos sites e blogs, e eu, como uma boa fã curtindo a antecipacão, nem que fosse apenas a antecipação. A organizacão do evento tinha listas de convidados, tudo muito bem organizado, então eu fui falar com as hostess. "Olha, você podiam abrir um lista de desistência, né!". Elas abriram e adivinhem qual era o primeiro nome? O meu, é claro.
Lá pelas nove horas (o filme começaria às nove e meia), elas liberaram os ingressos da desistência. Fiquei eufórica, entrei na fila, tirei fotos, sentei e as luzes se apagaram.

 

starwars1

starwars4 starwars6

starwars2

 

___________________________________________________________

clone

Star Wars - The Clone Wars

 

Existe um grave problema em críticas de pessoas que gostam muito de uma franquia: são sempre opiniões radicais. De um lado sempre terão aqueles que acreditam que sua obra favorita foi distorcida, usando para isso argumentos dentro de suas convicções. Por outro lado temos aqueles que sempre vão falar bem, afinal, é Star Wars. Eu me encaixo na segunda categoria. Olhem, não é que eu seja incapaz de ver os problemas do filme em si. Sim, os vejo, mas relevo, aceito e acredito no final das contas.

Quando soube que haveria mais uma animação sobre Star Wars durante as guerras clônicas, eu fiquei em dúvida se seria bom. Quando soube que seríamos apresentados a uma padawan do Anakin, tive certeza que o filme seria ruim; mas tentei ao máximo abstrair desse tipo de pensamento antes de entrar na sala. E deu certo; em parte.

Por alguns instantes, você acredita no filme, acredita que é Star Wars, mas não é. A trilha sonora não está lá, os elementos densos não estão lá. Em um momento toca até rock! Os desenhos são quadrados, estilizados e pintados para parecerem bonecos (eu gostei particularmente da pintura). Vale ressaltar que a Natalie Portman foi a melhor representada.

clone2

O filme é divertido, para levar seu filho. Se alguém quiser levar a sério demais que leve, mas não vi ninguém na sala escura que não tivesse rido das cenas que nos apresentam. A impressão que eu tive foi que todos os elementos da saga originais foram de alguma maneira distorcidos e exagerados. As cenas de batalha me pareceram mais brutais, clones morrem aos montes; é uma chacina. E em contraponto, eles se utilizam da veia cômica e a elevam a terceira potência, criando cenas hilárias, principalmente com os dróides separatistas, que são uma diversão à parte. Porém, mostram um Anakin muito longe do lado negro e acrescentam um elemento totalmente fora de todos os padrões, uma padawan. Não sei onde eles pretendem levar isso.

******************Spoilers abaixo******************

Todos sabemos que aquela menina, Ashoka, apareceu para morrer, ou se virar para o lado negro da forca. É uma forcação de barra tremenda aquela menina. As cenas dela com o Anakin são doces, muito distante do que esperamos do Lord Sith que tanto amamos. Outra coisa que me intrigou foi o bebê Hutt. O que era aquilo! Era bonitinho, serviu bem para a parte cômica, mas não era necessário!

******************Fim dos Spoilers******************

Enfim, em época que vemos animacões como Wall-e, Star Wars - The Clone Wars deixa a desejar. Mas vale a pena sempre, por ser Star Wars!
Vão, assistam, é divertido! Mas, sempre com a cabeça bem aberta. Essa animacão não veio para trazer nada de novo ao universo de George Lucas. Os seis filmes estão aí, são uma saga completa, não se enganem. Porém, sempre vale a pena ver uma boa luta de sabre.

Star Wars: The Clone Wars (EUA, 2008)

Diretor: Dave Filoni

Duração: 98 min

 

Nota 3,5

* Ana Constantine é editora do blog Um Punhado de Areia, e fã de Star Wars

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo