domingo, 10 de agosto de 2008

Avatar Voz do Além

Edward Davidson, o demônio dos e-mails

 

edward copy

 

Por A Voz do Além

 

Edward Davidson. Guarde esse nome (não que seja necessário)! Ele foi o maior responsável por caixas de e-mails lotadas de spam em anos recentes. Sua empresa, a Power Promoters, especializada no (des)serviço, chegou a ter uma polpuda conta bancária, recheada com US$ 3,5 milhões, entre 2003 e 2006, segundo os promotores que investigaram o espertinho. Entre seus anúncios preferidos, estavam relógio, perfumes e até casas, que é claro, não existiam. Os patinhos que recebiam as mensagens, contactavam Davidson e efetuavam o pagamento. Mas o "Rei do Spammer", como ele foi apelidado, levou ferro. E foi para a grade.

E a prisão não deve ter feito bem para o cara. Também pudera, ele não devia imaginar que enviar umas mensagens inocentes para  caixas de e-mail alheias (e receber certas quantias, resultantes de "negócios"... mas isso é outra história) dariam 21 meses de cadeia para ele. Some a isso uma multa de US$ 714 mil, que ele teve que pagar, por ter "falsificado códigos de informática"(?) para enviar suas mensagens, além de ter sonegado imposto e temos alguém próximo de entrar em depressão.

Vou direto ao assunto, o cara se matou. Ou não! Explico: primeiro ele fugiu da cadeia, depois foi encontrado morto em seu carro, juntamente com a mulher e a filha de três anos. Existem três hipóteses para a morte dele:

1 - Ele matou as duas, e depois se matou, pelo simples fato de estar fazendo o papel de Harrison Ford em O Fugitivo; com FBI, US Marshals, Serviço Secreto, e o resto de todos os serviços policiais americanos literalmente nas costas deles.

2 - Ele foi assassinado pelos engenheiros que criam as ferramentas anti-spam do GMail (ou do Yahoo!, Hotmail, wathever...).

3 - Essa é a mais provável: Edward, e sua família, se mataram como forma de adoração ao Eclipse do Yahoo!, ou para pegar carona na cauda de algum meteoro spammico que estava passando próximo da Terra.

 

O fato é que a polícia está investigando.

 

_________________________________________________________

 

Você, nerd mais antenado, deve estar se perguntando: "Que porra de notícia velha é essa? Eu li isso no dia 25/07, em diversos jornais!!!". Aqui é que entra minha porção pesquisador. Fiz um levantamento nas minhas trocentas contas de e-mail, e passei a administrar, desde o dia 27, a conta de e-mail aqui do blog (se você teve um e-mail não respondido, ou mal respondido, apredeje diga nos comentários). O motivo? Fazer um levantamento da quantidade de spams recebidos. A pesquisa teve por finalidade descobrir se a quantidade de spams tiveram seu fluxo alterado. Bom, eu não recebo muito spam (e diversas mensagens legítimas vão pra vala, porque eu mando esvaziar automaticamnete a minha caixa de spams), então não pude constatar alterações.

Mas o e-mail do blog... PQP!!! Vamos por partes. Como o FiliPêra, o cara que administra a nossa caixa, usa o Opera para administrar o e-mail (que cria uma cópia do e-mail no próprio navegador), todos os e-mails que a caixa já recebeu estavam lá. Era e-mail pra cacete! É gente precisando de fiança, querendo pagar a hipoteca, uma menina precisando pagar operações de orgãos; tinha de tudo. Como você percebeu nada de compras, só pedidos de doações. Edward não nos conheceu (na verdade criamos o blog depois de sua prisão e do fechamento de sua empresa, mas isso também é outra história). Então a morte do corno não ia fazer nenhuma diferença. Verdade? Mentira...

Por incrível que pareça o número de spams diminuíram. De acordo com o meu levantamento, recebíamos uma média de 80 spams por DIA! Motivos para isso não faltam. Nosso endereço de e-mail está na home do blog, lugar onde passam inúmeros robots de diferentes spammers, coletando qualquer texto com @ no meio. Continuando: de 80 spams diários, de todo o período pré-morte do Demônio, caímos para 49 uma semana depois da morte dele.

 

spammer_300

Para não perder o costume; uma imagem temática...

 

Eu sei, é estranho! Ele já estava preso, então os números já deveriam estar caindo. Mas não foi o que aconteceu (eu ia colocar um gráfico com os números, mas odeio o Excel). As coisas melhoraram na nossa caixa! Talvez a explicação seja o fato de Edward Davidson, ter sido um símbolo da guerra dos spammers contra a Sociedade das Pessoas que Gostam de ter Suas Caixas de E-Mail Vazias (SoPGoSCEV). É quase um Che Guevara da classe, mas, ao contrário do guerrilheiro argentino depois de morto ele não serve pra nada (a não ser virar temas de posts de um blog Nerd qualquer)!!!

 

Fontes: Folha Online e G1

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo