quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Morre Eugênio Colonnese, um gênio da ilustração

 

 colonnese_face

 

Por BruNêra

 

Morreu um dos gênios da arte em quadrinhos: Eugênio Colonesse. Talvez pelo fato de desenhar, principalmente na Europa e na Argentina, ele não seja tão conhecido aqui no Brasil, apesar de ter criado importantes HQ's de terror na década de 60. Por essas terras ele é famoso pelos seus livros didáticos, com cursos para aprender a desenhar. Eu mesmo tenho alguns dos volumes que ele lançou, e posso afirmar: o cara saca do que ele fazia.

Colonnese nasceu na Itália, filho de mãe brasileira e pai italiano, e se mudou para a Buenos Aires, onde ganhou alguns concursos de desenhos amadores. Em 1964 se mudou para o Brasil e iniciou a produção de HQ's de terror, gênero em falta nos EUA, por causa do infame Comic Code. Entre seus persoangens conhecidos, constam O Morto do Pântano (criado antes do Monstro do Pântano) e a Mulher-Vampira (criada antes de Vampirella). Em anos recentes colaborou com Bonelli (desenhando Mister No) e teve seu trabalho republicado pelas editoras Escala e Opera Graphica.

Colonnese morreu no último dia 8, sexta-feira, de complicações resultantes de um AVC que teve em junho. Ele tinha 78 anos, e com certeza foi um dos maiores nomes do quadrinhos nacionais em todos os tempos.

Veja abaixo uma pequena galeria com seus desenhos:

 

colonnese curso_colonnese

colonnese_mirza mirza

tira_colonnese

 

 

Fonte: Omelete e Jovem Nerd

1 comentário

André Leitão disse...

Realmente, fiquei mais estarrecido de só ter tomado conhecimento disso porque estava de saco cheio de mangás, quadrinhos americanos, e queria me referenciar com mulheres realmente bem desenhadas, e para isso tem poucos nomes, Colonnese, Couto, e outros poucos, e vi que o sujeito tinha morrido, triste ver que em alguns países os mestres são homenageados e aqui, um país com uma juventude muito voltada aos quadrinhos se esquece das raízes.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo