segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Avatar FiliPêra

Procurado - O Filme

 

banner filmes

 wantedposter

 

Por FiliPêra

 

Um indivíduo é recrutado por uma organização secreta, que muda o curso da história mundial. No processo ele descobre que a mecânica do mundo é diferente da imaginada por ele. Já dentro da organização, ele é treinado para desenvolver suas habilidades ao máximo, incluindo a distorção das leis da física. Ainda por cima tem um affair com sua instrutora com belos dotes. Pensou em que filme? Matrix?

Pois saiba que se trata de Procurado, o mais novo exemplar do cinema de ação exagerado. Mas, ao contrário de muitos predecessores dele no gênero, Procurado não tem grandes pretensões. Ele quer ser exatamente o que é: um filme de ação absurdo, com cenas impossíveis e roteiro raso. Os acertos com esse filme começaram de cara com a escolha do  russo Timur Bekmambetov para a direção. Egresso do sucesso de Guardiões da Noite e Guardiões do Dia (o segundo entornou o caldo bem preparado do primeiro, mas isso é outra história) ele dosou muito bem sua ação descerebrada, com efeitos especiais mais engenhosos do que o desgastado e excessivamente usado CGI. Quem assistir a cena inicial, que mostra o assassinato feito à distância, verá de cara, ecos das cenas iniciais de Guardiões da Noite.

As profundas mudanças de roteiro, em relação a série quadrinística em que Procurado se baseia, servem mais para dar uma cara mais cinematográfica do que qualquer outra coisa. Na série de Mark Millar (leia a resenha logo aí, abaixo) o mundo é dominado por um grupo de vilões, que agem nas sombras, após terem derrotado todos os heróis. Aqui o mote gira em torno de uma fraternidade de assassinos que altera o curso da história, matando pessoas indicadas uma "tecelagem especial". É como um Minority Report das sombras. É nesse contexto que surge o perdedor Wesley Gibson, que se vê no meio de um conflito iminente entre diferentes lados da fraternidade. É óbvio que o roteiro da série é melhor, mas servia como crítica aos excessos da indústria, coisa que definitivamente não funcionaria na tela grande.

wanted35-capa-thumb

Não espere um grande roteiro, atuações memoráveis (ver Angelina Jolie saindo da banheira vale o filme), ou finais intrigantes. Procurado, como Eu já disse, é simplesmente uma bem engenhosa overdose de cenas de ação, amarradas por um roteiro bacana, mas previsível. É o filme perfeito para a ressaca depois da qualidade extrema de O Cavaleiro das Trevas. Assista sem medo, mas não espere uma obra-prima.

 

Wanted (EUA, 2008)

Diretor: Timur Bekmambetov

Duração: 110 min

Nota: 7,0

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo