quarta-feira, 19 de maio de 2010

Avatar Voz do Além

Partido Pirata abre os braços e acolhe o Pirate Bay

 

image

Uma vez ouvi uma frase do professor de Filosofia que jamais esqueci: Os inteligentes são os que aprendem com os próprios erros; e os sábios são os que aprendem com os erros dos inteligentes. Os burros? Bem, os burros nunca aprendem. Se formos colocar a questão Pirate Bay x Indústria dos Direitos Autorais, de um ponto estritamente de inteligência e burrice, não seria muito difícil sabermos quem são os burros e quem são os inteligentes.

Vejamos: em 2006, os servidores do Pirate Bay foram apreendidos - pra não dizer roubados - por uma ação policial ditatorial. Eles quase perderam parte dos dados e sofreram prejuízos reais. Depois daquele dia, o site não ficou mais que alguns dias fora do ar, embora as forças mais ricas da Terra estejam lutando com todas as forças para inundar a Baía dos Piratas, com montes de processos e liminares. Hoje o site tem vários backups e todas as suas operações foram divididas: em um servidor ficam alojados o mecanismo de busca e a home do site, em outro o tracker - praticamente fechado - e em outro, os torrents propriamente ditos. Pra se ter uma idéia, na segunda, apenas a home e o mecanismo de busca foram tirados do ar, o resto estava intacto. Bastou uma pequena gambiarra para tudo voltar ao normal, e dentro da lei, já que somente o Cyberbunker estava impedido de dar suporte ao Pirate. Isso é inteligência!

E os estúdios? Estão cada vez mais envolvidos em ações judiciais patéticas que só servem para que se atente cada vez para as questões de liberdade de compartilhamento. A apreensão dos servidores em 2006, por exemplo, foi um dos atos-embriões do Partido Pirata Sueco, hoje um dos maiores da Suécia, inclusive com representação no Parlamento Europeu. Isso é burrice das piores!!!

Essa última ação foi outra que gerou um efeito contrário. E efeito muito contrário! Quando o Pirate Bay retornou, na manhã de terça-feira, poucos sabiam qual era o novo ISP dele - tava rolando um anúncio de que eles encontraram uma nova casa na home do site - mas agora a informação foi revelada: é o próprio Partido Pirata Sueco quem está hospedando seu mentor indireto. E em suas primeiras declarações como provedor do mais importante site de torrents do mundo, Rick Falkvinge, líder do Paritdo, já mostrou a que veio:

 

Estamos cansados da briga de gato e rato de Hollywood com o the Pirate Bay e por isso decidimos dar uma mão para eles, diz Rick Falkvinge, líder do Partido Pirata. É hora de pegar o touro pelos chifres e lutar por aquilo em que acreditamos ser uma atividade legítima.

E eles são espertos, já que hospedarão somente o motor de busca, que sob nenhuma hipótese pode ser considerado ilegal - de outra forma, o Google também seria, já que é só acrescentar “filetype:torrent” a frente da busca para buscar somente torrents.

 

Quando os outros políticos continuarem o inquérito para culpar alguém, o Partido Pirata será um dos responsáveis e agirá com seus próprios recursos para a segurança da sociedade da informação e da liberdade fundamental de expressão. Nós somos agora o ISP (provedor) da baía dos piratas, reitera Rick.

Fica patente aqui também a atitude dos fundadores do Pirate Bay - coisa que o povo do Mininova não teve. Por mais que você talvez os odeie, acho que tem que tirar o chapéu para o fato deles nunca terem abaixado a cabeça para nada, nem quando foram condenados por juízes vendidos; ou agora, ao serem ameaçados por uma liminar… Acho que já tá na hora da MPAA & Cia tomarem um pouco de vergonha na cara e mudarem de estratégia, pra não passar mais esse tipo de vergonha. Não há como lutar contra algo com um modelo aberto, e o Pirate Bay é aberto. Já vi torrents por lá com os 17GB de dados de todo o site, incluindo backups de todos os torrents. Qualquer um poderia upar para um servidor que tava valendo. Ou seja: a inteligência sempre ganha, mesmo que o lado burro tenha uma força bruta assustadora.

 

Compartilhem! Sempre!

 

[Via Partido Pirata do Brasil e TorrentFreak]

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo