domingo, 21 de dezembro de 2008

Avatar Voz do Além

O museu da KGB

 

kgb11

Símbolo da KGB e do FSB: não parecem ser diferentes!

 

A KGB, ou Comitê de Segurança do Estado, foi a maior, mais poderosa, e mais mitológica agência/serviço de espionagem da história. Seus agentes, sob ordens dos todo-poderosos (lá, até Deus tinha medo de chegar perto) da ex-União Soviética, eram capazes de colocar qualquer na grade (entenda grade como um terrível campo de concentração siberiano) para sempre, seja por vontade própria, ou simplesmente para seguir as diretrizes superioras. Na época de Stalin, o ditador mais cruel do século XX (Pol Pot chega perto e Hitler é uma garotinha perto dele), a coisa era ainda mais sinistra, e mais de 40 milhões de vidas foram destruídas.

Mas, o braço ceifador da KGB não atuava apenas dentro das fronteiras soviéticas, sendo seu serviço de espionagem política externo muito eficiente. Em alguns momentos também eram acionados agentes com o único intuito de matar, como quando Léon Trotski foi morto a golpes de picareta no México.

Após a dissolução da URSS, a Rússia também dissolveu vários dos quadros da KGB, dividindo-a em várias  agências menores, sendo a principal o FSB (para se ter uma idéia, Vladmir Putin, novo comandante russo, é ex-agente e ex-chefe da KGB, tendo servido na Alemanha Oriental). E, como tudo que é marcante, a espionagem russa recebeu é tema de um museu, em que os principais itens você vê abaixo.

 

kgb1

kgb2

Me lembrou o clássico de Cinema em Casa, Fúria Cega

 

kgb3

kgb4

kgb5

Busto em homenagem a Félix Dzerjinski, o fundador da KGB (ou Tcheka, como era chamada na época)!

 

kgb6

A propaganda é a alma… do medo!

 

kgb7

kgb8

kgb9

kgb10

 

[Via English Russia]

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo