terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Shadow

Ghost Recon Advance Warfighter 2

 

graw2_cover

 

Quem conhece Tom Clancy, sabe de seu apurado senso de realismo. Apesar de seus livros contarem histórias, muitas vezes, mirabolantes, quem as conhece não tem como não ver rios de verossimilhança contidos em suas entranhas. Mas, enquanto os livros de Clancy contam tramas internacionais de espionagem e política, seus jogos, criados pela produtora Red Storm, de propriedade dele, já caem para o lado tático-militar da coisa. Geralmente você é o comandante de um esquadrão altamente treinado, e tem que realizar ataques, invadir locais, resgatar reféns, e todas essas tarefas que as forças especiais fazem. Com a série Ghost Recon não é diferente, especialmente esse último capítulo.

O game se passa na cidade de México, em um futuro não tão distante. A parte técnica dele é excelente, com gráficos ótimos, jogabilidade perfeita e um sistema para controlar amigos, muito ágil, o que facilita a sua vida. A história é já clássica de Clancy: terroristas querem explodir uma bomba nuclear (isso rolou em A Soma de Todos os Medos, para quem viu/leu) no México, e cabe a você e seu esquadrão, ir atrás deles em várias localidades da capital mexicana para impedi-los.

Entre os prós do jogo, constam seus gráficos, com um nível de detalhes surpreendente e itens da jogabilidade, que, embora complexa, é viciante. Abaixo uma lista mais detalhada dos motivos para você jogar:

 

graw1

 

1) Gráficos excelentes

2) Jogabilidade perfeita, com controles bem ágeis.

3) Você tem amigos para controlar nas missões. No total, você poderá levar até 3 amigos para ajuda-lo no combate. Eles servem para lhe dar cobertura ou ir na sua frente para verificar se o caminho está limpo de inimigos indesejáveis.

4) O jogo possui uma variedade grande de armas que você pode escolher antes de cada missão. Entre elas, constam rifles de grande precisão, fuzis, metralhadoras, pistolas e granadas. A clássica bazuca, também não fica de fora, pode ser usada para abater helicópteros ou destruir tanques.

5) Inimigos inteligentes: se você estiver jogando e der uma vacilada poderá ser seu fim.

6) Física perfeita: para vê-la, é só você tacar uma granada e ver os inimigos voarem, ou mesmo seus amigos, se eles estiverem por perto. Outro modo interessante de comprovar a física do game, é você acertar um camarada que esteja na beirada do segundo andar de uma casa, e vê-lo cair igual a uma jaca lá embaixo.

 

graw3

 

7) Você tem controle direto sobre seus aliados. Embora eu não tenha descoberto tais controles no inicio do game, eles são bem úteis. Exemplo: quando você obter soldados amigos ou tanques, basta apenas apertar G e você terá a visão do soldado ou do tanque. Se apertar o scrool poderá girar a câmera, proporcionando mais facilidade para acertar os inimigos, e podendo mirar e dar cobertura para algo ou alguém.

8) Cenário bem aberto em boa parte das missões, lhe proporcionando a possibilidade de ir para diversos locais sem problemas.

9) Missões complexas, que exigirão grandes habilidades jogabilísticas.

10) Modo online. Jogar offline é foda, mas nada se compara ao modo cooperativo online, onde dois ou mais players se ajudam para passar de uma missão. Vale a pena lembrar que o game pode ser jogado via hamachi. Colocarei breve um tutorial explicando passo a passo o que deve ser feito para jogar online.

 

graw4

 

Contras

1) Apesar de ser legal controlar seus amigos, eles são, nada mais nada menos, que verdadeiras mulas. Nem todos os comandos são atendidos, principalmente os de locomoção. Quando se está afastado dos aliados e pede pra eles te seguirem, ou mesmo para mudarem de posição, eles apenas vêm vindo. Chega uma hora que eles param em algum lugar e ficam por lá mesmo. Além disso eles são umas lesmas pra andar (ao menos são ótimos para matar). No fim das contas, você terá que cuidar do seu couro e da vida dos seus amigos imbecis…

2) Apenas pude ver dois erros de gráficos, quase imperceptíveis; falhas nas texturas, para ser mais específico.

Como veredito final apenas uma palavra: JOGUE!

 

graw5

 

Nota: 9,0

Configuração Mínima: Processador 2 GHz Pentium® IV or AMD Athlon™ (2.8 GHz Pentium IV ou AMD Athlon recomendado), Memória de 1 GB, Placa de Video com 128 MB DirectX® 9.0c/ Shader Model 2.0 compliant (256 MB recomendado) DirectX Version: Direct 9.0c (inclusa no jogo), Espeço no HD de 5 GB.

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo