quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Avatar FiliPêra

A evolução dos joystiqs

 

evolucao

 

Da mesma forma que os portáteis, os controles de consoles também evoluíram.  De modelos amalucados, como o Coleco Vision, com seus tantos centos mil botões, para controles mais instintivos como era o do clássico Super Nintendo.

Eu ainda me lembro do meu Atari, com apenas um botão, um manche (chamado ridiculamente de banana) e 128 jogos na memória, que na verdade se resumiam a 10. Após passar por um Super Nintendo, que marcou a minha infância, comprei um N64, que tinha um controle gigante, mas que com o tempo se acostumava com ele. Enquanto isso meu irmão teve um Dreamcast, um PSOne, e um Xbox, até chegar ao PC. Desses, apenas com o PC Eu não consegui me acostumar (embora o controle de Dreamcast não era lá muito funcional).

Hoje os controles apontam para uma nova forma de interação usuário-máquina, com sensores de movimento (não é apenas o Wii que possui essa traquitana) e mais instinto, ao invés de apenas habilidade manual Mas ainda assim tem gente que dá uma passo atrás, e regride. Por que você acha que o controle de PS3 não está aí acima (sim, nunca perco a chance de cutucar a Sony, e não é apenas para atrair comentários)?

 

[Via Save Game]

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo