sábado, 27 de setembro de 2008

Avatar FiliPêra

Apocalypse Station

 

apocalypse_station

 

Por FiliPêra

 

Já está virando novela e logo logo vai parar de virar notícia. Após passar por cima de quase toda a concorrência – o Nintendo DS conseguiu ficar na liderança – na semana passada (embora tenha havido controvérsias, não é Enterbrain?) o Xbox volta a superar o PS3 no Japão. E com folga, deve-se acrescentar. A caixa preta (que não é mais preta) da Microsoft vendeu em torno de 40% a mais que a caixa preta da Sony. É para deixar Steve Ballmer aos beijos com seus developers e manda às favas a incontestável liderança dos japoneses em seu próprio território. Pode não parecer, mas isso é uma conquista fantástica para o 360, visto a poderosa aversão que os japoneses têm a um console estrangeiro, e de consoles sem RPG (essa lição a Microsoft aprendeu). Alerta vermelho para a Sony, o Xbox tem outra carta na manga: Final Fantasy XIII também vai estar entre seus lançamentos, tirando a exclusividade da Sony.

 

grafico 

• Nintendo DS - 61,242
• Wii - 29,921
• PSP - 28,674
• Xbox 360 - 13,777
• PlayStation 3 - 8,156
• PlayStation 2 - 7,720

 

É fato que a Sony está vivendo dias ruins, mas cada vez mais eles parecem tenebrosos. Não é só o PS3 que vai mal em vendas. As empresas desenvolvedoras começam a abandonar o PSP, que está vendendo bem (chega a fazer frente ao Wii, em algumas semanas). O problema é que as duas plataformas da Sony não estão vendendo jogos como deveriam. Tanto, que o prejuízo com o PS3 já superou o lucro que a Sony teve com o PS2, o videogame de maior sucesso da história. O tamanho do buraco já passa dos US$ 3 bilhões.

Como muitos de vocês devem saber, a Sony subsidia seus videogames, esperando retorno com os jogos lançados, mais ou menos como propôs Hiroshi Yamauchi, quando lançou o NES. O lance é que os jogos não estão saindo das prateleiras, e por isso as empresas estão deixando de lançar jogos para consoles da Sony, criando um triste círculo vicioso. Veja abaixo o gráfico com os lançamentos para PSP:

 

PSPSoftwareReleasebyYear

Se a queda continuar nesse ritmo, as coisas prometem ser assombrosas para o portátil da Sony que, mesmo com a sua robustez, e eficiência (além de jogos de qualidade) não está conseguindo fazer frente ao Nintendo DS, seu mais forte concorrente! Repare como em dois anos os lançamentos para PSP caíram pela metade, chegando a números praticamente iguais aos do ano de seu lançamento. Como exemplo para demonstrar o medo das publishers, basta analisar que o jogo mais vendido para PSP é GTA: Liberty City Stories, com 1,7 milhão de cópias vendidas. Seu sucessor, Vice City Stories vendeu 700 mil cópias. É pouco para um videogame da Sony, e para uma franquia como GTA.

É tudo culpa da arrogância de quem massacrou a tudo e a todos na geração passada! Ou você acha que os preços nas alturas não contribuem, e muito, para o fracasso dos novos videogames da Sony?

 

Fonte: Judão e Gizmodo

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo