Por BruNêra
Pra mim, filme asiático (neste caso chinês) tem que ser bizarro, sangrento, assustado ou (de preferência) pervertido. 49 Dias, apesar de poder ser considerado um bom filme, no fim das contas, não tem nenhuma dessas qualidades. Ele é tipo um Os Outros japonês, com todos os elementos típicos de um filme de terror/suspense sobrenatural, mas sem aquele toque... esquisito, que tanto gostamos.
A parte técnica do filme até que não deixa a desejar, com uma fotografia bonita, uma direção de arte razoável e uma trilha sonora que não fede nem cheira. Mas, quando o assunto é roteiro, direção e atuação é que o bicho pega. O roteiro é muito meia boca, sem grandes reviravoltas nem nada do tipo (na verdade ele até tem reviravoltas, mas elas são muito clichês); a direção é EXTREMAMENTE padrão. Na boa, parece que estamos vendo um filme feito pra televisão (se bem que tem ótimos filmes feitos para TV por aí).
O diretor não consegue marcar seu estilo; nem enquadramento, nem edição nem nada. A palavra aqui é "padrão", as atuação são muito rasas (até porque não vejo onde se poderia aprofundar nesse quesito) e nada carismáticas. O que salva ali é a atriz principal, Gillian Chung Yun Tung, que, apesar de não ser tão talentosa, é linda de morrer (fiquei sabendo que tem um vídeo estilo "Paris Hilton" :D dela rodando por ai na net, estou procurando e se achar post por aqui).
Vamos à historia: Lau Shing é um terapeuta medicinal que sai de viagem, deixando para trás sua esposa e filha. Ele promete que ficará três anos na estrada, podendo assim fazer bons negócios, juntar um bom dinheiro e depois voltar para a família. Quatro anos depois ele atingiu seu objetivo. Os negócios prosperaram e ele decide que já esta na hora de retornar. Mas, um grande incêndio criminoso destrói todo o armazém onde ele guardava seus produtos e economias. Junto com o armazém morrem também seus empregados e amigos. Para piorar, ele ainda é acusado de ter causado o incêndio, sendo preso e condenado à morte. Sua única esperança é uma jovem advogada que, para provar à sua família que é competente decide pegar esse caso quase impossível. Daí para frente, coisas estranhas começam a acontecer e o destino dos dois tomam um rumo onde a vida e a morte se confundem.
Em resumo, 49 Dias é um filme pra quem não quer emoções fortes, mas gosta de um suspense light. Recomendo para aqueles que ainda não estão muito acostumados com o gênero. Quem já assistiu a filmes como Audition, Ringu ou Suicide Club, vai se decepcionar, com certeza.
Sai chiu (Hong Kong, 2006)
Diretor: Kin-lun Lam
Duração: 93 min
Nota: 6,0
LINK para download
Só achei legendas em inglês. Caso as queira, envie um e-mail para nerdssomosnozes[at]gmail.com que as envio para você!
comente primeiro!