Se tem uma coisa que os japoneses sabem fazer muito bem é criar bons motivos para você gastar todo o seu suado dinheirinho, tudo que é inventado naquelas bandas acaba invariavelmente se ramificando para mangás, animes, cosplays, roupas, travesseiros, jogos, filmes, livros e acessórios sexuais. De todas essa parafernália indispensável e extremamente inútil algo me atrai como uma colegial de saia curta atrai um tarado. Estou falando dos Toy art.
Em 1998 um artista chamado Michael Lau decidiu que seus antigos bonecos Falcon que estavam largados no fundo da gaveta deveriam servir pra alguma coisa. Com isso em mente ele começou customiza-los com correntes, roupas e pinturas dando um estilo Hip Hop pros bonecos cabeludos. Em sua primeira exposição eles causaram furor criando assim a emergente forma de arte que hoje nós conhecemos como Toy Art. Michael Lau criou 101 bonecos customizados e hoje eles valem fortunas nas mãos dos colecionadores mais ferrenhos.
Os Toys podem ser definidos como pinturas em três dimensões. Não os chamaria de esculturas pois eles normalmente representam uma forma de arte mais contemporânea, urbana, pop, indie ou qualquer outro nome cult que vocês quiserem dar. Quando se pensa em esculturas normalmente nos vêm a mente imagens mais acadêmicas como o famoso David de Michelangelo ou algo do estilo. Se eu tivesse que nomear um equivalente as esculturas na nossa adorada cultura pop definitivamente seriam as Action Figures.
Os Toys são mais descontraídos, mais psicodélicos e representam a Pop Culture em todas as suas facetas. Eles podem ser inspirados em filmes, HQs, livros, graffite, games ou simplesmente converter em três dimensões o traço de algum artista 2D, as possibilidades são infinitas, tanto que alguns Toys totalmente em branco são vendidos para que você possa pintar o seu próprio toy exclusivo com seu traço e estilo.
Assim como as Action Figures, os Toys também podem ser colecionados e comercializados nas mais variadas formas, desde a venda simples toma lá da cá, até as chamadas Blind Box, elas são caixas fechadas que cada estúdio vende por um preço único, quem compra não sabe o que tem dentro e tem que contar com a sorte pois dentro pode vir um boneco raro e muito valioso, ou um boneco comum e as vezes até repetido dependendo da coleção do comprador.
Além do mitológico Michael Lau existem hoje dezenas de estúdios famosos por todo o mundo, dentre os estúdios japoneses se destacam o Bounty Hunter, Medicom e Secret Base, aqui nesse link tem mais uma porrada de links para outros estúdios legais, por enquanto fiquem com essas galeria ai em cima como aperitivo.
É Nozes!
14 Comentaram...
Adoro Toy Art!
Muito bom o post!
Ass. Michella
mto show
sinceramente não tinha ouvido falar sobre toy art anteriomente.
forma de arte mto interessante está =D
parabens pelo post
Tem alguerm no brasil que faz isso?
Muito bom o post, mas quando vc fala:"Quando se pensa em esculturas normalmente nos vêm a mente imagens mais acadêmicas como o famoso David de Michelangelo ou algo do estilo". Não seriam imagens mais clássicas? porque esse estilo não tem ligação com mundo acadêmico, mesmo sendo muito comum sua utilização em ilustrações e exemplos nos mais diversos cursos. Só resalvas! abraço!
Infelizmente o Toy Art mostra como muitas pessoas estão doentes mentalmente devido a violência excessiva do mundo que estamos vivendo, dos filmes, dos games e etc... Pq a maioria dos Toy Art são cheios de sangue, tripas e coisas do tipo. Essas pessoas deveriam no lugar de fazer toy Art fazer terapia.
Japonês é o bicho mais estranho do planeta. Sério.
já fui criança e me amarrava em brincar com uns bonequinhos que a fabricante lego comercializava tinham vários tipos e modelos , como a tribo apache os médicos os bombeiros os operários da construçaõ civil e etc. agora quanto a esse novo estilo vejo que tem algo de profunda intençao por parte dos criadores dos 'toys'que é lançar bonequinhos com a tipologia de entidades satânicas como mostra as fotos de um toy com terno branco estilizando uma entidade chamada zé pilintra e outro vermelho com chifres estilizando sataná e como profundo conhecedor da palavra sei que isto deve ser visto com muita cautela por pais e responçáveis por crianças e adolescentes;pois é algo que traz o mal para a vida daqueles que colecionam tal tipo de brinquedo. e isto que digo não é de mera opinião minha mas tem fundamento Bíblico.
Os "japa" são mestres nisso, mas os americanos também fazem ótimos trabalhos numa linha mais comercial como por ex. a "Farlane toys", marca do famoso desenhista do spawn que coloca no mercado réplicas muito bem feitas de personalidades do rock, filmes, desenhos, games e quadrinhos, aqui em Sampa é possível encontrar em comix shop e até mesmo em grandes varejistas de brinquedos.
Bem legal o artigo, inclusive o Toy que está todo em branco (primeira imagem da última série de imagens) foi produzido por um colega aqui de Curitiba, para seu TCC em Design de Produto na UFPR. O projeto dele foi baseado no folclore brasilero e a imagem aqui reproduzida seria do Curupira.
Aaaaaaaaaaaaaah bom se não é mera opinião dele E tem fundo bíblico, daí sim...
Mas olha! o "profundo conhecedor da palavra" (que raios é isso??) escreveu "responçáveis" o.0
Infelizmente, os fundamentalistas religiosos estão por toda a parte, dizendo idiotices e coisas do tipo "isto é do capeta, aquilo é do demo", etc. Não são capazes de enxergar as coisas de uma forma mais laica, parecem uns aiatolás, mulás, e outros fanáticos religiosos, querendo impor os seus preconceituosos pontos de vista, demonizando tudo e todos a torto e a direito, e o pior, fazendo a cabeça de muita gente ingênua e de mente simples. Pessoas assim, como o fundamentalista que escreveu aquilo aí em cima são como cogumelos venenosos que nascem depois da chuva: deve-se manter distância deles.
Não podemos manter distância das opiniões. Todo pensamento tem seu valor!!! Se você não concorda com um ponto de vista ou uma crença, tudo bem "azar bitolado seu!" Mas esteja pronto para justificar sua idéia, não pedir para que os outros fiquem alienados.
Achei os desenhos muito contemporâneos, e vejo claramente um sentimento de auto destruição, expresso nesses exemplares. Busquem se informar das prováveis origens que levou o autor a criar esses personagens. Acredito que vai estimular muitos novos artistas por aí
Muito bom o post!!! Adoro TOY ART!
Inclusive concordo em GÊNERO, NÚMERO E GRAU quando você diz que: "Os Toys são mais descontraídos, mais psicodélicos e representam a Pop Culture em todas as suas facetas"
PARABÉNS E OBRIGADA POR COMPARTILHAR CULTURA CONOSCO!!!
Como o fundamentalista que postou lá em cima deve ser alguém muito SEM CULTURA e TOTALMENTE PRECONCEITUOSO, vale dizer para ele que LIBERDADE DE EXPRESSÃO existe sim, mas também existe gente IGNORANTE no planeta... incluíndo-o!
Ah, eu teria todos se pudesse...
Adorei aquele ali todo branquinho *__*
Beijos
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.