sábado, 23 de maio de 2009

Avatar FiliPêra

Nintendo recupera a liderança no Japão

 

Nintendo-money_1

Abril foi o mês do sorriso da Sony, ao menos no Japão. Liderou as vendas em todos os sentidos, tanto em consoles como nos portáteis, coisa até então quase inédita. E após o mês de abril inteiro de derrotas em vendas (o que levou a umas análises bem precipitadas de um dos meus blogueiros de games favorito: Chris Kohler, do Game | Life), a Nintendo recupera o controle no seu quintal novamente. O DS vendeu 8 mil unidades a mais que o PSP nas duas últimas semanas (o que para o mercado japonês não é pouco), e o Wii vendeu 5 mil consoles a mais que o PS3, colocando o tudo nos eixos novamente.

O motivo para tal vitória: o lançamento da demo de Final Fantasy XIII. A prova disso é que nos EUA o Wii continuou com sua trajetória de vender três vezes mais que o PS3. Pronto, tudo nos eixos novamente.

 

[Via Terra]

4 Comentaram...

Double-V disse...

lol, mais que batalha de gigantes. :O

Eu prefiro a Sony, mas se em tempos de crise tá tudo vendendo bem...

Vcs poderiam fazer uma comparação do PS3, do Wii e do 360. Se já fizeram, eu não achei.

Bruno disse...

Eixos? O que seriam "eixos" aqui? Se a Nintendo perde pra Sony, mesmo que só no Japão, o Filipêra acha que as coisas estão fora dos eixos? Será que a Sony não tem o direito de se ver na liderança, ainda mais quando essa liderança é causada por fãs de um jogo third party e não necessariamente por fãs da Sony? Será que a preferência da Nintendo pelo Filipêra vai ao ponto dele se sentir incomodado quando ela não está na frente (pelo menos foi o que eu entendi desse post)?

Aliás, será que existe mesmo a necessidade da Nintendo e Sony brigarem pelo controle? Será que elas não poderiam se unir? Por que não colocar as diferenças de lado e trabalhar em conjunto pelo bem maior de cada gamer?

http://mtv.uol.com.br/docontra/blog/do-contra-um-videogame-é-mais-que-o-suficiente

Para o caso do link de cima não funcionar:

http://mtv.uol.com.br/docontra/blog

FiliPêra disse...

Calma Bruno... o lance dos eixos foi só brincadeira! Reconheço muito bem que todos os consoles do mercado têm potencial para ficar na liderança, não só no Japão, mas em qualquer lugar.

Agora assunto sério: não creio que um único videogame seria bom. Cada empresa trabalha com métodos diferentes, e de maneiras diferentes. Com todos unidos, a tecnologia avançaria lentamente, como no caso dos joysticks, por exemplo. Teria lá suas vantagens (como bem atestam os PC's), mas a longo seria muito desvantajoso.

E se a Nintendo vendesse apenas games, ainda assim seria a maior produtora do mundo. Dos 15 jogos mais vendidos da história, 14 são Nintendo. Apenas o 13º não é, lugar ocupado por GTA: San Andreas.

http://www.nerdssomosnozes.com/2009/05/listas-listas-e-mais-listas-gameday.html

Bruno disse...

è .. peguei pesado mesmo. Desculpe pelas minhas primeiras perguntas.

Reconheço que cada empresa trabalha com métodos diferentes, mas se existisse um único console, esses métodos diferentes se mostrariam nos jogos, que são o que realmente importa. Com isso, subentendo que você leu o texto que eu indiquei. Lá o Do Contra (que aliás é um ótimo blog) cita os DVDs, que se encaixam como uma luva no tema. Todos os aparelhos de dVD são essencialmente iguais, mas cada usuário de DVDs escolhe os gêneros de filme que mais lhe agradam. Eu, por exemplo, odeio romances açucarados, e minha mãe adora. Ela não gosta de filmes que levam a pensar, e eu já curto. Agora imagina se os DVDs fossem como os videogames e nós tivéssemos que ter 2 ou 3 aparelhos de DVD em casa pra satisfazer os gostos de todos? Algo similar tem marcado os videogames há um bom tempo, como o do contra afirma em seu texto.

Com console único, as third parties, muitas das quais sequer cogitam lançar consoles ou portáteis, iriam ficar bastante felizes, pois isso acarretaria diminuições consideráveis de custos. E elas então passariam a ser os principais agentes de mudança de consoles, mudanças essas que passariam a ocorrer naturalmente, já que não haveria mais a necessidade de manter seu console melhor do que o concorrente, necessidade esta que por si só já é idiotice enorme, pois o console depende totalmente dos jogos pra ser bom.

Agora algumas perguntas: Depois do PS3&X360 e Wii trocarem suas figurinhas (leia-se gráficos fodaços pra um lado e sensor de movimento pro outro) entre si, o que vai ocorrer na próxima geração, o que você acha que vai ter pra indústria dos videogames inovar se tratando de consoles? Eu pessoalmente acho que vamos atingir um patamar estável em relação a consoles.

Será que os gráficos realmente precisam ficar melhores do que o PS3 traz? Lembrando que o PS3 pode até ser ruim, mas é inegável que ele oferece gráficos impecáveis. Repito: será que precisamos melhorar os gráficos do PS3? E se melhorar, pra quê?

Sobre tecnologias de sensor de movimento: pode até ter espaço pra avançar aqui, mas pra mim serão todas iguais na essência, com apenas algumas desvantagens e vantagens em relação umas às outras. Exemplo:

Vamos comparar o Wiimote com a anunciada mas não lançada câmera do "xbox 720" (nome que acabo de inventar): já pensei bastante sobre a tal câmera e acho que ela vai trazer uma liberdade enorme ao possibilitar jogar sem segurar nada, mas também vai ter desvantagens enormes, tipo quando vocÊ tá lá jogando e dá vontade de espirrar.Ou quando vem seu irmão(ã) pequeno(a) ou namorada chegar perto de você, e a cÂmera se confunde. Se isso acontecer, vai fuder o jogo completamente.

Sobre o Wii, ele não tem esse inconvenientes da cãmera, mas ainda tem parte que precisam sere seguradas na mão. Sem falar que acho que você já sabe que sensor de movimento simplesmente não funciona em alguns jogos. Imagina jogar RPGs mais 'puros', sem muitas firulas, só com menus e ataques tradicionais, no Wii. Com o tempo acho que ia ficar bastante cansativo. Ou então jogos de luta. Ia ser bem chato.

Mas vamos continuar conversando aqui, pra ver se chegamos a um consenso. Amanhã não sei se poderei comparecer pois vou fazer algo que tem grande chance de ocupar todo o meu dia, mas segunda com certeza eu volto. Nerds, mantenham os comentários desse post vivos até lá e não deixem só eu e o Filipêra comentando sobre esse assunto. E leiam o meu link lá pro Blog do contra.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo