quarta-feira, 6 de maio de 2009

Avatar Colaborador Nerd

O Greenpeace e suas ações ambientais

Por Daiane Santana*

 

greenpeace

Eu venho retardando este momento a algum tempo. Talvez porque o Greenpeace seja muito radical em relação a alguns assuntos, como por exemplo os alimentos transgênicos. Particularmente eu sou a favor destes, afinal sou pesquisadora e um estudo como este não deveria ser tratado da forma radical que o GP trata.

Às vezes penso que eles parecem uma máquina de alarme, para um bom vendido marketing. Fica parecendo que quanto mais eles falam de Bayer e Monsanto, mais estes estão ganhando dinheiro à custa deles. É como ver o vídeo da Stefhany e não perceber que aquilo ali agora já é um viral do CrossFox para a Volkswagen. Tudo bem, a comparação foi péssima, mas deu para entender… Além do que é usado um bom número de pessoas que se dizem ambientalistas e que, ao meu ver, não sabem de NADA em relação a meio ambiente. Para ser mais específica nem mesmo o significado de meio e de ambiente. E eles acabam saindo pelas ruas, terra, ar, mar pregando uma idéia sem conhecimento específico e científico da área.

Para quem já acompanha meu blog sabe que eu defendo com unhas e dentes o desempenho ambiental, não dá para generalizar. E partindo deste pressuposto, hoje em dia já não dá mais para pensar apenas em agricultura de subsistência, por exemplo, sem o uso de defensivos agrícolas. Claro que de forma controlada e com a população crescendo freneticamente como está, é complicado.

 

Acima está o vídeo sobre os transgênicos vinculado pelo Greenpeace. Eu confesso que dá até medo! Mas ali no meio eles falam “[…] ainda falta muita pesquisa sobre o assunto […]”, E pensando bem, se for para que haja mais pesquisa, vamos lá!!

Tudo bem que meu affair com o GP não é muito saudável, mas é apenas em relação aos transgênicos, afinal de contas não dá para esquecer de TODAS as ações que são lideradas e que tem perfeita sintonia com o que o mundo passa e também aquelas problemáticas no qual, sendo ambientalista ou um profissional da área ambiental, todos nós sabemos (mudanças climáticas, desmatamentos, SALVE, SALVE, SALVE).

Portanto, aos interessados nestas ações vinculadas ao Greenpeace, dá para se cadastrar no site e receber informações sobre meio ambiente, para que mostre às autoridades que as pessoas estão acompanhando seu trabalho. Na verdade é como se fosse uma cyberfiscalização.

Tem um projeto no Greenpeace que eu sou muito fã, é o MEIA AMAZÔNIA, NÃO! que promove um baixo assinado contra um projeto de lei que acaba acelerando a destruição da Amazônia. Tem também o SALVE as baleias, que é o mais conhecido. Volta e meia têm gente do GP abordando navios por aí, além do É agora ou agora!, que propõem zerar o desmatamento na Amazônia até 2015, garantir que pelo menos 25% da eletricidade seja gerado a partir de fontes renováveis e transformar pelo menos 30% do território costeiro brasileiro em área protegida até 2020, o que é uma belíssima campanha e finalmente parece ser concreto. A parte do voluntariado deles também é interessante, mas o que me deixa meio encabulada é o fato de ser limitado… tem também o blog com notícias quentinhas. No site do Greenpeace dá para ver todas as ações que são defendidas pelo grupo.

Pode ser que eu tenha escrito aqui, a minha sentença de morte, sei que para alguns vai parecer estranho, mas escrevi o que penso e o que acompanho. Acho que belíssimas ações são feitas por várias ONGs por aí e não há o respaldo devido que elas deveriam ter e que a mídia e até nós blogueiros ambientais não procuramos dar uma ênfase, mas que calados conseguem exercer um bom trabalho com ações concretas e sem todo este estardalhaço.

Uma organização que gosto é o WWF, mas que em uma outra ocasião venho aqui falar dos meus prós e contras.

PS: Esta matéria de hoje foi uma sugestão do @VozdoAlem que serviu na verdade como um estímulo para que eu escrevesse sobre o Greenpeace, o que e nunca tinha coragem.

_______________________________________________________ 

*Daiane Santana é engenheira ambiental, formada pela Universidade Federal do Tocantins e é dona do blog Vivo Verde.

14 Comentaram...

_DS2_Minina_ [Daiane] Vivoverde disse...

POw!! Muito obrigada pelo reconhecimento! Fico muito contente MESMO!!

E eu estou preparando o post sobre as respostas do que o POVO acha sobre o GreenPeace, logo saí!

=]

"Me bilisca" rs =]

Orelha ® disse...

Alimentos trangenicos fazem mal para o meio ambiente não sei como nem quando mas fazem, afinal tudo que o ser humano faz faz mal pra esse mundo que esta entrando na menopausa, portanto trangenicos é feito por humanos humanos só fazem merda xD

Tezin disse...

Muito bom o post, parabens :D

נэђмล disse...

Adorei seu Psot Daiane... PARABÈNS ! vou visitar seu blog mais vezes ;)

Vanat disse...

Esse tipo de pesquisa é de longo prazo, no mínimo 15 anos... logo, dizer que faz bem não está correto bem como, dizer que faz também.
Como o próprio Greepeace diz, ainda falta muiiiita pesquisa na área.
Mto bom o post parabéns. De qualquer forma, enquanto não houverem pesquisas que com provem efeitos benéficos e maléficos fico com o pé atrás...

Daiane [VivoVerde] disse...

[...] O que o povo acha do GreenPeace? [..]

@VivoVerde

.o/

Anônimo disse...

"hoje em dia já não dá mais para pensar apenas em agricultura de subsistência, por exemplo, sem o uso de defensivos agrícolas"
Discordo em gênero, número e grau.
Veja a postagem:
"Agricultura ecológica produz mais e melhor".
Chega de mitos!
E de eufemismos também. Que papo é esse de defensivos agrícolas? o nome disso é agroTÓXICO, e foi criado pela indústria da guerra. após a 2a guerra mundial, quando passaram a fabricar "armamentos" contra a natureza.

Sobre o Greenpeace: alguém tem que chamar atenção para as causas ambientais... esse alguém é o GP. Acho que cumpre o seu papel.

Abração
Gabriel Dread

Lucas disse...

O Greenpeace exagerou nessa campaha contra os trangenicos ... mas na maioria das outras campanhas eu concordo com eles ... o greenpeace é radical ... mas é radical por uma causa justa e certa e nada melhor do que ser radical para chamar a atencão da populacão geral fazer o minimo

Cris disse...

Muito bonito o discurso de que a agricultura de subsistencia é a melhor alternativa....
entretanto, este tipo de agriculatura hoje em dia se torna inviável justamente por causa das leis ambientais. numa propriedade de pequeno porte, normalmente uma grande parte da terra não pode ser desmatada, aí tem um rio, e não pode plantar em mais um tanto da terra porque tem que respeitar uma faixa, em cume de morro também não pode.... Já ouvi depoimento de pequeno agricultor que teve que alugar terra do vizinho porque no terreno dele não pode nada...

Anônimo disse...

tai uma boa discussão q este espaço e minusculo para isso,,entao vamos lá,resumo que em minha pouca sabedoria,,TRANSGENICO,,e a transformação e um GENS de JEGUE em um GENS de JERICO,,poxa pessoal comer peixe com gosto de carne de porco,,comer soja com sabor de barata,,so vai ajudar o produtor de agrotoxico,,e mais ninguem,,entao porque nao pegam GENS de TIGRE e implantam nas VACAS, assim elas ficam FEROZES e nao LOKAS...

Anônimo disse...

quer deixem o agricultor pequeno/medio/grande plantar as suas sementes,abram subsidios pras sementes,e acabem com os subsidos para agrotóxicos,financiem pesquisas brancas,,para combate de pragas,,assim é a evolução limpa....o resto e MONSANTO e corja..sem falar do ASPARTAME, que alimenta a industria de remedios..falem sobre isso tambem...

_DS2_Minina_ [Daiane] Vivoverde disse...

Obá!! adorei os comentários... já não me lembrava mais de vir aqui ver no que tinha dado minha matéria, mas fico feliz pelos comentários .. como engenhira ambiental é sempre bom aber o que as outras pessolas. leigos ou não acham disto tudo ...

Anônimo disse...

gostei muito da sua opinião e akredite k me ajudou muito!
muito obrigado

GaTofsa disse...

vc é um otario kra,nem sab oq ta falando

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo