segunda-feira, 25 de maio de 2009

Avatar Voz do Além

A Arte de Dominar o Mundo #nerdday

 

pink_brain_google

Mesmo com o mundo sendo uma salada multi-cultural e antropológica, muitos caras inspirados e egocêntricos já tiveram vontade de dominar o mundo (e nerds, nos dias de hoje, também sentem essa vontade, como você deve saber por experiência própria). Alguns conseguiram, outros ficaram no meio do caminho, mas ainda assim, hoje a tão falada dominação mundial ainda é perseguida freneticamente por vários habitantes desse humilde e pequeno planeta (os EUA já a tiveram, mas ela está escapando vagarosamente entre os dedos deles). Mas, enquanto alguns preferem tentar fazer uso da força (olá senhor Bush...), outros preferem ir cozinhando a população mundial aos poucos, nos fazendo cada vez mais dependentes deles (Larry Page e Sergey Brin), e só esperando o momentos certo (21 de dezembro de 2012) para poder lançar suas mãos de vez no planeta. Mas, a história é vasta de exemplos de dominadores mundiais natos, como vocês verão nas linhas abaixo!

Mesmo com a Mesopotâmia (ou Babilônia, sua capital, alguns séculos depois) e os egipícios tendo praticamente dominado o mundo antigo, vamos pula-los, afinal o que se entendia por mundo aquela época não era nada mais que um punhado de terra habitada, então, não foi lá muito difícil sair por aí espalhando que dominou o mundo. Apesar de pular esses povos da nossa resumida cronologia de dominadores do mundo, é inegável a contribuição deles para o progresso da humanidade. Eles já tinha grandes conhecimentos de medicina (múmias), arquitetura e agricultura (Jardins Suspensos da Babilônia), astronomia e direito (Hamurabi, rei da Babilônia, foi o primeiro a codificar leis). A influência deles também se estende pelo pelo maior escravizador moderno (mais que alguns maços de verdinhas): o relógio. Foram eles que fizeram a divisão do dia em 24 horas, as horas em 60 minutos e assim vamos (como eles não tinham relógios com átomos de césio, não podiam dizer com exatidão o que era um segundo).

 

Persian_Empire,_490_BC

Após a chegada dos Medo-Persas, que invadiram tanto Egito quanto Babilônia, o planeta conheceu seus primeiros dominadores. Logo depois de subjugarem esses dois países, eles invadiram a Assíria, um povo tido como cruel, que já havia esbanjado o desejo de dominar o mundo também, mas que foram logrados, graças ao seu reduzido tamanho como povo. Um dos fatores predominantes para o sucesso do império Medo-Persa foi a liberdade que concedeu as nações dominadas (300 de Esparta é uma excelente HQ e um filmão, mas temos as certas liberdades históricas que Frank Miller toma, e que corrobora as teorias do FiliPêra sobre ele ser meio nazista), principalmente durante o reinado de Ciro, que venceu os medos e definitivamente os babilônicos e transformou a Pèrsia no maior império que a humanidade já conhecera. Seu filho Cambises II, alguns anos depois, conquistou em definitivo o Egito, mas acabou por cometer suicídio. Após a sua morte, houve uma batalha pelo trono, ganha por Dario (o historiador Heródoto escreveu que na verdade sua vitória foi fruto de um acordo entre os que disputavam o trono. Todos eles levantaram de madrugada e correram com seus cavalos em direção ao horizonte. O cavalo que empinasse e relinchasse quando os primeiros raios de sol surgissem no horizonte seria o escolhido, graças a uma profecia antiga), que não só domou ainda mais nações, como criou uma sociedade bem estruturada, com correio, moeda padrão e estados governados. Mas, após conhecer seu auge com Dario I, o Império Persa (os iranianos hoje são seus herdeiros), após a morte desse, foi dominado pelo mais famoso governador do mundo: Alexandre, o Grande.

 

Mongols-map

Mas, antes de partirmos para os gregos, é importante abrir uma janela para Genghis Khan, tido por muitos como o mais importante líder militar da história. Ele não chegou a dominar o mundo, mas dominou quase toda a Ásia, o que não foi pouca coisa. Sua primeira vitória foi chegar ao poder, pois nas regiões asiáticas, principalmente nas centrais, o enorme número de tribos e povos dificulta qualquer tentativa de unificação. Mas Genghis Khan conseguiu isso... pela força! Aos 45 anos foi formalmente nomeado o chefe das tribos da Mongólia unificada, em 1206 d.C. Os primeiros a perceberem as mudanças foram os povos nômades, que abundavam na região mongol. Khan os organizou e impôs leis a eles, que eram até então livres e briguentos entre si. O exército formado por ele logo ganhou fama, principalmente pelo modo impiedoso que batalhava. Sua arma mais forte era o arco e flecha, ou em sua versão mais hardcore, cavaleiros com arcos e flechas. Não havia infantaria, e o principal cuidado deles era sempre haver poneis disponíveis para evitar a perda de velocidade da tropa. Um importante fato também é que TODA a população masculina da Mongólia era integrante do exército.

 

800px-MacedonEmpire

Com certeza, entre todos os impérios históricos, os gregos foram os que mais influenciaram o planeta (principalmente o Ocidente) como ele é hoje, para o bem e para o mal. Mas, apesar de ter cultura influente de sobra, a história militar da Grécia pode ser resumida com apenas um nome: Alexandre, o Grande! Claro que ele herdou grande força do império, mas não se conteve e decidiu que conquistaria o mundo todo. Mas ele não foi um bárbaro como o vitorioso Genghis Khan, mas um estadista, que incentivava que seus oficiais casassem com persas, para poder unir os dois povos. Tratou bem a derrotada família de Dario III, e manteve entre os povos dominados a sus língua, moeda e governo (mas ele realmente era afeminado e mantinha relações com um eunuco!). Durante a vida, Alexandre nunca sofreu uma derrota sequer, morrendo prematuramente, durante campanhas na Índia. Seus planos incluíam invadir a Europa Ocidental (ele fez conquistas no Oriente, principalmente na Pérsia), o que poderia ter impedido o fortalecimento dos romanos.

 

LocationRomanEmpire

Com a morte prematura de Alexandre, surgiram os romanos. Creio que os nerds, quando assistiram Roma, devem conhecer bem como eram as coisas por lá. A história do Império Romano é complexa e gigantesca. Basta dizer que foi o maior império da Antiguidade, além de ser o mais duradouro (quase 500 anos). Não foi maior que o Império Mongol, porém foi muito mais importante, principalmente para o Ocidente.

Após Roma tivemos… os romanos, na figura nojenta dos papas. Desculpem os católicos, mas ler histórias do período de dominação papal é de revirar o estômago (o FiliPêra está preparando algo… na verdade é a coluna por enquanto secreta dele). E como daí para frente vocês conhecem a história muito bem, nem é preciso dizer que depois apareceram os Ingleses (dominar o mundo já não era mais a mesma coisa), e os Americanos, depois da Guerra do Golfo.

 

dominação

E hoje? Quem pode (ou ká domina) dominar o mundo? Simples: nerds. Temos algumas opções bem interessantes, além dos clássicos meus ídolos Pink e Cérebro. Bill Gates, que tem softwares seus rodando em 90% das máquinas do planeta e um deles, e aquela cara de tiosão nerd aposentado não me engana.

O outro… bom, os outros são um caso sério (e vão exigir um post especial só pra eles): Larry Page e Sergey Brin (um russo e um americano… SOCORRO!). Sim, eles, os pais do Google, que comandam o maior império da informação jamais visto (Biblioteca de Alexandria não é nada perto dos servidores secretos da empresa. Outros são os árabes, mas eles não são unidos e preferem o poder das bombas ao poder do cérebro.

Então amiguinhos, não se surpreendam se o próximo dominador mundial não for um país e sim uma corporação (elas já dominam, essa é a bem da verdade), ou um blog, ou um grupamento de nerds ensandecidos com toalhas em volta do pescoço.

1 comentário

dasj disse...

O que me preocupa não é a mesa EXECUTIVA (leia-se quem apararece na mídia) e sim a mesa CORPORATIVA, ou seja, os acionistas investidores, mega-empresários que botaram MUITO dinheiro no google.

ELES sim mandam. Antigamente tinha no site do google, cheguei a dar uma olhada, é só dono de companias de tecnologia enormes mas desconhecidas do grande público.
Hoje em dia não tem mais, so os caras do executivo... aff

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo