quarta-feira, 13 de maio de 2009

Avatar Voz do Além

Hackers ameaçam espaço aéreo americano

 

plane-crash

Quando não estão ocupados resolvendo os problemas que passam para eles, os operadores do controle do espaço aéreo americano se põem a investigar as condições em que estão trabalhando. O resultado de uma hora de ociosidade recente dessas mostrou que o sistema de segurança é mais velho que computador a vácuo e precisavam de melhorias. Em outra investigação eles descobriram que hackers já haviam invadido o sistema deles. Essas invasões poderiam atrapalhar, ou até mesmo sabotar todas operações que passam pelo sistema para funcionar, inclusive algumas com caças com a barriga cheia de mísseis.

No ano passado mesmo um desses ataques foi perpetrado no Alasca, na sede da Administração Aérea Federal (FAA). Uma primeira invasão roubou o login e a senha de um administrador, para logo depois haver um roubo maior, de 40 mil logins e senhas, ficando o controle aéreo da região oeste americana nas mãos de hackers (ainda falam de caos aéreo aqui no Brasil…). De acordo com relatos de funcionários que preferiram ficar anônimos, os hackers tomaram até mesmo o controle das torres de comunicação, dos sistemas de previsão de tempo, e aos computadores responsáveis por gerenciar o tráfego. Em resumo: TUDO.

O pior: o sistema é tão ruim, que não possibilitou aos americanos identificarem de onde, ou mesmo quem fez a invasão.  Pior ainda: eles demoraram horas para perceberem que haviam sido invadidos. Logo depois o sistema teve que ser resetado, juntamente com o acionamento de um centro de controle de emergência, para a troca de senhas e logins (seria mais ou menos como formatar o PC para tirar um vírus).

Com esse caso alarmante, foi feita uma auditoria no sistema de controle, que concluiu que é necessário trocar a política interna de uso dos computadores e os sistemas de segurança para garantir que mais ataques como esse não ocorram. Mas, apesar de ser uma questão de segurança nacional, e somente no ano passado terem ocorrido mais de 800 ataques (isso somente entre os detectados e documentados), o Congresso americano simplesmente disse que a FAA é vulnerável… e não fez nada para remediar isso!

Enquanto isso, aviões podem se chocar uns com os outros, matando centenas de  vidas, graças a softwares mais velhos que a internet discada e a falta de atitude de políticos. Quem disse que isso só acontece no Brasil?

 

[Via The Register]

55 Comentaram...

Anônimo disse...

"o Congresso americano simplesmente disse que a FAA é vulnerável… e não fez nada para remediar isso!"

Tipo, ainda avisam pra facilitar...

[]'s
Compulsivo

Thiago Fernando disse...

Sinceramente no ano passado o governo americano foi acusado por empresas de taxi aereo por estar pegando informações de passageiros sem autorização. Tipo o governo roubando informações sigilosas de empresas privadas em nome da segurança nacional. Sei não em, minha desconfiança da sinal de alerta. Por%$# um pais que faz o passageiro passar por uma revista intima mais constrangedora do que exame de próstata, deixando os seus sistemas assim que nem a casa da mãe Joana. Não,não pode ser a toa. Tem que ter algum interesse por traz disso, seria incoerente d+.

Perai de quem eu to falando? Puts dos americanos.
Tinha que ser depois do Bomb-Bush.

Anônimo disse...

"Com esse caso alarmante, foi feita uma auditoria no sistema de controle, que concluiu que é necessário trocar a política interna de uso dos computadores e os sistemas de segurança para garantir que mais ataques como esse ocorram."
Não tem algo errado nessa frase não?

Anônimo disse...

o certo seria "cracker" e não "hacker"... ateh minha mãe deve saber disso.

Catarina Dani disse...

Garantir que mais ataques como esse ocorram? Não seria impedir que mais ataques como esse ocorram? Que erro gravíssimo! Como ninguém viu? Nem redator nem revisor...
Outra coisa estranha: "Quem disse que isso só acontece no Brasil"
Eu nunca soube de um caso como esse no Brasil.

Este texto parece mais ter sido redigido por um estagiário. Não de jornalismo, claro. Talvez um estagiário de Biologia marinha.

Anônimo disse...

Como um Brasileiro que acredito que seja deveria se preocupar com o seu país e não tentar justificar um erro com outro, comentários do tipo: "graças a softwares mais velhos que a internet discada", Mauricinhos metidos a entendidos em questões que envolvem o bem comum, muita vontade de aparecer e pouca visão do que pode ser efetivo.

sidney disse...

pois é, e olha que a maioria dos americanos dizem que no brazil cai muito aviao, tah ai o comentario para eles.

Anônimo disse...

É acredito que a SUPOSTA SUPERIORIEDADE deles esta indo por agua a baixo....ou nunca existiu... pois eles falam de armamento..mas NUNCA GANHARAM UMA GUERRA.. de SEGURANCA.. mas sao UNS VUNERAVEIS... Americanos.... falam mais doque cnceguem mostrar,...

Anônimo disse...

Se eu me engano esse avião da foto é um Brasília EMB-120

Anônimo disse...

que vergonha e os caras ainda metem o Brasil.
e o Boquita porque o Manu não esca como titular

Natal disse...

E o Boquita porque o manu não pôe ele como titular..KKKKKK, que vergonha em EUA, depois dissem que é só no Brasil

Anônimo disse...

Me admira o Yahoo colocar isso na página principal.

Anônimo disse...

Não é um Brasilia EMB-120, pois o Brasilia tem os estabilizadores trazeiros no alto do leme.

Anônimo disse...

Meus Amigos, aprendam, decorem, copiem para não esquecerem. Façam qualquer coisa. Mas não esqueçam: Os EUA, ou seja, os americanos do norte só têm PREPOTÊNCIA. muita prepotência. Antigamente tinha um ditado: "quem tem dinheiro e emorróida não fala que tem". Pois é, os americanos do norte são uma PRE-potência: só contam os créditos. Os débitos vazam.

Marcos Flávio Araújo Assunção disse...

E pior que como profissional da àrea eu asseguro... isso é só o começo. A cada dia que passa os ataques cibernéticos aumentam exponencialmente.

Anônimo disse...

Primeiro uns amigos meus diriam que eles usam um Sistema Operacional do "Tio BIll" (translation= Windows) e não Linux!
Segundo, por que se surpreender com o congresso americano dizendo isso se aceitamos na boa a Sra. Ministra Marta Suplicy dizer a respeito do caos aéreo: " Relaxa e goza!", o Sr. Dep. Fed. Sérgio Moraes ddeclarar " estou me lixando para a aopinião pública" e continuar como relator relator do processo aberto no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado mineiro Edmar Moreira (aquele do Castelo Maravilhoso!!!, e a última do Dep.Est. Fernando Ribas Carli Filho entava bêbado (o que matou os dois jovens e que tem 1km de multas de excesso de velocidade e sei lá mais o que) só que tem iminidade parlamentar para matar we não ser preso,,, E por aí vai!
Um email me chamou a atenção on de dizia: CADÊ O ARNALDO JABOR? ELE FOI SILEMCIADO POR ORDEM DO LULA!

Mas o presidente continua popular e fazendo campanha para a Sra. Ministra Dilma Rousseff e que não vai me surpreender se for eleita como 1ª presidente do Brasil e todos vão achar o máximo!

Hackers que invadem o sistema de vôo americano é nada! Temos HACKERS CONTRA A DEMOCRACIA públicos e notórios nas primeiras páginas dos principais jornais de todo o país e tudo é esquecido rapidamente...

Ainda bem que o presidente criou o Bolsa Família - que até morto pode receber porque ele pode feixar de herança afinal não é só para o titular morto é para a FAMÍLIA (brilhante esclarecimento) - e assim poderemos aos poucos procurar este programa tão bem sucedido e nos candidatar porque do jeito que a coisa vai a classe média que já ficou burra faz tempo vai virar pobre também e poderemos ficar felizes porque o Governo está fazendo suas "lam houses" populares onde não se paga para usar a internet " fabricando" mais alguns desempregados (os empresários domos de Lam Houses) e assim os HACKERS DA DEMOCRACIA vão derrubando o povo brasileiro e ficamos aqui indignados com os HACKERS QUE INVADEM O SISTEAM AÉREO AMERICANO!!!!

TRÊS VIVAS À ESTRELA VERMELHA!!!

Anônimo disse...

SEus IDIOTAS eh CRACKERS nao HACKERS...

Anônimo disse...

So tenho uma coisa a dizer:
Ronaldo...!

Norbert Heinz disse...

olá... gostei do blog, vou seguir e tmbm vou ajudar a divulgá-lo...
visitem meu blog...

abraço

Anônimo disse...

pilotado por muié...

Anônimo disse...

Fabricação brasileira...

Anônimo disse...

Escreve um post imbecil deste e quer comentário inteligente???
Ilustra o texto anti-amiricano com foto de avião com matricula russa e quer comentário inteligente?
Se eu fizesse um post imbecil destes, eu também me esconderia atrás de pseudônimo...
Qualquer computador pode ser invadido, e a tecnologia de defesa é modernizada a partir da descoberta de falhas, que na maioria das vezes só é descoberta após os ataques.
E o congresso não precisa divulgar o que estão fazendo. Sendo um país muito mais sério que o Brasil, certamente ESTÃO INVESTIGANDO e vão descobrir e punir os criminosos.
E a falha deles não justifica o caos aéreo brasileiro. Nem existe paralelo ou analogia. Nos EUA, os atrasos por birra dos controladores ou falta de equipamentos ainda não causou problemas crônicos como no Brasil.
Porque vc, autor do texto, não o deleta e se esconde na sua toca (já que se esconde atrás de um pseudônimo...)?
Mais cérebro, manos burrice por favor.

Filipe

Anônimo disse...

o certo seria "cracker" e não "hacker"... ateh minha mãe deve saber disso.[2]

A Voz do Além disse...

Primeiro, quando a hackers, crackers e todas essas denominações: não existe uma denominação correta, variando de situação para situação.

@Senhor Filipe: o texto não é anti-americano. Não falei mal do povo americano, como qualquer um que sabe ler deve ter percebido, e sim do governo e da administração aérea deles. O avião não é importante, e sim a situação.

Investigação? O primeiro ataque do gênero foi registrado há três anos. Sabe quantas pessoas foram presas? Nenhuma, pois nem conseguir identificar a origem da invasão eles conseguiram.

E não justifiquei uma crise com a outra. Só disse que coisas do gênero não são exclusivas do Brasil. Ponto!

Antes de latir asneiras, leia o que está escrito.

Anônimo disse...

Talvez a invasão foi feita por SQL Injection..
E como estão cansados de dizer.. por um CRACKER!!!
Parem de olhar o defeito dos outros e tentem enxergar o que está aí, na sua cara e no jornal de todo dia.. --'
o parlamento desse pais eh uma baderna!!

Anônimo disse...

Um grande palhaçada tudo isso sintema ultrapassado rsss.

Anônimo disse...

ENGENHEIRO DIZ :
ACHO QUE ESTÃO TENTANDO ARRANJAR MOTIVO PRA PROPRIA INEFICIENCIA.

Anônimo disse...

Nooooossaaaaaaa!!!!
Os americanos não são os mais espertos???
Os Estados unidos não é um país de 1° mundo???deixou uns hackerzinhos invadir o espaço aéreo rsrsrs
cade o presidente ? Os Presidentes são todos iguais....

Anônimo disse...

Minha avó faz um bolo de chocolate que é uma maravilha!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Estou espantado com a limpeza do canal de drenagem. Isso parece com Brasil?

Daniel disse...

Fala preis reiniciá o computadô que dá certo... sempre que meu pc trava, eu ligo pro meu tecnico e ele manda reiniciá que dá certin uai...

Thales B. Theodoro disse...

Sabemos que problemas existem em qualquer país. No Brasil o caos aéreo ainda ronda os aeroportos. Porém lá, diferentemente que aqui, não há politicagem, mentiras descaradas, descaso crônico, morosidade judicial, informações persistentemente desencontradas, disse me disses, demagogia barata, impunidade... Enfim, será que estamos imunes também a ataques de crakers & Cia. Ltda.também??? Aí, não seria mais CAOS aérea, mas INFERNO aéreo.

Anônimo disse...

sem comentários... ops, isso já é um comentário!

Hunter Of Sins disse...

E depois ainda reclamam do sistema aéreo do Brasil, por isso que temos mesmo que responder a qualquer ataque vindo desses Yankess metidos a besta e mandá-los literalmente pro lugar deles!! Como diz o Comandante Photero em "V de Vingança": Estados Ulcerados da Anusmérica!!

Anônimo disse...

Descontrolador de Vuelo:
Se Crakers, Hackers ou Cream Crakers, não importa. O legal é que a comparação aponta para uma denúncia de falta de investimento em segurança de vôo lá e cá. Entretanto, vale lembrar que os nossos Cream Crakers não têm a mesma sorte que os bolachinhas amerianos, haja vista não termos uma cobertura de espaço aéreo assistida por TI que nos permita o luxo de termos uma quebra de segurança. Temos que fazer muito pra interligar o nosso arcaico "Sistema de Monitoramento". A maior parte do nosso controle aéreo ainda é convencional, ou seja, prescinde, e muito, da TI como suporte de gestão.

Anônimo disse...

RONALDOOOOOO

Anônimo disse...

Pelo menos viram o erro e estão tentando corrigir....Aqui nem sabem qual é o erro ainda.....e isso já faz uma enorme diferença
Merci

Anônimo disse...

Isso não foi um problema de software, não.
Foi só um problema de política de segurança, mais especificamente, política de logins e senhas de usuários. Coisa de engenharia social; fácil como roubar doce de criança.

Anônimo disse...

A as criticas ao governo brasileiro sobre o tal Caos Aéreo não passou de peça política: no mesmo momento em que o avião da Tam caiu sobre o depósito da empresa e antes da perícia e da abertura caixa preta do avião, a mídia já estava pondo a culpa em Lula. Só faltraram dizer que ele estava pilotando o avião e pulou fora no último instante.

Nada se disse contra a Tam por estar operando um avião com defeito. A perícia mostrou que nada do que os acusadores apontavam aconteceu.

Anônimo disse...

intao e mais facil hackear o espaço aereo do que o orkut!!!isso e muito pirigoso qualquer dia os hacker vão causar uma guerra mundial,vai que algun desses racker conseguen passar a informaçao errada para um piloto jogar missil no Brasil.....pelomenos a pagina do orkut e criptografada e o sistema areo sera q é??????devia ser.é a coisa mais sigura do mundo.

Anônimo disse...

A DIFERENÇA AQUI, NO BRASIL,É QUE OS CRAKER´S SÃO OS PRÓPRIOS COMANDANTES (FAB). SÃO ELES QUE ESTÃO ACABANDO E IRÁ ACABAR COM O TRÁFEGO AÉREO BRASILEIRO. TUDO EM SILÊNCIO PARA QUE O POVO DE MEMÓRIA CURTA CAIA NA LADAINHA DELES.

Anônimo disse...

controlador de voo:
não tem como comparar o sistema de tráfego aéreo americano com o nosso. Um sistema tão complexo como este não se fala somente de TI, fala-se de seriedade das autoridades que administram a formação de novos controladores, condições de trabalho etc. Só pode falar de tráfego no Brasil quem realmente está lá dentro e vê diariamente os erros que são gritantes e que são escondidos por um posto de um oficial general e/ou por uma farda.
Infelizmente no nosso país as coisas são assim. Dizem que fazemos birra, somos bandidos, grevistas e muitas outras coisas que um dia tenho certeza que virá a tona. Enquanto esse dia não chega, peço à Deus que outro acidente como o do gol 1907 não aconteça, pois na verdade a FAB não quer abrir mão do tráfego aéreo no Brasil porque gera para ela MILHÕES de reais e vocês nunca verão um brigadeiro da dizer que realmente a Fab teve culpa pelo acidente do Gol 1907, pois ele estaria assinando um atestado de incompetência...lembrem-se quem trabalha lá dentro conhece toda a verdade.

Anônimo disse...

Meu...voceis que escreveram esse artigo, sao no
minimo incultos....so falam bobagem...e como a
Yahoo ainda coloca na sua pagina tais assuntos.
hacker?????ahahahahahahah.......
s.paulo recebe 80 voos internacionais/dia, voce
sabia que chigago recebe mais de 1000/dia...miami
dallas,atlanta,new york,lax,newark,....e vai uma
lista de uns 80, x 1000 ou mais/dia...ate mais/joao

Anônimo disse...

O sistema aéreo brasileiro não é seguro, a facilidade de invadir é tão fácil quanto qualquer rádio pirata que faz os pilotos de BOINGs ouvirem funk enquanto voam com centenas de passageiros; a única diferença é que não é deixado nenhum vestígio e não há divulgação.
Outro dia o ORKUT foi invadido e mudaram o logo para YOGURT, e a FAB como seria? h@ck3rsLISARB

Anônimo disse...

Favor referir-se ao termo Cracker para direcionar-se a pessoas cujas inteções são maldosas.
Hackers são boas pessoas que ajudam e compartilham.
Crackers so buscam fama e beneficio próprio.

Obrigado

Anônimo disse...

Alguém sabe que avião é esse. pensei q fosse um Brasília mas realmente o estabilizador tá em baixo. será um Bandeirante? acho grande demais pra ser.

Thiago Fernando disse...

Pessoal por favor!
Por favor!
Por favor!

Fechem os comentários anônimos. Esse kra ai da me dando nos nervos. Ele acha que é um astro.
Não estou conseguindo ler os comentários inteligentes.

Anônimo disse...

Digam o que quiserem sobre o Controle de tráfego aéreo americano. A verdade eh que, mesmo com todas as deficiências que o sistema possa ter, O sistema deles ainda eh INFINITAMENTE melhor que o brasileiro. Eu sou piloto e sei o que estou dizendo. O sistema deles é operado por especialistas. O nosso é regido por militantes de partidos políticos. Lamentável. E o que o nosso governo entende por reforma na infra estrutura aeronáutica é instalar McDonalds em terminal de passageiro.

Anônimo disse...

Sinceramente, cada bobagem escrita aqui que doi!!! Ressalvo porém, os dois ANÔNIMOS pelo excelente e inteligente comentário! Não há como comparar o sistema de tráfego aéreo brasileiro c/ o americano!!! Fui lá tres vezes, fiquei ao todo 180 dias e só voltei impressionada com a organização, competência e dedicação que os americanos têm no país deles; que naõ é nosso caso e nunca vai ser!

Anônimo disse...

foi mostrado inumeras invasões, mas não falaram de nenhum acidente ocasionado por causa dos hackers. eles invadem até a NASA (os brasileiros já fizeram isso), pq não vão invadir uma torre de comunicação de um aeroporto? se os terroristas sobessem disso não fariam o maior dos esforços (que tambem não deve ter sido tanto) para entrar em um avião, dominado e derrubar ele. fariam tudo isso por um computador. ou será que se fosse assim os ataques ficaria em nome dos hackers e não do Bin Laden?

Gabriel

Anônimo disse...

Conversa pra boi dormir essa hei meu irmão? Pelamordedeus...

Thiago Fernando disse...

aff......... acho que esse cara tem múltipla personalidade, alguma esquizofrenia, ou melhor uma insanidade compulsiva grave.

Só pode.

Toni disse...

Haha, ninguém pensou na atual temporada de 24 Horas?

Anônimo disse...

EUA uma potencia falida!!!

Anônimo disse...

If you want to study masters in UX design india. Join subhe online courses in hindi. In this program, you will learn from the basics to advanced design like Color theory, Topology, Typography, etc. Get to learn UI and UX graphic design classes training from highly experienced faculty which is an amazing way to gain practical as well as theoretical knowledge.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo