quinta-feira, 28 de maio de 2009

Avatar Voz do Além

Os dez maiores ditadores da atualidade

 

robert-mugabe-2

Democracia. A palavrinha que os ocidentais adoram repetir para os quatro ventos, é sumariamente ignorada em diversos países. E os caras que comandam práticas muitas vezes condenáveis  - e se mantém no poder através de ditaduras - são listados anualmente pela revista Parade (infelizmente não conseguir descobrir os critérios usados por eles). Esse ano, o título vai para Robert Mungabe, há 29 anos mandando no Zimbábue. Os motivos não são difíceis de descobrir: 85% da população desempregada, e inflação passando dos – se sente, antes de lerem - 89 sextilhões por cento (sim, existem notas de 500 quatrilhões de zimbabuanos)!!!

Fora esse maldição financeira – que faria Sarney ficar com inveja – o país ainda viu 5.000 opositores políticos de Mungabe sendo torturados, ou simplesmente desaparecendo; e mais 3.800 mortos por causa de cólera.

Além desse incontestável campeão, em segundo lugar surge outro sanguinário africano: Omar al-Bashir, do Sudão. Ele é outro ditador realmente com o estilo clássico da África: extermínio, limpeza étnica, corrupção extrema, e outras coisas que não ajudam em seu currículo de ditador e não o tornam nada popular entre os seus (por que serão que os EUA não dão um passeio por lá, já que são a Polícia do Mundo?).

Daí pra baixo a lista prossegue:

3.  Kim Jong-Il, Coréia do Norte
4. Than Shwe, Mianmar
5.  Rei Abdullah, Arábia Saudita
6. Hu Jintao, China
7.  Sayyid Ali Khamenei, Irã
8.  Isayas Afewerki, Eritréia
9.  Gurbanguly Berdymuhammedov, Turcomenistão
10.  Muammar al-Kadafi, Líbia

A lista ainda contempla outros dez com menções honrosas. São os que estão almejando integrar o Top 10, pode-se dizer:

11 Islam Karimov, Uzbequistão
12 Bashar al-Assad, Síria
13 Raúl Castro, Cuba
14 Teodoro Obiang Nguema, Guiné Equatorial 
15 Aleksandr Lukashenko, Belarus
16 Meles Zenawi, Etiópia
17 Idriss Déby, Chade
18 King Mswati III, Suazilândia
19 Paul Biya, Camarões
20 Hosni Mubarak, Egito

Como vemos, a África leva fácil o posto de continente das ditaduras (Inglaterra e França, satisfeitas?), mas tem gente na Europa que ganhou uma mençãozinha. E nessa lista tem de tudo: desde gente que pode ser fuzilada a qualquer instante, como Paul Biya, até alguns que provavelmente vão morrer no cargo, como Bashar al-Assad, Ali Khamenei e Muamar al-Kadafi.

O engraçado é a forma como são vistos os ditadores no mundo variam muito. Enquanto Hu Jintao só é molestado quando monges tibetanos protestam com toda a razão deles, outros são incomodados constantemente, como Aleksandr Lukashenko, unicamente por estar na Europa. Islam Karimov, por exemplo, já foi apoiado pelos americanos, que faziam vista grossa ao seu regime pelo fato dele ceder local para bases aéreas dos EUA. Ele colocou a mão no dinheiro e voltou atrás… e passou a ser perseguido.

É interessante como as próprias nações democráticas, às vezes, fazem uso de ditadores. E logo depois enchem o peito para condena-los. Resumindo: os dois estão errados!

 

[Via Pedro Doria]

19 Comentaram...

Aleatório disse...

Eu adoro os post's sobre geopolítica
o//
Se o mundo dos games falir eu acho que trabalharei com isso xD

Muito bom o post, eu achei essas listas muito interessantes, e também não sabia que existia o número 89 sextilhões eaehaiuaehiueheauie
xD

Att.

João Lucas Scharf, o Aleatório

Anônimo disse...

Eu acho que a Democracia não funciona. É lenta e extremamente suscetível (para não dizer totalmente sujeita) aos interesses das grandes corporações e grupos econômicos. O poder nunca emana do povo, esta é que é a grande verdade...

[]'s
Compulsivo

Dudu Deitos disse...

Cade o Idi Amin???
Meu caro, os EUA nao sao a policia do mundo, senao os sabotadores...a Africa tá toda lascada assim por culpa do governo americano q pos ditadores a frente desses paises(q tal como fez na America Latina no passado).
Duvida? Assista ao controvertido e premiado documentario ao estilo de Michael Moore q fala sobre a influencia americana na Libia e resto da Africa, verá de maneira clara quem sao os "policiais do mundo"...Nao morra sem ver isto!!!

Anônimo disse...

Faltou também mencionar os ditadores "wannabe" da América do Sul seguidores do Fidel (Chávez, Evil Morales, ...)

http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/1571247/South-America-is-sliding-into-dictatorship.html

A Voz do Além disse...

@Compulsivo Democracia é FAIL. Mas realmente os ocidentais só sabem viver assim, achando que mandam em alguma coisa. Enquanto isso, os endinheiros colocam o rabo no poder e não saem mais.

@Dudu Deitos Idi Amin já morreu têm seis anos. A lista de 2009. E a Polícia do Mundo foi ironia, uma alusão a Team America.

@Anônimo Tecnicamente Hugo Chávez, Evo Moralez... não são ditadores. Eles foram eleitos, e ainda têm poderes fiscalizando-os (o mandato de Chavez foi aprovado por referendos). Por esse motivo eles não estão lista!

Raphael Tsavkko Garcia disse...

O único detalhe que parece ter passado despercebido é, em teoria, Abdullah não pode ser "ditador". Ele é Rei. Está no poder de forma perpétua não por ter tomado o poder com sangue e etc mas por ter nascido com um título que lhe confere poderes vitalícios.

Claro, a maior parte dos reis de hoje são mera aparência, resquícios mas mesmo assim, não vejo Abdullah muito pior (nem de longe) que o Rei da Arábia Saudita, esse sim, deveria figurar na lista como um verdadeiro déspota.

Anônimo disse...

Oi Voz,

Por isso eu coloquei o "wannabe". E por coincidência, dá uma olhada na notícia que acabou de sair:
Vargas Llosa: Com Chávez, Venezuela ruma à ditadura
http://br.noticias.yahoo.com/s/28052009/25/mundo-vargas-llosa-chavez-venezuela-ruma.html

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Anônimo, sobre o Llosa e Venezuela: http://tsavkko.blogspot.com/2009/05/o-merecido-tratamento-dado-vargas-llosa.html

Anônimo disse...

Faltou o "ungido" Lulla, o reizinho da Bananalândia...o país dos trouxas.

Anônimo disse...

Hey, o do Irã não seria o tal Mahmoud Ahmadinejad?

Btw, eu colocaria o Kim Jong Il em primeiro lugar, eu tenho MEDO daquele louco... e ao mesmo tempo repulsa, pela forma que ele deixa o povo dele na merda, enquanto gasta mais de 40% do orçamento do país com militarismo e mantém pra si mesmo uma coleção cara de filmes e bebidas.

Os irmãos Castro são outra bosta.... aliás, nenhuma ditadura presta, as ditaduras COMUNISTAS prestam menos ainda.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Não sei porque as Comunistas seriam piores... Ditadura é ditadura.

Anônimo disse...

Só uma correçãozinha, pra fazer lá no começo do post:

"infelizmente não CONSEGUI descobrir os critérios usados por eles"

Abraço e sucesso!

Anônimo disse...

Salsicha, vai ler um livro de História ou Geopolítica, pois te falta informações (que não as da internet e mídia de massa nacional) para poder discutir seriamente esse assunto tão importante.

sergio disse...

Este post é um a ****, só tem esse bando de retardado, analfabetos em ciências sociais e que se acham no direito de criticar aquilo que não conhecem. Parem de relinchar!!!

Anônimo disse...

e o lula que não tem ninguém para fiscalizar.
como fica ????

IRAO_MAIDEN disse...

Temos que englobar nesta lista o Brasil onde o governo da comida e povo reelege quem o governante quer, onde a violência e o uso de drogas aumenta a cada dia, onde as pesquisas do IBGE tem a obrigação de passar na Casa Civil primeiro, se for desfavorável ao Governo eles não deixam divulgar, onde os trabalhadores são escravos dos impostos: 73 impostos, esta semana a nova presidente pediu para voltar a CPMF, aumentar a IOF e IPI, além dois novos impostos: sobre transação em cartão de crédito, cartão de credito e de cartão magnético.

Unknown disse...

A minha loucura

Patenteai a minha loucura,
quando já não tinha cura
exibe a verdade,
no meio da vaidade da idade
tudo terminou em loucura.
Me fiz num animal de rua… a ditadura é uma loucura... eu também em Angola vivo numa ditadura terrivel

Unknown disse...

A minha loucura

Patenteai a minha loucura,
quando já não tinha cura
exibe a verdade,
no meio da vaidade da idade
tudo terminou em loucura.
Me fiz num animal de rua… a ditadura é uma loucura... vivo num país também com ditadura a muitos anos´este país é Angola

Anônimo disse...

eu sou do vale onde divide a mariental e o feixo, ou seja rio das roças do sul
meu nome e joao barroso pai do keio dono de um abatedorou no centro de mariental

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo