segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Avatar Voz do Além

Reddit chuta os bagos da Condé Nast e mantém anúncios maconheiros

 

image

O Reddit, junto com o Slashdot, é o mais popular site geek de notícias funcionando nos moldes sociais. É uma mistura de Digg, com um fórum aberto, e tem uma série de discussões muito interessantes, com usuários bem ativos. Um ano depois de ser fundado, em 2005, o Reddit foi comprado pela Condé Nast - uma espécie de editora Abril dos EUA (na verdade é o inverso, mas tudo bem) - que manteve sua política de deixar os sites de sua rede mais ou menos livres - como acontece com o site da Wired e o Ars Technica. MAS a Condé Nast, após uma reunião de sua alta cúpula, decidiu que o Reddit não poderia vender anúncios para a Just Say Now, que apóia a Prop 19, uma proposta para o governo da Califórnia legalizar a maconha - o que financeiramente seria muito benéfica para o estado, gerando mais de 2,5 bilhões de dólares, tanto em impostos, quanto em economia no combate a produção da erva.  E e essa proibição não foi só porque os anúncios da empresa têm o desenho da maconha, TODOS os outros anúncios deles foram proibidos, mesmo que só tivessem Just Say Now escrito em Times New Roman.

Os administradores do Reddit tentaram negociar, reclamaram que a medida era invasiva, e que no fim das contas, era só publicidade, seria benéfico para ambos. A Condé Nast bateu o pé, por pura politicagem. A decisão do Reddit? Como o comunicado da empresa controladora deles os impedia de vender anúncios, eles simplesmente passaram a exibi-los grátis. “Desde que nós não estamos autorizados a nos beneficiar financeiramente, o reddit está veiculando os anúncios de forma gratuita agora”, disseram os administradores do site.

As discussões estão indo do céu ao inferno entre os usuários. Enquanto alguns pedem a demissão da direção do Reddit, um outro diz que fará doações para o site, após revelar que possui uma vó com artrite aguda que só tem suas dores aliviadas após fumar maconha; outros ainda falam que se tornaram ainda mais fã deles. Acompanhe-as AQUI (2).

Creio ser o assunto delicado, os administradores do site fizeram o que acharam certo, mesmo colocando em risco seus empregos. Puseram suas idéias acima de compensações financeiras, e isso pra mim, independente de ideologia, é o mais importante; manter a opinião e posição. Quanto a legalização da maconha, sou extremamente a favor (junto com algumas outras drogas), por uma série de motivos. Mas em outro momento discuto o assunto…

 

[Via Valleywag]

2 Comentaram...

Vinicius Cabral disse...

"COLHÕES": quando o assunto é dinheiro, poucos realmente os tem.

Independente da discussão anti ou pró drogas (dorgas!), o que importa é manter a opinião...

Fábio Oliveira disse...

Concordo plenamente. A liberdade para expressar opniões é o pilar de uma sociedade livre. Qualquer atitude que vá de encontro a isso transpoe o campo da batalha de idéias e transforma-se num atentado à sociedade.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo