terça-feira, 10 de agosto de 2010

Avatar Felipe

New Super Mario Bros Wii

mario_bros_1

Quem tem mais de 20 anos, com certeza se lembra daquela época em que os jogos de videogame não eram feitos necessariamente para serem zerados. Muitos jogos eram curtos e compensavam isso com uma dificuldade extrema, que fazia o jogador ficar feliz simplesmente por passar para a segunda fase. Mega Man 2, por exemplo, era um jogo que separava os meninos dos homens. Para os que sentem saudades desses jogos torturantes viciantes, o Nintendo Wii possui New Super Mario Bros Wii.

Até hoje, ainda tem gente que insiste em afirmar que o Wii é um videogame infantil ou para o público casual, mas o fato é que o remake do primeiro game do encanador bigodudo é mais hardcore que muito jogo adulto por aí. É claro que, numa primeira olhada, Super Mario Bros pode parecer infantil por causa dos gráficos, mas basta começar a jogar para perceber o nível de desafio absurdo do jogo. Chegar ao final das fases sem perder nenhuma vida já é uma coisa complicada, mas para os jogadores que resolverem pegar todas as moedas especiais, essa tarefa torna-se praticamente impossível. O jogo conta, inclusive, com uma opção que faz com que o computador passe a fase por você, caso você morra oito vezes em um mesmo lugar (eu considero isso uma opção para os fracos).

Além da melhora nos gráficos, New Super Mario Bros Wii traz algumas novidades com relação à versão de Nintendinho. Agora, além da flor vermelha, temos a flor azul, que faz com que Mario atire bolas de gelo; o mini-cogumelo, que tem o efeito de deixar o encanador menor do que o normal, permitindo que ele ande sobre a água. Entre as novidades no vestuário, ainda temos o capacete com hélice e a roupa de pinguim. Fora as novas roupas, Mario também possui novos movimentos, como o pulo giratório ou deslizar nas paredes pegando impulso para outra parede, no melhor estilo Mega Man.

Apesar de ser um remake do primeiro game do Mario, ele possui elementos de outros jogos da série. A tela do mapa, por exemplo, lembra a de Super Mario 3, com a escolha de fases, o navio voador que carrega os chefes e a tela de escolha de poderes. De Super Mario World, temos o Yoshi, Yoshis na verdade, já que ele aparece em várias cores dependendo do número de jogadores. Do primeiro Mario Bros mesmo veio o design das fases, além da bandeira e do castelinho ao final dos estágios.

mario_bros_6 mario_bros_5

Jogar sozinho já extremamente divertido e desafiador, mas é no modo multiplayer (para até 4 jogadores simultâneos) que está grande parte da graça de New Super Mario Bros Wii. São três modos de jogo: Cooperativo, Free-For-All e Battle for Coins. O primeiro é aquele clássico onde os jogadores se ajudam (às vezes mais se atrapalham do que ajudam) para chegar ao final do game, nenhum mistério aqui. Em Free-For-All, os jogadores escolhem uma fase e, ao final dela, aparece uma tabela mostrando quem conseguiu mais moedas e matou mais inimigos, vencendo quem tiver mais pontos. Já em Battle for Coins, vence o jogador que conseguir pegar mais moedas na fase, novamente escolhida pelos jogadores. As partidas multiplayer rendem boas risadas, uma vez que, mesmo no modo cooperativo, é possível um personagem matar o outro ou atrapalhar em alguma coisa. Não é raro alguém tentar um salto difícil e ser atrapalhado por outro jogador bem na hora H. O único defeito do multiplayer é a falta de algum modo de jogo online.

A jogabilidade também é a mesma da era 8 bits, com o wiimote sendo utilizado na posição do joystick do Nintendinho, usando o botão 1 para correr e o botão 2 para os pulos. A diferença fica por conta do sensor de movimento do Wii. Para pegar um casco, por exemplo, o jogador deve chacoalhar o wiimote. Em certas fases existem também algumas plataformas que são ativadas conforme o jogador gira o controle, como se fosse uma alavanca. O ponto negativo é que os controles estão muito sensíveis, às vezes eu me mexia um pouco na cadeira e o jogo já captava o movimento do wiimote, atrapalhando algumas jogadas. Já no quesito som, não há muitas novidades. A maioria das músicas e efeitos sonoros continuam os mesmos, como o já clássico barulhinho de quando Mario pega um cogumelo.

mario_bros_2 

Apesar da aparência infantil, New Super Mario Bros Wii é um jogo que tem tudo para agradar aos jogadores mais velhos e saudosistas. Não só por ser uma espécie de homenagem a todos os jogos de Mario em 8 bits, mas também por sua dificuldade extrema , que pode acabar frustrando jogadores menos experientes. Além disso, é mais um daqueles jogos de Wii que trazem de volta a diversão que é reunir os amigos para jogar.

 

Nota: 9,5

3 Comentaram...

Barangurte disse...

esse jogo é muito caótico...
sou meganoob em Mario, mas esse é dos infernos!

Unknown disse...

Gostei bastante! Gráficos ótimos, novidades legais (o da flor azul que permite atirar gelo, por exemplo), enfim...promete!!!

Unknown disse...

Que bom que o pessoal do NSN tem alguém pra cobrir os jogos de console, já que eu não tenho muito acesso aos mesmos. Joguei um pouco desse Mario e na minha opinião, é muito melhor que os Galaxies, por ser old-school e me lembrar da época do Super NES. Muito legal.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo