sábado, 7 de agosto de 2010

Avatar FiliPêra

A Cultura é o Seu Sistema Operacional

 

O vídeo acima é uma constatação muito interessante de como a cultura e a sociedade podem ser fatores que castram o modo como toda uma população pensa. A palestra é de Terence McKenna, um mais-que-conhecido botânico americano que passou décadas estudando a interação de humanos com alteradores de consciência. A metáfora de cultura com os software-base dos computadores é nada menos que genial, e mostra muito bem como o comportamento humano é um pouco mais complexo do que alguns religiosos teimam em dizer.

Veja, só isso (deixa Eu me aprofundar um pouco mais em Psicologia Social que escrevo sobre o assunto)!

 

Agradecimentos ao Joe, The Eagle pela tradução.

3 Comentaram...

Daniella L disse...

Legal o vídeo, interessante o que ele diz. Mas se todo mundo passasse a usar esses psico-sei-lá-o-que, seríamos uma geraçaõ de retardados.
Tudo bem "apagar" algumas coisas impostas pela cultura do meio, e tal. Mas usando essas coisas, iriamos acabar apagando todo o conhecimento de coisas relevantes que adquirimos durante a vida.
Não sei se eu concordo com ele...

Rápido disse...

Muito boa reflexão. Tenho lido bastante da obra do Krishnamurti e este vídeo é bastante parecido com o que ele fala. A metáfora do sistema operacional na nossa cachola foi uma ótima sacada.

vander disse...

creio que ele não teve a intenção de dizer para todo mundo sair usando essas substancias a torto e direito, isso seria uma atitude hippie das mais babacas, mas sim que essas plantas quando usadas com sabedoria tem o poder de expandir a conciencia a niveis inimaginaveis pelo homem comum, oque pode causar serios danos a quem nao estiver preparado, essa expansão seria a propria limpeza que ele se refere, como subir numa montanha e ver as coisas por cima, uma mudança de perspectiva, porem essa não é a unica forma..

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo