segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Avatar Voz do Além

Os cartões de pânico da internet

 image

Sabe aquele lance de que a internet não tem dono, não tem sistema de segurança? É mentira! Bom, mais ou menos. Com tantos dados vitais e importantíssimos contidos nela, é natural que se tenha uma espécie de descarga pra jogar os problemas fora e iniciar tudo outra vez. A idéia é impedir que algum ataque coordenado impeça que o DNSSEC - criptografia que controla o sistema de domínios - seja exposto ou danificado. Caso isso ocorra, você nunca saberia se, ao digitar http://www.nerdssomosnozes.com/ no seu navegador, seria apontado para cá... ou para um site qualquer.

O sistema é controlado pela ONG que, mais ou menos regula a internet: a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN). Caso ocorra esse evento digitalmente cataclísmico que todos temem, o sistema funciona da seguinte maneira: cinco das sete pessoas iluminadas que possuem os smart cards ultra-secretos que controlam o juízo final internético, precisam ir até uma base americana e reiniciarem tudo - o que deixaria a internet parada por no máximo 24 horas até tudo se propagar de novo, acredito. Esses caras estão na Grã-Bretanha, EUA, Burkina Faso, Trinidad e Tobago, Canadá, China e República Tcheca, o que deve dar umas boas milhas pra empresa que vai pagar as passagens de avião deles - se é que eles vão conseguir pegar algum avião com o DNS de todos os bugados.

Quanto tempo pra esse tema virar livro de Dan Brown?

 

PS: Isso me lembrou O Senhor dos Anéis, mas nós não somos anões para termos só sete anéis smart cards!

PS 2: Sem preconceito, mas Burkina Faso não parece muito seguro!

PS 3: Caso não saiba o que é DNS, leia isso AQUI.

 

[Via Guardian e PopSci]

3 Comentaram...

Vinicius Cabral disse...

#MEDO! O_o

Panthro disse...

Isso me lembrou tanto aquele episódio de IT Crowd que eles diziam que a internet era uma caixa preta com uma luzinha vermelha piscando...

Unknown disse...

O protocolo DNSSEC está apenas começando a ser usado. Hoje em dia ainda se usa DNS, que não tem segurança alguma.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo