sábado, 11 de julho de 2009

Avatar Voz do Além

A primeira usina nuclear do mundo - que ainda está ativa

 

1_007

Pelo que consta em diversos relatos históricos que já li, foram os alemães os que tiveram as pesquisas mais avançadas na área nuclear em sua época. Mas Hitler não confiava nesse tipo de coisa - só em tanques, fuzis e aviões - e a massa científica acabou saindo do país. Bom, o resto é história. Os EUA criaram o Projeto Manhattan e despejaram suas bombas sobre o Japão, e o mundo se viu mergulhado na Guerra Fria e a corrida nuclear.

Como vantagem (ou quase isso, já que energia nuclear é a mais perigosa de todas) surgiram as usinas nucleares, que hoje são responsáveis por cerca de 17% da energia gerada no mundo.

O que poucos sabem é que a primeira Usina Nuclear do Mundo - chamada oficialmente de Primeira Central Nuclear - foi inaugurada na União Soviética, no dia 27 de junho de 1954, com uma potência de 5000 kW. Como de praxe, foi tudo feito no mais absoluto sigilo. Nem mesmo os trabalhadores, de técnico pra baixo, sabiam o que estavam fazendo.

O nome do reator principal era The Peaceful Atom, e o conjunto da obra demorou o tempo recorde de três anos para ficar pronto (não me pergunte quantos Stalin matou no processo).

 

1_009 1_015 1_017 1_027 1_003 1 1_002 1_030 1_001

[Via English Russia]

2 Comentaram...

Anônimo disse...

Bom, na verdade o reator deve ter sido chamado não de The Peaceful Atom, mas de alguma coisa em russo que, traduzida, fosse O Átomo Pacífico... Difícil acreditar que o nome original estivesse em inglês!

Anônimo disse...

saberiam me imformar quem foi q por acaso descobriu a primeira reação quimica nuclear???

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo