quinta-feira, 9 de julho de 2009

Avatar Voz do Além

Caças russos stealth destruidores

 

SU_PAKFA_pic_9

Quando se pensa em aviões de caça, logo vêm a mente, um monte de aviões americanos, como o F-15, devidamente imortalizado no cinema e na literatura. Após a chegada da década 00, entrou em voga o conceito de stealth, o que basicamente torna aviões de caça (ou bombardeiros, como o B-2) invisíveis ao radar (mas não se engane, ele já existia faz tempo, só que era menos divulgado do que no momento).

Mas, e os russos? Pouco ou nada se ouve falar de seus aviões após o pop star MiG-29 chegar às linhas de produção. O motivo é um só: o campo militar para os russos é completamente secreto, e isso não mudou com a queda da União Soviética. Bem da verdade é que existe um programa secreto do governo russo - intitulado Pak-fa T-50, que significa Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Frontovoi Aviatsyi, ou seja Futuro Complexo Aéreo para as Forças Aéreas Tácticas - que está criando a nova geração da aviação militar do país, grande parte dela stealth. O programa é liderado pela melhor fábrica russa, a Sukhoi, e a idéia é a substituição dos MiG-29 e dos Sukhoi, além de fazer frente aos badalados F-22 e F-35. O detalhe é que o Brasil estava no programa como parceiro internacional, mas desistiu, pois os russos não fariam repasse de tecnologia (vão pesquisar, brasileiros), apenas entregariam os aviões.

Bom, fora isso e alguns outros detalhes, o resto do programa é totalmente desconhecido. As especulações quanto a capacidade dos aviões são baseadas nos melhores caças russos do momento: o Su-35 e o Su-37 (para se ter uma idéia de como os projetos militares são avançados, esses aviões ainda entraram em serviço no fim do ano, de acordo com as previsões do Ministério da Defesa Russo). Eles constituíram grande avanço no estilo russo de construir aviões, que eram bastante dependentes de potentes radares de estações terrestres, e dificilmente podiam operar a noite.

Com o Su-37, a coisa avançou (também, foram mais de 20 anos de pesquisas e projetos). Basta dizer que ele foi o primeiro avião com turbinas de empuxo vetorado do mundo (cada turbina pode ser controlada independentemente uma da outra, resultado em grande manobrabilidade, como voar para frente com o bico apontado para cima), radar de alcance de mais de 360 Km tanto para alvos aéreos quanto terrestres, e com capacidade de monitorar até 20 deles e atacar 8, tudo ao mesmo tempo. Fora isso ele atira mísseis para trás, guiados por uma radar N012, com alcance de 80 Km, aliado a um sistema que detecta alvos a 45º do bico da aeronave a mais de 100 Km. Em resumo: não dá para pegar um desses desprevenido.

Agora imagine o seguinte: o Su-37, que é considerado um dos melhores caças da atualidade, já tem quatro anos desde que ficou pronto, estando agora sob intensos testes e início de produção… e são inferiores a toda a quinta geração de caças russos, que deve incluir os novos Sukhoi, novos MiGs, os novos bombardeiros táticos Yakovlev, e os bombardeiros estratégicos Tupolev.

Mas, especular mais que isso é partir para absurdos, o lance é esperar até algum dia entre 2012 ou 2015 (isso se nosso mundo não entrar em colapso) e ver o que os russos vão aprontar. Antes disso, fique com as artes feitas pelo designer russo Aleksander Dultsev. É bonito demais…

 

SU_PAKFA_pic_7 SU_PAKFA_pic_8 SU_PAKFA_pic_6 SU_PAKFA_pic_5 SU_PAKFA_pic_3 SU_PAKFA_pic_2 SU_PAKFA_pic_4

Duler  [Via Gizmodo]

122 Comentaram...

Anônimo disse...

Tem tantos erros nesse artigo que eu nem sei por onde começo.
Pra começar especula-se que PAK-FA vai integrar tecnologias do Berkut juntamente com o MIG 1.44.
Outro ponto, o Terminator não saiu do papel e foi abandonado em 1996.
Faça uma pesquisa antes de sair postando qualquer baboseira por ai.

Anônimo disse...

Ótima notícia para aficcionados em super aviões militares. Opinão sobre o avião: Uma cópia muito mal feita do F-22. Pois a propulsão não são direcionáveis que nem do F-22. A economia de combustível do Pak Fa fica para trás. Só a parte ruim é que os brasileiros só tem aviões sucatas como os Mirage e os F-5. Se os militares brasileiros quiserem avançar nos "ares", é só fazer igual os russos. Copiar e tentar melhorar os modelos com a tecnologia que tem em mãos. Porque já não é de hoje que os russos fazem cópias parecidas de projetos militares como os mig 31 entre F-15 entre outros como os mig 29 entre o F-18. Sei lá eu quem copiou de quem. Talvez deja ao contrário quem sabe... risos... Ah, se os brasileiros precisarem de designer pra aviões militares é só falarem comigo!

Anônimo disse...

Quando que a humanidade vai para pra pensar no seu proximo, cuidar de coisas mais importantes que não seja destruir alguma coisa....

Anônimo disse...

que decada 00 é essa?

Anônimo disse...

fake

Anônimo disse...

Oi sou o numero um em pilotar esses tipos de aéronaves pelo controle remoto estou a disposição para mostrar o estrago que sou capaz de fazer, meu e-mail é marcos1610@yahoo.com.br ou aladimturismo@hotmail.com que venha os russos ou os americanos...!

Anônimo disse...

Os americanos investe 40% do PIB bélico mundial. Quem fará oposição a Eles? Somente um consórcio de nações.
O Brasil tem que ser comparado com a america latina. Realmente as aeronaves operacionais são superiores, mas temos a terceira maior industria de aviação comercial do mundo, o que, nos deixa em situação EXTREMAMENTE vantagiosa frente os hermanos.

Anônimo disse...

Eu tenho um avião no video game!

Anônimo disse...

comunista bom é comunista morto...
podia doar 10000 desses pro brasil q essa é minha opnião, malandro...
além do mais, UNCLE SAM RULES!!!
huahuahuahua!!!

YuH disse...

um desse na minha maao! eu ia brincar bastante.

Anônimo disse...

Lula é comunista!... Dilma ídem, o prefeito da minha cidade "Mogi das Cruzes" também. Se esse aviãozinho voar por aqui fazendo testes. Pode deixar que mando pro chão. Idem pro F-22. Pois defendo o Brasil de pé, sentado e deitado... hihihi. Ah, nem precisamos dos enferrujados Mirage, F-5, "2" helicopteros Blackhawk, "1" Puma, e navios da 2º guerra mundial que só tem esses no nosso Brasil. Apesar de que tudo foi usado na 2º guerra mundial... ahaahaha

Shadow disse...

Simplesmente cola do F-22... Comparem o modelo lembra de mais.

Anônimo disse...

os super "Tucanos" vai derrubar esse Pak Fa se chegar perto do Brasil!!

Anônimo disse...

o louco meu....esse negocio de avioes e muito doido , esse governantes podiam ao inves de fabricar avioes de guerra ajudar a humanidade pois nos estamos a beira de um colapso, pois niguem respeita ninguem mais , so queria um mundo melhor principalmente aqui no nosso brasil , a cultura, a educação sao deixadas pra traz e ficam imventando pro coitado que as escolas publicas sao boas , entao pra que cota para negros ou de baixa renda de uma escola com dignidade e vamos ser iguais uns com outro ......e assim vai..... ate a proxima

Anônimo disse...

Os americanos se julgam os maiorais, mas os russos escondem o jogo, eles têm vários ases no baralho. Com muito menos recursos e imensa capacidade de engenharia, conseguem bater os EUA, tenho certeza disso. Quero dizer, se algum dia esse confronto acontecer, não vai sobrar ninguém, mas os americanos não vão sobreviver pra contar vantagem...rsrs

Anônimo disse...

Se o Exercíto Brasileiro olhar para os milhares de engenheiros e designers que exitem por aqui daria para humilhar os russos e os americanos, o que não acontece . Os militares só querem encher os seus bolsos de dinheiro com os seus salários etc etc.

Os brasileiros tem condições de montar um caça decente (não estas merdas que Mirage E F-5 e AMX )Invista pesado nisso chame os engenheiros e fanáticos por aviação militar e verá os resultados.

Anônimo disse...

Meu o post eh fake isso eh fato, mas, dele podemos tirar mta coisa verdadeira como o fato dos Russos terem os melhor fighters e bombers do mundo, a Serie Sukhoi com o Berkut q possui flechamento invertido (asas viradas ao contrario) possui umas das melhores manobrabilidades, se comparado ao F-22, podemos deixar o F-22 como apenas um brinquedinho americano e existe um projeto para promover o Berkut com flechamento invertido e motor vetorado.

Isso o tornará o melhor caça do mundo, o mais manobravel e o mais rapido.

Houve post aki falando q o Tio Sam era o Melhor, segue um exemplo:

Existe uma manobra de batalha chamada Pulkatev, isso consiste em freiar o aviao qnd se eh perseguido po um alvo, fazer um 360 e ficar atras do inimigo. Os russos inventaram esta manobra e a efetuam desde o tempo dos migs, os americanos nuncaaaa conseguiram efetuar essa manobora, o tao aclamado F-15 nao possui envergadura suficiente pra faze-la, os americanos soh conseguiram efetuar essa manobra agora depois de uns 20 30 anos coitados com a merda do F-22.

Americanos são podres, apenas prq exibem seus armamentos se acham melhores q os outros.

Armamento Bélico deve ser mantido dentro de casa, secretamente, pois, no caso de uma guerra eh mtu mais facil lutar contra akela q vc jah consegue pois, vc jah sabe suas fraquezas, mas, e com akele q vc nao conhece?

VIVA A MÃE RUSSIA!!!

Unknown disse...

Muito interessante, os russos sempre impressionam, que na minha opnião a tecnologia deles é mais avançada que dos americanos, e vale ressaltar que o ultimo bem feito dos russos foi o Sukhoi SU-47!

Anônimo disse...

Minha mãe disse que eu não posso ficar vendo essas coisas se não , faço merda a noite !! O russos comem criançinhas !

Anônimo disse...

Tem que tirar o chapéu pros russos porque, afinal de contas foram os primeiros a irem para o espaço. É bom não subestimá-los tanto porque eles são mais humildes em manter seus planos em secreto. Como exemplo, quem subestimou o Bin Laden viu as torres caindo.

Anônimo disse...

Quando que o lixo do Brasil vai começar se armar e ter uns caças que possam pelo menos competir um os caças atuais,o caras só pensam em paz,deixa a coisa ficar feia pra ver se o Brasil não vai cair rapidinho.

Anônimo disse...

bem

o f-15 é uma cópia do mig-25 (aquele que pousou no japão)

o mig-31 é uma aprimoramento do mig-25.

em força aéria os estados unidos sempre estiveram para trás.
uma participação irrelevante na segunda guerra (olhem os números).
o mig-15 destruiu os sabres na coréia
os f-4 passaram apertado com os mig-21 da fraca força aéria do vietnã

os israelense, que através de um dom trabalho, que sempre poram a tecnologia americana aéria em destaque, foram os mirrage que se destacaram em combate.

e nem preciso dizer o tanto que o su-27 é melhor que qualquer caça americano de quarta geração. fato incontestável.

so me estranhou a demora dos russos em desenvolverem um com menor assinatura de radar.

Anônimo disse...

Os russos depois da queda do muro começaram a ter algun acesso a tecnologias de qualidade,porqua cá pra nós,os materiais deles eram uma porcaria, os rolamentos deles são uma BOSTA, os carros deles IDEM,(vide os LADAS)uma PORCARIA,o programa espacial deles é muito audacioso,mandam para o espaço seres humanos dentro de uma GAMBIARRA danada,acho até que amarrada de arame.Parece que os unicos produtos mais ou menos confiaveis deles são a VODKA e o AK 47

Alex disse...

Cara! Que imitação dos caças americanos....pobres russos!Um País fudido que ainda fica inventando armas...não bastasse os AK47 que estão por aí....fodam-se eles!!

Anônimo disse...

Seeeeeeeeeeuuuuuraaaaaaaaaaaááá!!!!

Anônimo disse...

A TECNOLOGIA DOS HOMENS SÓ SERVEM PARA DESTRUIR OS PRÓPRIOS HOMENS, A VERDADEIRA TECNOLOGIA ESTA ESQUECIDA, É O TEMOR A DEUS E O AMOR AO PRÓXIMO.

Anônimo disse...

se cada pais gastace o dinheiro que gasta para fazer armas e aviões de gueras na educaçao e saude e eles roubase menos nao precisaria essas merda de aeronaves

Anônimo disse...

O Brasil precisa urgentemente se armar e modernizar suas forças armadas. Tem urgentemente de militarizar a região amozonica e profissionar nossas forças armadas, dotando-as de poder de fogo compativel com nosso poder hegemonico entre os paises emergentes.
Os pseudo-democratas pós 85, viraram as costas para nossas Forças Armadas vendo só a questão da ditadura militar.
O Brasil precisa urgentemente ser uma potencia militar.

Anônimo disse...

É; o mundo ta afundando cada vez mais em comfusão e técnologias mirabolantes!!!!!!

Anônimo disse...

Bom se é verdade q algo assim existe...não é de admirar....os rusos são extremamente eficazes no que fazem e a empresa Sukoi tem se esmerado em construir as melhores aeronaves de combate do mundo. Esperamos q o brasil através de seu projeto fx, consiga adquirir um caça a altura de nosso país e que por meio desse e de posse de sua tecnologia possamos então voltar a trilhar o brilho de outrora (T.Osório, Tupis,amx) e construir aeronaves capazes de fazer frente as ameaças modernas...ainda atuamos em áreas sensiveis como lançadores e mísseis q vão de vento e popa...só nos falta vontade politica

Anônimo disse...

O Brasil tem que construir uma bomba atomica, enterrar a 300 km de profundidade e dizer se alguem ameaçar nós, ou invadir o país, o negocio fica mais em baixo, bummmmmmmmm..
A Deus planeta.

Anônimo disse...

Interessante não?
Nosso Amado "BRASIL",já não poderia ser a nação entre as nações?
Analisem bem... Localização Geográfica, Espaço Geográfico, surpreendente Biodiversidades e Riquezas Naturais. (Petróleo) etc... etc... etc... Que "DEUS" nos defenda... mas, simulando um taque de fora, qual seria a real situação do brasil? Nossas Forças Militares realmente estão fragilizadas? Alguém pode nos presentear com alguma informação plausível? Uma vez que não conseguimos dominar e proteger 100% nossa AMAZONIA, e muito menos nossas longas áreas de fronteiras? Seríamos defendidos com sucatas???????? Na surdina, não estará acontecendo uma corrida armamentista camuflada além dessas já explícitas? Que "DEUS" nos defenda dessa possibilidade não? Com certeza defenderíamos nosso torrão, nem que fosse peleando só com o cabo da espada!!! Vamos torcer que algumas pessoas acordem e tomem atitude!!!! Obrigado!

Anônimo disse...

Pra que ficar esquentando a cabeça com essas ideias de avioes F de F***k...enfim, é melhor agente esquentar os nossos laboratorios microbiologicos e botar uma bacteriazinha potente na parada...hehehe se todos estiverem doentes quem vai pilotar o que hein???????????Afinal...se um pais doente, eles nao terao outra escolha se nao a de gastar muuuuuuuuito com a saude...hehehehehe

Anônimo disse...

Quando penso em avião da caça me lembro de Oliveira na sua jornada aqui mesmo no Brasil na década de 70.E olha que o modelo da época já era extremamente sedutor.Imagino que para um piloto apaixonado por caças, essas imagem são como a primavera...deixemos a guerra para o passado afinal é realmente fantástico ver estas maquinas... divirta-se comandante Oliveira...c.boa

Anônimo disse...

precisamos atualizar nossa esquadrilha o quanto antes para que possamos prestar serviços dignos a nossa nação, principalmente no que tange aos mai8s necessitados.

Anônimo disse...

porra.. só pensam em grandes armas, matanças será que não precisamos de gente de vewrdade que pense combater a fome o desenprego proteger e dar educaçao as crianças que vao governar esse mundo amanha.

Anônimo disse...

Os russos vão surpreender os americanos em muitas coisas, não apenas na aviação. Luís Cláudio - Barbacena / MG.

Anônimo disse...

O Brasil é muito bonito, rsrsrsr

Anônimo disse...

Go Russia Go!

apsokdpoakdpoaksdpokadopk...

EUA com o furebis na mão! Quando eu falo que a Russia é mais avançada militarmente que os EUA as pessoas não acreditam. Os EUA esbanja suas armas com o intuito de impor medo em outras nações! Já a Russia quer que se foda! Na hora do pega (como na Segunda Guerra) é pé na porta e soco na cara!

Anônimo disse...

quero ver quem prove que um dia os americanos foram melhores que os russos....
o desafio esta no ar...
t +

Anônimo disse...

Agora que qualquer um pode ser jornalista, temos que ler textos como esse, com vários erros gramaticais e com informações que, além de duvidosas, são totalmente superficiais.

Anônimo disse...

Quem se importa com erros de matéria, ou tecnologia, se os ufos que apresentam no planeta estão a merce de toda a nação, por que sempre temos guerra, catastrofes, situações de inundações, fatores climáticos todo errado, e continuamos sempre voltados para esses epsódios, e acredito que os governates acham que supostamente os ufos virão em paz, mas eu não, enquanto estamos sendo intertidos por epsódios, nosso planeta esta sendo esplorado e esquematizado por escavações pela crosta terrestre, cidades, estados, e mares, quem sabe nós o mundo todo serão varridos, como se fosse por uma guerra nuclear, mas o motivo seria outro, entendem agora, será que temos escolha? paz, ou torcer o rabo, para não aver uma nova geração......

Anônimo disse...

kê ki eu tô fazeno leno eça bestera...

Anônimo disse...

Quanta besteira, parem de falar merda, não gosto dos estados unidenses como muitos aqui, mas a tecnologia da Russia ainda não supera a deles. A tecnologia da Russia se baseia muuito em tecnologia de base, não se aprimora em relação aos estados unidense.
Já foi bem confirmado com a antiga URSS, durante a guerra fria.
Não se iludam, infelizmente a maior potencia armamentista e bélica ainda é o tio Sam.

Anônimo disse...

Os Americanos são a pior praga na face da Terra. Os Russos não fazem propaganda de nada, mas quando entram na parada pode contar que a coisa muda.

Contudo ambos não seriam o que são hoje, se não fossem os Cientistas Alemães, sequestrados e obrigados a colocarem seus intelectos a serviços desses miseráveis e oportunistas. Essa é a pura verdade, por si só essas pragas ainda estariam no velho oeste ou brigando com foices.

O Brasil é o melhor País do Mundo, pena que porcausa da Cultura de seu povo e individualismo são submissos e aceitam a escravidão de Salafrários que tomam o Poder e chamam de Doutores o Poder Economico. Se os brasileiros exigissem seus direitos, valorizassem o que é nosso e cobrassem a Administração séria do seu dinheiro recolhido como Impostos as coisas poderiam melhorar muito.

Quem é que paga Impostos para que esses salafrários recebam salários milionários, Aposentadorias diferenciadas, mordomias, que façam esses escandalos e nunca são punidos ou destituídos de seus cargos.

Quando o Brasileiro colocar na cabeça que Políticos são Pessoas elegidas para Administrar seu Impostos com objetivo de que este seja revertido em benefícios sociais e qualidade de vida para a população e não para essa corrupção desenfreada, quem sabe possamos acabar com essa pouca vergonha e podermos ter escolas para as crianças, Hospitais públicos decentes e indistintamente para todos, segurança, sem termos de pagar novamente por tudo isso para a iniciativa privada. Creio que com o que pagamos de Impostos deveríamos ao menos exigir esses direitos.

Quando será que vamos mudar isso? O Brasil é o País que reune as condições mais propícias para ser a maior Potência do Mundo e aqui estamos com mais 90% de população ignorante e nada se faz para mudar isso, aliás é conveniente essa situação a esses Políticos salafrários que contaminam a Administração Pública.

Você está satisfeito com a Segurança, Escolas, Saúde Pública? Você está de acordo em pagar Impostos para ver Políticos milionários e com dinheiro garantido e depositado lá no Exterior? Você paga seus Impostos para ver que, no futuro você irá aposentar com uma verba insignificante e que dependerá de seus Filhos para a sobrevivência, enquanto os Políticos e alguns que "exigem ou se impõe, como diferenciados", não sei porque, recebem aposentadorias milionárias. Você não acha que a Lei deveria ser igual a todos, sem excessão? Porque alguns estão acima ou são tratados diferenciadamente e nós permitimos isso? Porque um assassino é sustentado na Cadeia com nossos Impostos e sua Família recebe uma Pensão como ajuda, enquanto a Família daquele que ele desgraçou fica a mingoa e sujeita a ajuda de seus familiares? Porque se distribui dinheiro a vagabundos que não querem trabalhar ao invés de gerar alguma atividade para remunerá-los e torná-los produtivos? Tá na hora de começarmos a mudar esse País não acham?

Anônimo disse...

Desta tuminha ligada em tecnología, alguém sabe o que é Niobio?, se alguem não sabe então vão pequisar por que estamos sendo roubados por pura ignorância, acorda Brasil....putz nos somos burro mesmo,.....

mvilar disse...

meu deus como falam besteira, o importante e o trabalho do designer RUSSO. Nunca alcançaremos uma tecnologia desse tipo pessoal. As nossas forças armada nao recebem grana suficiente para desenvolver um projeto desse tipo. Quantas fabricas de avioes de guerra existem ? so temos a Embraer pessoal. os projetos de carros de assalto (urutu, cascavel), foram abandonados. Um primo falecido OTAVIO trabalhou na AVIBRAS, nosso pais esta preocupado com a copa do mundo e com os jogos olimpicos

Anônimo disse...

o Gente... oq me importa essa de "viaozinho" de guerra... quero saber é de qaunto dinheiro vai entrar no meu bolso pra pagar as contas e impostos que os bandidos do governo roubam???
Perda de tempo nosso e de quem escreveu isso... Ô Colunista... escreve ai uma coisa qualquer pra gente ganhar dinheiro honestamente... rsss. Vê ai entre seus amigos colunistas que escrevem e falam de tudo se querem fazer alguma coisa que não seja bensar e emitir opniões que ninguém pediu... tem uma creche aki perto de casa e um orfanat... veja ai quantos amigos seus vc consegue juntar e cada um tira um dia pra ir lá na creche ou no orfanato pra gente ensinar pras crianças que num é bonito ser bandido... que num devem usar drogas... essas coisas que realmente contribuiriam para o desenvolvimento delas... (há... aposto que se chamar seus amigos pra um churrasco vão ser mais dos que se disporiam a vir na creche)... no mais galera... valeu...

Anônimo disse...

Porra Meu, 20 anos de estudos uma porra tudo roubado, é só ver o avião pra ver que é tudo chupado dos caças americanos.
Veja o caso do Tupolev, na hora de roubar o projeto da Boing equeceram de alguma coisa, porque essa porra é o avião que mais cai no mundo.

mvilar disse...

Israel e Estados Unidos gastam uma verdadeira fortuna em armamentos. Jamais estarao preocupados com o resto do mundo. Cada guerra movimentava a economia americana. Com a eleição do OBAMA acho que teremos uma chance de nao ouvirmos mais falar que o EUA invadiu algum pais. A reuniao do G8 que aconteceu, não decidem nada, combinam diminuir a emisão de gases em 2050, PAPO DE MALUCO, daqui a 20 anos esses infelizes ja estarao mortos mesmo e que se ferrem quem estiver por aqui. QUEM VIVER VERÁ OU MORRERÁ

mvilar disse...

ANONIMO um sobrinho meu foi morar em Brasilia, e 2o SGT da marinha. O cara e operador de sonar, serviu na Fragata Defensora. Perguntei a ele daqui a 10 anos quando aposentar-se o que ele fará, se estiver com o juizo em perfeito estado. O cara vai ficar cocando o saco e fazendo filho meu caro

mvilar disse...

Anonimo meu caro vc viu o quanto o governo arrecada de impostos? representa 35 por cento do PIB, sao uns infelizes

mvilar disse...

TO INDO NESSA ABARCOS A TODOS< FUI

Anônimo disse...

pó tava legal o papo, é por isso que o Brasil ta como ta, chau também

Anônimo disse...

no final das contas são todos inspirados no 14-biz...ou 14-bis(sei lah)

Anônimo disse...

Para voces que sacam inglês: Sabem o que significa um ponto azul voando no ceú, sobre um lixão? "Uru blue". Guerra que nada temos que descobir a cura: da aids, da inveja, da raiva, da corvadia e da ganância.

Anônimo disse...

Os Russos mandaram o primeiro satélite artificial ao espaço, mandaram o primeiro ser vivo ao espaço (na Sputnik-2), mandaram o primeiro homem ao espaço (Vostok), fizeram a primeira acoplagem entre duas naves no espaço (Voskhod), a primeira caminhada espacial (EVA em Inglês), mandaram o primeiro satélite a Lua (Luna), criaram o conceito de estação espacial e até hoje detem disparado o maior tempo de homens no espaço, em naves ou estações espaciais...
criaram uma nave espacial tão confiável, mas tão confiável que está desde 1970 levando homens ao espaço, a estações espaciais e mais recentemente a ISS. lembra-se da SOYUZ? a que levou o Marcos Pontes ao Espaço? pois é. uma nave com projeto de mais de 30 anos aprimorada (hoje é a SOYUZ-TMA, mas em breve vai ser lançada a SOYUZ-2)
A Soyuz é um projeto antigo, teve seus problemas, mas além de ser mais barata e mais versátil é mais automatizada, as acoplagens no espaço Russas são totalmente automatizadas. coisa que até hoje os EUA sofrem para fazer uma nave tripulada fazer uma acoplagem 100% automatizada e 100% precisa. Detalhe, a APOLLO (a cápsula, não a missão espacial) foi aposentada logo no final da década de 70...
Agora vamos a Aviação. Como Piloto e Aviador posso falar que eles tem a capacidade de superação enorme. (Já entrei em um TU-154 e o painel assusta, mas depois que você entende aquilo tudo vê que a terra da Vodka sabe fazer tecnologia) Tá certo que os Tupolevs Russos com um painel usando sistema métrico é estranho pra quem no ocidente voa usando KT e FT. Mas se você observar e pesquisar bem vai descobrir que aqueles IL-62 e TU-154 são certificados para pousarem com ILS CATIIIC, parece difícil que aquele monte de relógios indicando KM/H e M ao invés de KT e FT consiga pousar 0/0 enquanto o primeiro Avião "Made in USA" a ser certificado a isso foi o L1011, quando os Russos certificaram esse tipo de coisa desde a década de 60...
O que acontece é que o Russo faz segredo e não faz alarde de tudo. Você já viu algum filme estrelando o SU-37 ou o MIG-29? não mesmo. E tenha certeza, os Russos não querem isso...
Sabem porque? Porque para um Aviador bem treinado um olhar aguçado em poucas fotos bastam muita coisa. Os Americanos gostam de exibição, isso tem seu lado bom MAS nem sempre. o F22 é caro, o JF35 também, o B2 então nem se fala. todos muito bons, mas todos muito caros. Será que em uma democracia onde o povo tem o poder de cancelar missões espaciais atravéz de pressões populares um Avião que custe quase 1US$ BI por unidade como o B2 será uma boa desculpa? Pra que?
Vocês sabiam que o primeiro pais a desenvolver Aviões movidos a Hidrogênio e a células de hidrogênio foi a Rússia? com um TU-154M, coisa que depois a Airbus fez um "Join-Venture" e fez um A300 modificado, também foram os Russos a desenvolverem o primeiro Avião civil movido a energia nuclear (novamente o TU-154M, eles gostam desse jato hein?) que realmente transportou passageiros (pela Aeroflot)
Com relação aos caças. eu digo sempre, aqueles trecos com horizonte artificial em que somente a linha do horizonte se move, o altímetro em metros, o velocímetro em KM/H e coisas com um alfabeto estranho no painel metem medo em muita gente viu...
Os Russos escondem o jogo, mas quando você vê aparecem com um Berkuit, ou um "Superflanker" ou uma nova tecnologia que fará os EUA gastar bilhões em tecnologia e testará tudo em Edwards AFB enquanto isso os Russos estarão no meio da sibéria em alguma base Aérea com uma pista de 7km disponível testanto uma tecnologia que somente depois de bem testada assombrará o mundo de novo e mostrará que não se pode brincar com os Russos...

Anônimo disse...

copia ou nao é um caça russo com alguns detalhes a mais...e com certeza se for necessario usar nao irao passar despercebidos!!

Anônimo disse...

atualmente o projeto PAK, est´aparalisado , mas se eles desenvolverem estes caças serão uma ameaaça real ao F-22 e F-35, a manobridade dos Sukhoi são uteis em dog-figths, mas com o advento BVR essas manobras( CObra) não são tão uteis. O brasil está gastando grana a toa fazendo esse FX-2, e já s edeu mal na compra dos Mirage 2000Br. a falta de recursos e o lobby impedem q nosso pais seja realmente defendido da forma q ele merece.

Anônimo disse...

vejam no site da fab qndo eles vão empregar caças supersonicos no Brasil.........2030!!!


http://defesabrasil.com/site/index.php/Noticias/Exercito/Exercito-Brasileiro-apresenta-planos-de-equipamento-e-reestruturacao.html

Anônimo disse...

OS RUSSOS ESTÃO PELO MENOS MEIO SÉCULO À FRENTE DO RESTO DA HUMANIDADE QUANDO O ASSUNTO É TECNOLOGIA AEROESPACIAL, BASTA AOS IGNORANTES LEMBRAREM QUE OS RUSSOS FORAM OS PRIMEIROS E ÚNICOS QUE CONSEGUIRAM COLOCAR UMA ESTAÇÃO ESPACIAL EM ÓRBITA (MIR) QUE PERMANECEU LÁ POR VINTE ANOS, PORTANTO NÃO PRECISAM COPIAR NINGUEM, PELO CONTRÁRIO ELES QUE ESTÃO SENDO COPIADOS. CONTINUEM SE INFORMANDO PELAS MÍDIAS-AMERICANAS QUE VOSSA IGNORÂNCIA AUMENTARÁÁÁÁÁÁÁ.

emeagabe disse...

nos terraqueos somos muintos pequenos,aconfirmaçao sera em 2012.

Anônimo disse...

Bico do avião!!!! hauehauehauaheuhauheuahuheau
Só faltou chamar o trem de pouso de patinhas de pouso !!!!
Da pra ver q esse ai realmente manja de aviação !!

Anônimo disse...

Bom, tem uns ZÉ RUELAS ai que é pior que cego...
É só eles pararem de assistir essas porra de
novelas da merda da rede globo que eles vão conseguir enxergar alguma coisa...
Prestem atenção, o que movimenta a economia dos Estados Unidos á maldita guerra , é por isso que vcs ouvem falar tanto que os Estados Unidos tem as melhores armas , os melhores avioes , os melhores soldados do mundo,etc...Então eles tem que vender seu peixe , e a melhor coisa para eles fazerem isso é divulgando ,atraves de filmes, jogos...Por isso se ouve falar tanto que as armas dos Estados Unidos são as melhores...O tio Sam tem que garantir o leite das crianças.
Quanto aos Russos , eles tem sim bons aviões , prova disso é o antigo Mig31,pesadelo dos americanos. Foi preciso um piloto russo enquanto pilotava, desertar e entregar esse avião para os americanos para poder desmontar e entender como funcionava esse avião (Engenharia Reversa).
Agora falando do Brasil,enquanto esse analfabeto e pinguço desse presidente ficar distribuindo camisas da seleção brasileira para todo lider mundial que ele encontra pela frente, e sempre que fizer um discurso fazer comparação com o Ronaldo ou o corinthians, nos estamos fudidos,A aeronáutica vai continuar voando durante muito e muito tempo em sucatas e navegando com velharias da segunda gerra mundial.Só um lembrete, pra quem não sabe os pilotos brasileiros tanto civis como militares são uns dos melhores do mundo , apesar dos pesares, é só perguntar pra qualquer piloto americano quando eles vem aqui fazer simulação de guerra com seus F15, F16, contra os brasileiros voando com sucatas, e vcs terão confirmação disso.
Então pensem bem antes de assistir o próximo capítulo de sua novela preferida.

vickron disse...

Tá mesmo cheio de puxa saco e chupa pau de gringo aqui. De certo esses caras também acham que quem inventou o avião foram os irmãos Wright e não o Santos Dumont... O que eu acho mais impressionante nos caças russos, nem é a sua tecnologia. É seu preço. Pelo preço de 1 caça americano que custa 1 bilhão de dólares, eles fazem uma dúzia ou mais de caças à altura. Quero ver os americanos conseguirem construir alguma coisa que levante do chão sem gastar fortunas... Americanos só conseguem alcançar os russos à custa de muita, muita, mas muuuuita grana. A sorte deles é que isso não lhes falta. Bem até agora. Mas com essa crise, quem garante que amanhã ou depois a china ainda não vai ter mais grana que a américa? Ou mesmo a russia? E a china sim, é boa pra copiar, tanto caças russos quanto americanos. Eles copiam TUDO...

Anônimo disse...

aqui tem russos e americanos malucos... Só pra completar: Se não gostam do Brasil, caiam fora! Ah, importante é que somos mais evoluídos que a Rússia e os EUA como cidadãos... ahaaahahaha. Na parte de armamento militar, acho que os EUA ganha disparado na parte qualidade e poder de destruição. Mas se for contar em quantidade, acho que a Rússia ganha fácil. Já na parte de bomba nuclear, acho que dá empate, pois depois que despararem tudo, acho que não vai sobrar nada dos dois lados mesmo. Esse Pak Fa é bonito, mas o F-22 é muito mais. Tomara que saia um upgrade no jogo da Tom Clancy's HAWX com esse caça... ahahhaha

Anônimo disse...

Pesquise antes de escrever um artigo com tantos erros sobre o assunto.

Artur disse...

Galera sem querer desanimar ninguem mas esse caça russo ai se parece demais com o F-22 americano que também utiliza a tecnologia stelth !!!
Procurem na net fotos do f-22 e comparem por si sos !!!
Abra T+ !!!

Anônimo disse...

é só vender aquele castelo do deputado ladrão que vai dar pra construir 1 desse avião aqui no Brasil mesmo! Ah, vender todas as mansões de políticos e dos contrabandistas de drogas que vai dar pra ter todos os F-22 e Pak Fa do mundo aqui no Brasil. Ah, e de sobra vai dar pra armar os nossos policiais pra combater o crime. E treiná-los também. E de quebra quem sabe não pagar impostos pra não existir políticos ladrões?

Anônimo disse...

Aquele comentario onde no começo diz,Victor Hugo,
deveria ser cancelado , pois, o afado que escreveu certas frases,deveria ser processado por enviar certas palavras de baixo calão!
È por isso que Brasileiro não respeita ninguém e no mundo, é o mais maleducado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O English Russia tem mais respaldo:

http://englishrussia.com/?p=3268#more-3268

Anônimo disse...

BUAAAAAAAAAAAAAAAA!
Como será a trceira guerra Mundial ?
Como dizia Einstein : ...''A terceira será de pedras e porrete !''
Diz que as bombas nucleares atuais ,deixa àquelas ''jogadas'' no Japão numa grandeza de bombinhas de São João !!!
Mãeeeeeeeeeeeeeeeê !
Acredito que o capetão tenha leitos pra todos esses cooperadores nazistas !
A propósito , será que um dia julgarão os EUA como criminos de guerras devido aquela bombas ?
Pago pra ver !

Anônimo disse...

BUAAAAAAAAAAAAAAAA!
Como será a quarta guerra Mundial ?
Como dizia Einstein : ...''A terceira será de pedras e porretes !''
Dizem que as bombas nucleares atuais ,deixam àquelas ''jogadas'' no Japão numa grandeza de bombinhas de São João !!!
Acredito que o capetão tenha leitos pra todos esses cooperadores nazistas !
A propósito , será que um dia julgarão os EUA como criminosos de guerras devido aquelas bombas ?
Pago pra ver !

Anônimo disse...

Tem gente que pede p/ ser chamada de burra. URSS é uma coisa, Rússia é outra completamente diferente.
A Rússia é um país capitalista igualzinho aos EUA. Tem o maior número de bilionários do mundo. Esqueçam esse papo de Rússia comunista.

Anônimo disse...

Sobre o que um dos anônimos disse:

Copiar design e sistema de jatos direcionais ...

1) Os designs são meio padrões pois eles projetados por computador para diminuir as chances de rastreamento e melhor absorção das ondas de radar pelo material.

2) lembre-se que quem primeiro desenvolveu de forma eficaz os jatos direcionais foram os sovieticos, com a modificação de Migs 29 experimentais da antiga Alemanha Oriental. Caso se recorde, os modelos americanos e ainda algum tempo depois os F22 daquela época caiam com defeito.

Anônimo disse...

tô vendo nisso aí q maior parte torce pra u.s (união soviética) que ética? se vc não gosta de um canal mude , porra !!!! mas vc gosta de filme americano de gerra , de cowboys, etc e agora fica nessa , até de música americana tu gostas!como alerta vale , mas o tio sam é o maior poluidor do mundo sim é ele mesmo , mas agora será que vc tem coragem de de fazer pelo Brasil o que escreves com veemencia e titularidade sobre os outros? respondo : uma revolução? tens coragem de levar o primeiro tiro?

Anônimo disse...

bom, que os russos são mais inteligentes que os estado unitenses* todos deveriam saber...

quando o pessoal dos EUA foi para o espaço, e viram que canetas comuns esferográficas nao funcionavam por falta de gravidade (elas não escrevem nem com a ponta pra cima ._. ) voltaram e gastaram uma década, mais uns milhões e fizeram seu novo filho:

uma caneta que escreve mesmo no espaço (sem gravidade), agüenta alta pressão, altas e baixas temperaturas e até escreve em locais totalmente lisos como o cristal!

e os russos? levaram um lápis...

*quem vive nos Estados Unidos (ou EEUU) não é norte-americano, pois até os canadenses vivem no norte da América...

e antes que perguntem, EEUU:

E = estado

EE = estados

U = unido

UU = unidos

"e cade o 'da américa'?"

da América? nós estamos na América e não fazemos parte dos Estados Unidos... como todo o resto.

-Shion

Anônimo disse...

quando era menino o meu pai dizia,os america levaram todos os cientistas russos,lembra quem foi o inventor da bonba eram todos alemaes ,nao o hither e sua maquina de querra era toda russa...so houvia calado as suas afirmacoes a 40 anos atras....

Anônimo disse...

Adorei as palhacadas dos comentarios ah!ah!ah!ah,agora kero mamame

Anônimo disse...

Quando os homens vão entender que devemos nos preucuparcom o próximo, para educá-lo e amá-lo. e deixar de inventar coisas que só destroem a humanidade...

Anônimo disse...

se um dia a russia aceita ser membro da comunidade europeia, só assim as pessoas verão que ela é pais muito desenvolvidos e será o fim da egemonia americana na comunidade europeia.

Anônimo disse...

Putz como o povo é mal informado.
Falaram em salário dos militares brasileiros enchendo os bolsos.
um coronel ganha 6 mil um general algo em torno de 8 mil.
e os policos qto ganham.. vai pensar antes de falar o meu....

Anônimo disse...

joguei o simulador hawx e o caça que se saiu melhor foi o su-47, com ele a gente consegue perseguir o alvo com facilidade que nenhum caça americano iguala, se o simulador for perfeito dai dá pra se ter uma ideia.

Anônimo disse...

STEALTH RULES IN THE SKIES.

* FABRICIODIARIO@YAHOO.COM.BR

BRASIL- MG

Anônimo disse...

Simplesmente perfeito. Com certeza todos os países que tem a capacidade de investir nessa tecnologia é bem tudo bem vido. Pois nao sabemos o que o futuro nos espera. Estamos vivendo um tempo tao louco que não me assustaria em nada se
algo parecido com o filme "INDEPENDECE DAY" acontecesse.

Anônimo disse...

Ronaldo

Alex disse...

O q os Russos fazem de melhor são os filmes eróticos de lésbicas! Uma maravilha!!!!

Anônimo disse...

Vendo dois SU-47 ching ling!!!!
A Russia e os EUA inventam, a china copia, os cientitas sãos alemães e o Brasil está perdendo a AMAZONIA pelo seu proprio povo. E a aqui tem deputados com casa maiores que a casabranca. Mesmo assim o Brasil é ótimo, que gosta da russia que parece ser a maioria pode comprar minha casa lá.


Wladimyr polawskyv banowkys

Anônimo disse...

Podem elogiar ou criticarem a Russia qto quiserem mas não se pode esquecer que as minas mais gatas são de lá, que quiser pode pesquisar, as tenistas são provas disso.

Anônimo disse...

Eu tenho avião de brinquedo, Eu tenho avião de brinquedo...COm controlo remoto, COm controlo remoto...

Anônimo disse...

A Russia e os EUA tem seus caças e Armamentos, agt tem o PCC E o Comando vermelho, quero ver invadir o Brasil!!!!

Anônimo disse...

o que fazen tantos militares com altos salário?
Sera que aqui no brasil tem que pagar alto salarios para se manter sucatas, pois diminua o sálario destes caras e faça eles msmos construir avioes, ja qu o assunto é segurança eles querem dedicar a vida para segurança do brasil.

Comunistas somos todos!!! disse...

Mais uma vez a Russia mostra que tem tecnologia superior à Imperialista estadunidense(assassina de milhares de adultos e crianças Afegãs e Iraquianas).Parbens a Russia, e aos anticomunistas bandidos e que adoram ficar de 4 para os imperialistas estadunidenses, que lambam o pau deles e dêem o rabo p/ eles,como o camarada que disse que se recbessemos 10000 sukois continuaria dando o cú p/ os estadunidenses.[Os SUKOI e os MIGS são os representantes da melhor tecnologia do mundo e que o nosso presidente Lula se candidate novamente e feche um pacotasso com os Russos e compre pelo menos 150 SUKOIS & MIGS, que é o que o BRASIL precisa.Viva os comunas!!!!!

Anônimo disse...

Vcs esquecem que mesmo tendo equipamentos bostas eles deram trabalho as americanos no auge da guerra fria e outra se era tao bosta assim os eqquipamento militar pq os americanos tinham mede dos migs 21,23,25,29,31 dos su 27,35 sera é era mesmo uma bosta outro fato é que nao se comenta e que na guerra do Kosovo e da iguslavia foi uma bateria anti-aerea derubou o famoso caça steal americano e nao foi 1 e sim 3 tanto que ate fizeram um filme a respeito o filme e atraz das linhas inimigas.entao meus carros parem de engolir tudo o que o tio sam diz e pesquisem mais pois assim vcs teram mas informaçoes do que e real...
marcel.

Claudio RJ disse...

Muito bom a importância das postagens aqui vistas, o fato é que as nossas forças armadas estão com o papel invertido, não toma mais iniciativas, no fato de aplição comcretas,devido a novos direcionamentos de verba e falta de instrutura, para novas aplicações de tecnologicas em todos os setores de nossa armada.
Em Quanto os mandatarios deste pais,não atentarem para a atual demanda de muita importância para a nossa sobre vida mundial, permaneceremos inertes,somente quebrando o galho,e quando acordarem a coisa vai estar muito feia,e como num toque de magica, vão querer fazer tudo a toque de caixa,e como se tecnologia! cria-se de um dia para o outro, vamos ver no que vai dar !!

É temos que investir no social, educação e saúde da população isso é muito importante ea segurança da nação!é como o amigo postou temos o PCC e Comando Vermelho, ADA e outras.

O fato é que as forças estão impedidas de cumprir os seus deveres no que toca segurança territoral e não é enchendo os bolsos, e que na realidade o valor agregado a funçâo é muito pouco, face ver o mumero de militares de carreira pedindo o dsligamento e partindo para a iniciativa privada.

Assombrem-se !! vejam o caso do PONTES,o unico Brasileiro a ir para o espaço.

Anônimo disse...

Os caças russos são melhores que os americanos, mas os mísseis americanos são mtos bons, e compensam isso (até invertem quadro).

Porém os russos na merda, com quebradeira e tudo, fazem um caça mto bom. Já os yankees, com tanta grana, ficam perdidos ae...

É que nem aquela estória da caneta, que os americanos gastram uma grana preta pra desenvolver uma caneta que funciona no espaço (pq ela precisa da gravidade pra tinta cair) e os russos usavam lápis...soluções simples e eficientes.

Pra finalizar: RONALDO!

Anônimo disse...

Agente tem que tomar cuidado com as ciladas que os "GRANDES" sao capazes de fazer...colocando assim os menores contra os grande,s quando que na verdade quem controla os grandes se escondem atraz de um sistema de imigracao sujo, fazendo com que os melhores de cada pais vao para os paises dos grandes. Os imigrantes de alta capacidade, se vendem sem mesmo saber que o potencial que eles teem sao as armasprincipais dos grandes. A experiência de vida, o sofrimento, o sexto sentido e mais sao capazes de tornar um homem em um ser muito copetente.
A nossa amazônia foi trocada por carros de luxo...mansoes, algumas miseras coisas e agora que temos um pobre como a maior parte da populacao no poder( LULA ) ele corre atraz de um verdadeiro sonho justo e que promete muito!!! Aguardem!!!

julio(norwardglass@yahoo.com.br) disse...

O brasil precisa de um presidente lunatico, que seja perfeccionista e com grande complexo de competição, so assim poderiamos cegar perto de um deles(Russia ou EUA). por mais que de educação ao brasileiro ele vai sempre quer usar o "jeitinho brasileiro" achando que esta chegando na frente, precisamos de estudo e pratica, mas o brasileiro acha que ter um diploma e fazer concurso publico é mais vantagem, pois não importa se o brasil cresça o salario vai vir de qualquer jeito...As grandes nações so são grandes porque inventam coisas que destroi e assim terão que contruir de novo e gerar dinheiro..só o brasil que da dinheiro para os pobres para calar a boca e votar na proxima eleição...tem a Embraer, varios lugares onde constroem navios e ate submarino..movido a diesel..hehee, pelo fato de estar em um tratado de não proliferação de armamento nuclear, que ninguem respeita so o brasil, por outras , sansões comerciais, porem existem sansões comerciais mesmo assim. quando inventaram o salario minimo era para o bem, agora é uma desculpa para bitolar a renda das minorias..porque não fazemos que nem o japão ou a china, se produz ganha se não produz salario minimo neles....em fim o brasileiro é bom demais por isso que não vai pra frente os outros montam, qualquer coisa de uma camisa autografada ou fale bem do corintians ta valendo.

Anônimo disse...

quem tem duvida pode olhar aqui
http://www.youtube.com/watch?v=wyjxqr4O4Ug
aqui o video daquilo que nova caça pode fazer

Anônimo disse...

Nao mais pera ai: Voces apagaram minha menssagens prque?????? Elas estavam tao agressiveis assim ?????????????

FiliPêra disse...

@Anônimo...

Não apagamos nenhum comentário (embora muitos merecessem). Mas também não respondemos nenhum!

Anônimo disse...

Julio ! você diz que brasileiro é bom de mais , que o Brasil precisa de um presidente Lunatico e que os outros paises que são potencias e são respeitadas por todos ( EUA Russia e outros ) só são o que são por que fazem coisas para destruir !
meu vc falou um monte meteu o pau nos brasileiros !
,as eu te pergunto ! o que fazer para que esta nação evolua e seja respeitada em todo contiente ?

me diz o que vc faria ! e que vc faz para que as pessoas que morarm neste pais ( Basil ) abram os olhos

Anônimo disse...

Tirem os chineses e japoneses daqui que todos os olhos abrir-se-ão. .

Anônimo disse...

Ao escritor anônimo ref. (09/07/2009). Em primeiro lugar, não se pode criticar o companheiro quando você mesmo fala besteira! Não foram os russos que copiaram o F-15, os americanos desenvolveram o F-15 para combater o MiG 29 que é uma caça de superioridade aérea. Hoje este mesmo MiG 29 leva a designação de MiG 29 SMT de padrão mais avançado, e o MiG 35 que é o top dos padrões de atualização desta mesma aeronave e equipada com novos sistemas de aviônicos. Outra coisa que vale a pena saber é que o empuxo vetorado já era utilizado no MiG 29/35 antes mesmo de sua utilização no horroros F-22! Não se culpe! Provavelmente você é mais uma vítima da cultura estadunidense de propagar a idéia de eles são os melhores em tudo, que eles inventaram e etc... Não te culpo! Mas o russo não faz propaganda, sua tecnologia não é ruim, pois eles não inventam equipamentos para serem usados mais tarde como eletro domésticos. Estes equipamentos são de certa maneira "analógicos" o que não quer dizer que sejam boa tecnologia, funcionam muito bem para o clima atmosférico deles, além do que, são extremamente confiáveis e duráveis; sendo que a operação destes tanto como a sua manutenção são de fácil operação. Eles não passara anos desenvolvendo uma caneta que escrevesse no espaço e que custou uma fortuna aos cofres públicos. Eles usaram o lápis.

Anônimo disse...

Gostaria de ratificar uma coisa! Estou usando o pseudônimo de anônimo pois foi o único que consegyui utilizar para postar meu comentário. Daqui pra frente postarei como anônimo II

Anônimo disse...

F-22 Brinquedo caro e horroroso! Gosto da tecnologia russa. Nada é de brinquedo. Americanos babacas! Go Home Gringos! MiGs MiGs e mais MiGs!

rajma disse...

O mundo precisa parar, todas as nações tenque se sensibilizar que esta na hora de rever todos os atos de iguinorância que vem sendo cometidos, e se preparar para mudar radicalmente, concluir que todos os paises é hora de arrependimento, concluir sobre os mandamentos, e designar as nações, por meios de crecimento econômicos voltados para a questão de união, desenvolvimento paralelo sobre saúde, educação, direitos, e deveres, más a corrupção sera voltada para beneficiar os pobres, um grao de areia sera mais valioso para um rico do que uma moeda de valor, armas jamais poderão existir, e o ser humano será sagrado, não poderá de ipótese alguma ser tirado a vida do próximo, uma vez foi decretado proibido matar, e quando é que os senhores os todos poderosos, lembrarão?

rajma disse...

Estamos vendo que nosso planeta não tem condições para uma terceira guerra, muitas crianças sofrem, e aqui estamos como tolos, calados, só vendo tv, internet, e o futuro dos jovens, sem garantia,o que somos? nada. O mundo esta no limite e os poderosos acham que estão no controle, as horas os dias os anos passam, e eles não se importam, pois estão ficando velhos, com muito poder, e depois envestem em laboratórios, assistente de caridades, e acham que estão beneficiando para um mundo melhor, o minério, a energia, o desenvolvimento, seria, para as maravilhas do mundo, e não para as fraquesas, ganâncias, e iguinarância de se armar, em seus Presidentes, quando é que voces foram crianças?

Heitor disse...

eu acho que os russos estão escondendo alguma coisa nesses stealth,pq os americanos copiam todas essas tecnologias novas

Anônimo disse...

Olá não sou fã de carteirinha de caça, mas do pouco que li vi que os Russos tem alguns anos adiantados quando se trata desse assunto, gostaria de ver um brinquedo desses em açao mas não sei o modelo para procurá-lo. fica parado no ar, só localizei em um video do green day e tem tambem em um filme com Arnold Schwarzenegger
http://www.youtube.com/watch?v=sZP0ifrTcoM

Anônimo disse...

Nao se enganam com os russos porque quem tem poder mostra e demonstra. Essa de que estao guardando projectos, etc. é simplesmente um big fake. Sabes, eles ate chegavam a fabricar armas de brinquedos para intimidar o seu inimigo. Pra que ?? so o desenvolverao e permitirao mais investimento Militar deixando os mais fortes.
Quando se joga nao deve haver batotas pq te podes perder. O principio Chinês de copia de tecnologia e trabalhos desenvolvidos sao provienentes dos russos pq eles copia muito.
Um camponês deve saber plantar para colher e nao apenas colher. A russia nao é a mesma que da URSS.

Fikada disse...

Militarmente os americanos são muito fortes, veja exemplos: Vietnã ( americanos sairam correndo)
Iraque ( desarmado ), americanos e seus puxa sacos venceram.
Paquistão (armados de porretes e pedras) americanos venceram com folga.
Kôsovo (armados apenas com uma bateria anti-aérea, espingardas, inchadas e pedaços de pau americanos venceram novamente.
Agora tentaram mexer com o Irã, mas não farão nada, quem protege o Irã? Será a RÚSSIA? Sim é a RÚSSIA mesmo.
A Georgia era protegida dos americanos( digo pau mandado), a RÚSSIA massacrou a Georia, alguém a defendeu?

Anônimo disse...

O manézão disse que não é bidirecionavél?
Aquela escotila se não for entrada de ar é o quê? um porta malas?
Pousa e decola na vertical, segundo estas imagens, agora se é real ou não, não sei.

Anônimo disse...

vcs não tem a menor do que estão dizendo!!!!!!!111
quanto bobagem.......

Anônimo disse...

Realmente os norte-americanos copiaram as entradas de ar do mig 25 originando o F14 tomcat e o F 15 Eagle.O F22 raptor é muita propaganda americana,será que venceria alguns dos Sukhois??Uma recente amostra de combates simulados entre os Su 30 indianos e os F 15 Eagles americanos provaram que o Su 30 é amplamente superior ao caça americano vencendo todos os combates.E os EUA se entragaram aos Sukhois comprando alguns da Ucrânia.

walter xerife disse...

Isso é que é máquina qui o FAB deveria adquiri!

Unknown disse...

A respeito dos caças brasileiros, só para lembrar, caso o Pimentel vá para o lado da Boeing:


Super Tucanos para a Venezuela...

"...Além disso, lembrou que, se houvesse algum problema, tanto o Brasil quanto os EUA poderiam manter no chão a frota venezuelana, negando apoio e peças de reposição, assim como os EUA tinham feito no caso dos F-16 venezuelanos..."

http://democraciapolitica.blogspot.com/2011/01/super-tucanos-para-venezuela-eua.html

Recomendo ler a reportagem inteira, é curta.
Será que teremos nossos caças no chão segundo a vontade do Tio Sam??? Vale a pena cair numa possível armadilha dos EUA sobre a construção de aviões para a China no Brasil e no fim só gastamos dinheiro com uma frota sem peças de reposição???

A turbina dos suecos é construída pelos EUA também.

Abraços

Anônimo disse...

Morte aos Gringos

Anônimo disse...

SENHORES CONCORDO PLENAMAENTE COM O NOSSO AMIGO PILOTO QUE POSTOU AÍ. A RÚSSIA É MUITO AVANÇADA EM TERMO DE TECNOLOGIA, PRINCIPALMENTE TECNOLOGIA BÉLICA NÃO IMPORTA O QUANTO OS AMÉRICANOS INVISTAM EM TECNOLOGIA BÉLICA A RÚSSIA CRIA TECNOLOGIAS BARATAS E MUITO EFICIENTES SÓ PRA VOCÊS SABEREM HOJE OS EUA ESTÃO TENDO QUE PEGAR CARONA COM A RÚSSIA PARA CHEGAR NA ESTAÇÃO ESPACIAL POR FALTA DE VERBAS PARA CONSTRUIR UMA NOVA NAVE. GENTE A RÚSSIA HOJE CREIO QUE SEJA A MAIOR POTêNCIA BÉLICA MUNDIAL O QUE É FATO É QUE NÓS NÃO CONHECEMOS TODAS AS SUAS ARMAS. INCLUSIVE AÉREAS. SE OS ESTADOS UNIDOS PROVOCAREM A RÚSSIA TEREMOS A 3º GUERRA MUNDIAL E CONSEQUENTEMENTE O FIM DO MUNDO PORQUE A MAIOR BOMBA ATÔMICA É RUSSA.
NELSON AZEVEDO JOBIM.

Anônimo disse...

Alguém ainda tem dúvida da capacidade russa de superação, inovação, da coragem de seu povo e da união? Uma pena termos todos a mesma doença de achar que um seremos todos artistas de cinema, americanos e livres. Quanta ilusão. E ainda há que confunda democracia com capitalismo. Quem é mais forte? Qualquer país é mais forte que o usa. A força não está nas armas. Está no povo. Ou você pensa que entrar bombardeando um país faz de você um vencedor, mata mata e destrói tudo. Depois vaza. Bonito. anjo aprendam a cuidar do vosso quintal como os russos. Deixe o do vizinho com ele.

Anônimo disse...

Russos são tão bons que tomaram na Guerra Fria! a vantagem norte americana é que desenvolvem a tecnologia aérea com os ingleses, israelenses e alguns outros países europeus. Oa caças russos somente eram rápidos, faziam algumas manobras doidas, mas não eram e não são muito efetivos.

james clark disse...

COMO ENTREI NA IRMANDADE DE ILUMINATI APÓS MUITOS SCAMS Olá pessoal
meu nome é James Clark eu sou do Reino Unido e estou dando um testemunho de como eu entrei
a irmandade illuminati, eu estava tentando ingressar nesta organização por tanto
há muitos anos, fui enganado por agente falso na África do Sul e na Nigéria, eu
caiu, eu não conseguia mais me alimentar e à minha família e tentei fazer
dinheiro por todos os meios, mas tudo em vão, eu tinha medo de entrar em contato com qualquer illuminati
agente porque eles comeram meu dinheiro, um dia me deparei com um post de
alguém dando um testemunho, agradecendo a um homem chamado Stefan Oswald por ajudá-lo
para ingressar na irmandade illuminati, então olho para o e-mail do homem e o
número de telefone que estava escrito lá, eu tinha medo de contatá-lo porque eu
foi enganado muitas vezes por golpistas que comeram meus 500.000 e foram embora
com o dinheiro, fiquei muito confuso, então decidi entrar em contato com a pessoa
que foi dado o testemunho e eu liguei para ele e me comuniquei com ele
em telefonemas antes que ele começou a me contar sua própria história sobre quando ele
queria participar, ele me disse tudo o que fazer, então eu me decidi e
chamou o agente chamado Sr. Stefan Oswald e ele me disse tudo para fazer e eu
foi iniciado, surpreendentemente me deram o benefício de ser um novo membro da
a grande irmandade illuminati, fiquei muito feliz por aqueles que tentam
junte-se a esta organização, esta é sua oportunidade de participar CONTATO
Stefan Oswald liga para +1 (213) 3365018 ou WhatsApp para ele no +1 (213) 3365018

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo