terça-feira, 14 de julho de 2009

Avatar FiliPêra

Foston PMP 1600: o salva-engarrafamentos

 

MP5c

Quando coloquei as mãos nesse aparelhinho, com um visual legal, mas com a indefectível marca Foston estampada nele, não levei muita fé de que seria útil para alguma coisa. Obtive ele depois de um freelance especialmente caro, em que o cliente estava querendo se livrar dele. Depois de usar meus dons especiais de negociação, consegui obte-lo quase de graça, e com um cartão SD de 4 GB’s ainda, muito útil para meu Wii.

E o bendito do PMP 1600 mostrou sua utilidade em uma tarde de quarta-feira. Na madrugada anterior havia decidido colocar o aparelhinho a prova. Comprei um fone vagabundo de camelô de três reais mesmo, só para evitar um prejuízo. Instalei o iTunes e assinei meus podcasts favoritos (Nerdcast e NowLoading), baixei logo uns dez episódios de cada (estava bem atrasado) e enchi os 4GBs do aparelho. A minha idéia era passar uma tarde inteira no banco e fazer uma visita ao Centro de Vitória, dando umas buscas em sebos e passando em uma agência bancária.

Nem bem precisei ter essa programação toda em mente. Quando estava a uns 15 minutos de chegar ao local, um engarrafamento-monstro estava formado. Foda-se, pensei, tenho dia todo mesmo. Esperei, esperei, e esperei mais. Após mais de meia hora sem o ônibus andar nem um pouco, decido fazer um passeio a pé até o meu destino, enquanto, nos meus ouvidos, o povo do NowLoading confirmavam que a Valve é a produtora mais cult que existe (Nintendo, você não é cult, e Team Ico, só depois de zerar seus jogos Eu opino).

Resumindo a ópera toda: passei o dia ouvindo podcasts para distrair, enquanto comprava diversas Trips, Rolling Stones e hqs nos sebos do lugar. No fim, o maldito aparelhinho semi-inútil salvou meu dia.

 

 img

O PMP, apesar do tamanho meio exagerado, é uma porcaria de aparelho de MP5 desses mais populares. Possui uma câmera de 2.0 Mega pixels (extremamente escura, não consegui tirar uma foto de verdade com ela) com zoom digital de 4x, e com função de captura de vídeo. Mas a câmera é horrível, principalmente pelas opções razoáveis e baratas de outras câmeras que têm no mercado. Então, atente para as outras funções. Com o PMP (Portable Media Player) você pode ler ebooks, ouvir MP3 à vontade e assistir os últimos episódios de Lost (coisa que ainda não fiz). Acrescente a essas funções um simplório gravador de voz (não é esse que usamos para o NozesCast), uma saída pra TV usando conexões RCA e calendário. Nas versões mais novas do aparelho ainda existem joguinhos 2D, mas como não os vi por aqui, nada de opinião sobre os mesmos.

Apesar dessas funções bacanas, o PMP tem muitos problemas. Mesmo com o esquema de aceitar cartões SD, que podem ter vários GBs, ele não permite uma divisão dos MP3 por pastas, o que deixa sua playlist imenso e desorganizado (os arquivos aparecem em ordem alfabética, o que vai tornar tudo um verdadeiro caos). Caso coloque uma única pasta sequer (ou qualquer outra coisa que não seja um um arquivo de áudio) TODO o playlist desaparece. Para traze-lo de volta, elimine a pasta…

O mesmo ocorre com livros: qualquer arquivo diferente de TXT zoneia tudo, fazendo com que nenhum arquivo seja exibido. Com fotos a mesma coisa, como você imagina, o que torna tudo uma chatice só. Mas, caso queira usa-lo como pen drive, é só colocar algum arquivo fora dessas três pastas de mídia (MP3, TXT e Media - a última para fotos e vídeos) que estão dentro do aparelho.

Para mostrar seu lado TekPix, o PMP permite que você veja todos os arquivos de mídia direto na TV, usando uma já citada conexão RCA, além de poder fazer gravações do Seu Sílvio perguntando para pessoas que querem ganhar um milhão mas tem QI de mosquitos de mesa de bar. Desista, é tudo para tentar te enganar. As fotos da câmera são toscas o bastante para deixar você perceber isso já na tela do próprio PMP… e os vídeos não se saem muito melhor. Colocar isso na TV só pioraria sua vergonha de ter adquirido o aparelho!

Bom, mas a qualidade do áudio é boa, o que coloca ele na função primordial: bom aparelho para ouvir podcasts (porque enche-lo de música vai ser bem frustrante). Mas, até nisso o aparelho tem um defeito irritante. No pequeno controle deslizante, que é até bonito, que se localiza no lado direito do aparelho, é possível mudar de faixa no player. Apertando para cima, você volta para a faixa anterior, e para baixo, vai para a próxima. O que significa que ele não pode encostar em nada, principalmente se estiver no seu bolso, dentro de um ônibus que você vai ter que ouvir o restante do NozesCast em casa, pois logo depois da faixa pular você descobrirá outro problema do maldito.

Não dá para adiantar as faixas de modo eficiente. No máximo em 2X, e isso deixando o dedo apertando para a frente no controle deslizante. Isso significa que, se você estava na uma hora e meia de algum podcast e um maldito quebra-mola adiantou para o próximo… já era amigo, você vai gastar 45 min para colocar tudo no ponto de novo!

Fora isso, embaixo do aparelho, existe um botão de pânico que previne você de ser descoberto com material pornô com animais, que apaga literalmente TUDO que está dentro do aparelho, e atende pelo nome de Reset. E caso não consiga arquivos no formato correto que o aparelho reconheça, ele possui um CD com um software que converte vídeos para o MP4 suportado por ele.

 

img2

Como única grande atração, o PMP tem o preço: em torno de 200 mangos, na versão com 512 MB de memória. Mesmo assim recomendo comprar uma coisa melhor, como um celular usado na loja da esquina da sua casa, ou um videogame.

7 Comentaram...

joão mourão disse...

Você também ouve o NowLoading! Nice! Eles são muito bons mesmo.
Mas pô... eu gostei do cast que vocês fizeram sobre games... Gostei MESMO. Maior sessão nostalgia vocês comentando sobre Silent Hill, Resident Evil, Zelda e paradas assim.
Espero que role outro.

Unknown disse...

Realmente nenhum geek merece um foston MP qualquer coisa, sofri horrores com um desses, entretanto, tenho colegas "normais" que adoram todos os tipos, cores e tamanhos de xinlings e elogiam os bichinhos.

Gilmar disse...

Cara, "indefectível" é uma coisa que tu vai descobrir com o tempo que é a ultima coisa que se pode dizer de um Fostom.
Já perdi uns três, perda total por falecimento, já que não apresentaram nada de errado e de repente morreram.
Té.

Anônimo disse...

ninguem tem saco de ficar lendo tanta coisa..
seja mais direto

Anônimo disse...

me ajude....rs
tenho um desse foston e nao sei nada

sergioddias@hotmail.com

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus me digam como faço para colocar texto nesta porcaria de mp5, qd ganhei fiquei áté feliz pq poderia ler em qualquer lugar, mas faz 1 ano que ganhei e ainda não tenho noção de como fazer para por texto. valeu

leidinha.1003@hotmail.com

fernando bosco disse...

as fotos que esse aparelho bate e sensacional, com uma qualidade fantastica,estou contente,
fernandoluizbosco@hotmail.com

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo