Jack Kerouac foi um baque na literatura. Símbolo da beat generation (uma espécie de precursores dos hippies), foi o responsável por toda uma geração levantar a bunda da cadeira e explorar o mundo. Grande parte disso se deve a obra-prima dele: On the Road, lançado em 1957. Talvez não seja o melhor livro dele (todos os fãs dirão outro, inclusive Eu, que me amarro mais em Vagabundos Iluminados), mas com certeza foi o de mais impacto e o que representa melhor o que foram os beats.
Resumindo, a história seria essa (catei do Submarino, são 4 da matina e o sono tá batendo tenso): “Sal Paradise é o narrador de On the Road - Pé na Estrada. Ele vive com sua tia em New Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Ele é inteligente, carismático e tem muitos amigos. Até que em Nova York ele conhece um charmoso e alucinante andarilho de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty. Dean é cinco anos mais novo que Sal, mas compartilha o seu amor por literatura e jazz, e a ânsia de correr o mundo. Tornam-se amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país quanto uma viagem de auto-conhecimento - de uma geração assim como dos personagens.” Só pra constar, todos os personagens são reais, figuras bastante conhecidas da geração beat.
Depois do século virar e de umas três gerações passarem por baixo da ponte da História (tô parecendo até poeta barato desse jeito, melhor parar), Hollywood colocou os olhos no livro e resolveu adapta-lo para o cinema. Bom, ao menos parece que estão fazendo direito. No elenco estão Kristen Stewart, Kirsten Dunst, Amy Adams, Viggo Mortensen, Alice Braga e Tom Sturridge.
Jose Rivera adaptou o texto - e o cara tem cacife, pois roteirizou outro excelente road movie: Diários de Motocicleta, também dirigido por Walter Salles Jr, na direção deste aqui.
A estréia está prevista pra esse ano… sabe o Deus do Cinema o dia. Mas já tô no aguardo!
[Via Omelete]
2 Comentaram...
Esse filme tá demorando tanto pra sair...
Sou estupidamente apaixonada pelo trabalho do walter salles. Só fui conhecer on the road por causa dele (procurando saber quando seria o próximo trabalho dele), resolvi ler o livro na época 16 anos hoje tenho 22 e o filme ainda não saiu.
On the road é um livro bem legal, o considero um livro bom pra se ler quando é adolescente e o peso da responsabilidade não é tão grande. É um livro bem sedutor quando se tem 16 anos, com 22 ele também mas como forma de literatura.
Planejo dar mais uma lida nele, até pra poder ver o filme e relembrar, já que se passaram 6 anos (nossa, parece que foi ontem que futiquei em cada cantinho da livraria atrás desse livro)
Nem vou começar a falar sobre o walter, porque a pessoa é fanática e vai exagerar em tudo e deixar claro que ele é o deus na terra... ;D
Mas bem claro Walter Salles é o deus na terra...
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.