domingo, 4 de novembro de 2007

Avatar FiliPêra

Lady Vingança




O terceiro filme da trilogia sobre vingança, do coreano Chan-Wook Park, é acima de tudo, outra obra-prima. Comparações com a parte central da trilogia, OldBoy não vão faltar, mas aqui o diretor navegou em águas um pouco diferentes, apesar de usar o mesmo barco para isso.
A história narra o plano de vingança traçado por Lee Geum-ja, que ficou presa por treze anos, acusada do assassinato de uma garotinho de sete anos.
A narrativa é completamente não-linear, com indas e vindas no tempo de forma constante. Isso mostra muito bem as facetas do plano da protagonista, que aos poucos, apesar do quebra-cabeça traçado pelo filme, vai se mostrando apurado.
Mais uma vez Park apostou em boas imagens para dar vida ao filme, com bastante uso de jogos de câmera e outros efeitos de iluminação. Mas desta vez, não vemos ambientes soturnos e texturas carregadas, mas sim uma bela iluminação que combina perfeitamente com a aura angelical da protagonista. Dessa vez também não vemos um personagem em busca de respostas, mas sim basicamente em busca de vingança, com um plano detalhado. O final de virar o estômago, não de forma visceral, como OldBoy, mas de uma forma mais sutil, com toques psicológicos, de uma forma mais inteligente.



É inegável o porquê do diretor ter optado por uma trilogia: cada filme mostra aspectos diferentes do mesmo tema. Resta saber o que nos aguarda em Mr. Vingança, primeiro capítulo, que em muito breve deve aportar por aqui em DVD

Diretor: Chan-Wook Park
Duração: 112 min
Nota: 9,0

FiliPêra

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo