domingo, 2 de setembro de 2007

Avatar FiliPêra

HyperEspaço nº 2

UMA (QUASE) JORNADA CINEMATOGRÁFICA...

Por FiliPêra





Chegamos a mais uma coluna HyperEspaço comigo conseguindo manter os prazos (calma, estamos só na segunda ainda).
E o tema de hoje não podia ser outro senão a série de acontecimentos que me levaram a duas
sessões de cinema no aniversário da Severiano Ribeiro.
E tudo começou quando um amigo meu anunciou pra galera da minha classe, no meu curso técnico que na quinta, dia 30/08 iria haver uma promoção no Kinoplex, devido ao aniversário de 90 anos dos Cinemas Severiano Ribeiro (R$ 4,00 a inteira e R$ 2,00 a meia). A animação foi geral, afinal não é todo o dia que se pode ver filme na tela grande mais barato do que as locações para se ver na tela pequena. Os amigos se reuniram pra fazer uma combinação de horários que permitisse-nos
assistir ao máximo de filmes bons possíveis.
Ficou decidido então que veríamos Os Simpsons, Duro de Matar 4.0 e O Ultimato Bourne. Fiz alguns ajustes de horário no serviço (atenção esse fato vai ser importante para eventos futuros), e tudo correu bem, até que na quarta feira à noite... Estava bem eu conversando no MSN com a Cris (em breve eu creio que vocês vão conhece-la aqui no Blog, amigaça do coração) e ela avisa: -Não vou ver os filmes com vocês não! Eu quero assistir ao Primo Basílio de qualquer jeito e depois eu assisto Os Simpsons (ela deve ter dito digitado isso batendo o pé no chão)!!!
Virei a cara. Mas retruquei, logo após tomar coragem: -Como ninguém vai assistir esse filme com
você, eu vou!
Ela agradeceu.
No outro dia ela comunicou ao resto do pessoal a decisão dela. Eles reclamaram um pouco e ficou
tudo bem. Mas quando ela falou que eu iria junto... começaram as risadas. Fazer o que? Realmente não é todo o dia que se troca um blockbuster de verão por um filme nacional, que sinceramente não parecia ser bom; apesar da Cris insistir o contrário, de já ter lido o livro e tudo o mais. Mas as suspeitas continuaram.




Terminadas as aulas fomos até o Habib's para comprar umas esfirras para forrar o estômago para aguentar as sessões. Comemos lá no andar do cinema mesmo e depois fomos para a fila comprar os ingressos.



Chegada a hora da sessão fomos Eu e a Cris para a fila (o resto do pessoal já estava assistindo
Os Simpsons). Entramos na sala, comigo ainda receoso de que assistiria um filme nacional.
Mas passados quinze minutos de projeção, eu já estava envolvido com a trama simples e bem
construída de O Primo Basílio, com seus personagens cativantes, que deixam você na dúvida para quem torcer (apesar das interpretações um pouco exageradas). O roteiro narra a história de Jorge e Luísa, um casal comum e apaixonado que tem sua vida mudada quando Luísa reencontra um antigo amor, seu primo Basílio, que estava no exterior há algum tempo. Quando seu marido viaja, ela começa a se encontrar com ele e daí pra frente o romantismo só vai aumentando. Luísa, antes avessa à traição, começa a ficar mais íntima do primo (se é que me entende). O que parece ser mais uma história de traição começa a tomar outras nuanças quando a empregada, extremamente maltratada pelos patrões, descobre a traição e começa a chantagear a patroa. E o filme vai
seguindo por esse caminho até desaguar em um final bem triste e extremamente convincente. Se puder assista!
Saímos da sala, comigo satisfeito por ter gostado de um filme nacional e com a Cris dizendo: -Tá
vendo...Eu disse que você ia gostar!!!
Fomos ao banheiro, compramos um milkshake e fomos pra sessão dOs Simpsons. Após furar duas filas e pedir informação umas quatro vezes finalmente conseguimos chegar na sala.





Os Simpsons

Eu, mesmo após assistir todas as dez primeiras temporadas e uns pedaços das outras, não estava
preparado para dar tantas risadas. Tudo, absolutamente tudo no filme é construído com o propósito de fazer rir. Desde o começo hilário, com a participação especial do Green Day, até o último segundo (no meio dos créditos também).
Mas vamos a história, que foi guardada a sete chaves: O lago Springfield está com problemas de
contaminação, o que leva a uma mobilização por parte da população para a sua despoluição. Mas
Homer, com pressa pra se livrar dos excrementos do seu porco de estimação, comtamina o lago
violentamente e de forma quase irreversível. Daí o governo dos EUA, percebendo o problema,
resolve tomar medidas drásticas contra Springfield.
Falar mais pode estragar as boas surpresas que a trama reserva. E pode acreditar, tudo que
transformou a família amarelada num ícone da Cultura Pop está lá: referências a outras obras,
participações de famosos, personagens ultra-carismáticos e é claro as trapalhadas da família
(especialmente do Homer). Mas entre outras coisas, o roteiro, que passou por 166 revisões (dizem por aí) encontra tempo pra falar da política de exclusão de Bush, usando Springifield como cobaia. As gags do filme vão desde o humor físico (a martelada no olho e a mão cheia de cola do Homer, são os melhores exemplos) até alguns mais intelectuais, como a referência a Branca de Neve, da Disney (essa a Cris teve que me explicar) num esquema que lembra bastante Shrek.
Enfim, não adianta ficar falando muito de uma coisa tão conhecida, o negócio é assistir mesmo. Se
você já é fã de Homer, Bart e cia. tá safo, pode ir ver tranquilo, o longo não passa de um
episódio esticado (apesar de ter um cuidado maior com a trama). Mas se você não conhece o desenho (e eu pergunto: de que planeta você veio???) assista mesmo assim, você vai gostar, mas se prepare para ter que assistir 19 temporadas que você perdeu...

Nota: 10

Diretor: David Silverman
Duração: 90 min
Gênero: Animação/Comédia




Saímos da sessão satisfeitos (na verdade a Cris não riu muito, enquanto eu quase tive um ataque
cardíaco, mas eu acho que ela esta segurando a risada) e fomos cada um pra sua casa...



O que estou ouvindo: Biffy Clyro - Infinity Land
O que estou lendo: Os Supremos Vol. 2 e Sete Soldados da Vitória

A próxima HyperEspaço deve sair um pouco mais cedo (na terça ou na quarta) devido ao show da Coca-Cola Estúdio, com Dead Fish e Marcelo D2. Aguarde uma matéria super especial!

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo