quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Avatar Sherman

XV “Excelente Mostra de Vídeos” Vitória Cine Vídeo

 

vcv1

 

Por Sherman

 

Pessoal começou no último dia 24/11 (que muitos conhecem como segunda-feira passada), o 15° Vitória Cine Vídeo - o maior festival de cinema e vídeos daqui do Espírito Santo - e não é por nada não, mas a mostra está com uns vídeos muito, mas muito, bons; o que só melhora a imagem capixaba no cenário nacional.

Um dos lugares em que está acontecendo o festival, além de uma antiga fábrica transformada em um belo cinema, a Fábrica 747, é o Cine Metrópolis, de propriedade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Enquanto eu aguardava a sessão começar, reparei na existência de cartazes que falavam da magia do cinema como um todo. Principalmente para o Espirito Santo, falando de grandes estréias e inaugurações com grandes cinemas conhecidos pelos capixabas.

Mas vamos falar sobre os vídeos, que são as estrelas do Festival. Pude ver 11 vídeos com temas maravilhosos, intrigantes, fortes e engraçados. Só tenho a reclamar de dois vídeos, aliás os dois primeiros. Estava com medo que o restante da mostra continuasse no nível dos vídeos Discípulo sem Cerimônia e Mohammed Gameover, mas felizmente me enganei. Nossa vamos esquecer essas coisas…

Bom, mas o terceiro vídeo foi uma pérola, O Artesão de Sonhos, que é um documentário falando sobre a vida de um cineasta baiano, com um sonho de fazer filmes. Com muito esforço e dedicação ele conseguiu realizar seu maior sonho, que era de criar mundos.

Amanda e Monick foi o vídeo que se seguiu na mostra,  com um tema muito polêmico: homossexualismo. Basicamente o vídeo mostra as duas personagens do título falando da vida que levam  como travestis. São deferentes mas sofrem do mesmo preconceito. Amanda é prostituta e Monick é professora em uma escola de ensino fundamental.

Logo o próximo vídeo era o mais engraçado. Eu que nem sei Francês mostrava a situação de uma mulher que se declarava para um cantor francês, que se apresenta na "televisão". Com o passar do tempo, e com ele não dizendo o que ela quer, ela dana a falar um monte de merda com o cantor que está na "televisão". Hilário!

 

vcv2

 

Edson Carlos “Pinguim” foi mais um filme bom com muito humor. A história quis passar a idéia de que é um documentário falando de um musico fantástico e extremamente diferente: ele tinha 15 dedos (muito louco). Aí você vê vários depoimentos de ex-amantes, amigos, parentes, fâs, etc. Muito bom!

Mas o melhor ficou para o final com dois filmes fantásticos: Pelo Ouvido e Pornographico. O primeiro conta a história de amor de um casal jovem e no auge do relacionamento. De repente acontece um acidente que modifica para sempre o relacionamento do casal, resultando em coisas nada ortodoxas. O segundo narra a vida de um idoso que trabalha num cinema pornô, e não aguenta mais aquilo. Ele sempre lembra dos velhos filmes clássicos, como Dançando na Chuva, Casablanca. Tudo muda quando começa a frequentar o cinema, uma linda e jovem loira.  Ele não entende como uma moça linda daquele jeito poderia frequentar aquele tipo de lugar. O ponto alto é que a narração do idoso reclamando da sua vida é muito parecida com os roteiros escritos por Frank Miller em Sin City.

 

vcv3

O Teatro Carlos Gomes é outro local que recebeu os filmes!

 

Legal, divertido, interessante e fantástico. Esses são os adjetivos para definir o que foi esse primeiro dia do XV Vitória Cine Vídeo. A cada ano o festival capixaba melhora mais, e quem ganha com isso é o publico capixaba!

Valeu! Até a próxima…

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo