segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Avatar FiliPêra

O Desabafo de uma Nintendista

 

nintendo_girl

 

Por FiliPêra

 

Fanboy pode ser uma das raças mais chatas do universo quando são extremados e cegos. Eu mesmo já fui muito mais nintendista do que já sou (hoje tô desencanado, embora continue sendo fanzaço da empresa). Muitas vezes o problema dos fãs, é a falta de sinceridade no que falam. Eles não gostam de dar o braço a torcer, definitivamente.

Mas, certos fãs conseguem comover qualquer um, ao mostrar publicamente o que sentem pela empresa que amam. Foi o que me ocorreu quando li o texto abaixo, escrito por Kaylyn "MarzGurl" Dicksion, uma apaixonada fã da Nintendo residente nos EUA; no site ScrewAttack.

O Dori Prata, do Meio Bit Games, traduziu o texto, após receber a autorização da autora, e manteve toda a sua carga emocional de forma brilhante. E Eu aqui estou para reverbera-lo.

Basicamente o assunto que o texto aborda é a irritante atitude dos gamers, inclusive de alguns fãs da Nintendo, choramingando dizendo que a Big N os abandonou, somente fazendo jogos para o público casual. Caso você seja um desses, agora, ex-fãs da empresa de Miyamoto, leia o texto. Se você é completamente anti-Nintendista, chegando a dizer que o Mega Drive foi melhor que o Super Nintendo, também leia o texto, com a mente aberta.

Agora, se você é como Eu, um fã da empresa japonesa, mesmo sabendo que ela não é perfeita, LEIA o texto, e lembre-se dos melhores momentos da maior empresa de games da história. É de emocionar (e sim, o texto é grande pacas, mas lindo)…

 

mario

 

A Nintendo e seus fãs; Quem abandonou quem?
Por Kaylyn "MarzGurl" Dicksion

“Nintendo e você. A Nintendo sempre esteve por aqui, sendo a sua melhor amiga e sua maior oponente. Vocês caminharam juntos como amigos, mas você a perdeu quando cresceu.

Agora você está aí, sentindo-se traído pela sua velha melhor amiga. Sony e Microsoft apareceram, colocaram as mãos sobre os seus ombros e insistiram, “Você está velho agora. É hora de crescer. Nós podemos lhe proporcionar bons momentos.” E então, como gamers, nós nos deixamos levar de nossa velha melhor amiga. E nós nos convencemos de que a culpa era da Nintendo por não ter “crescido” junto com a gente. Isso é justo, tanto com a Nintendo QUANTO com nós mesmo?

Recentemente, o ScrewAttack nos presenteou com um episódio do “Out of the Box” onde avaliaram o Wii Music. Citando o Craig, “Eu nunca me senti tão estupido jogando um game e tenho que dizer que eu estava segurando um Wiimote em minha mãos. Essa é uma das coisas que pela primeira vez em minha vida me fez sentir vontade de virar as costas para a Nintendo. A Nintendo abandou totalmente o seu público hardcore.”

Ouvir essas palavras foi um pouco depressivo. O Wii Music é um jogo perfeito? Oh, não, longe disso. Porém, eu não arriscaria dizer que ele foi feito com a intenção de “abandonar o público hardcore.” O próprio Shigeru Miyamoto admitiu que ele queria fazer um videogame com jogos divertidos que permitisse que qualquer pessoa pudesse jogar. Ele finalmente conseguiu realizar seu sonho de fazer sua esposa entender porque os jogos eletrônicos podem ser divertidos. Você consegue imaginar quanto prazeroso este sentimento pode ser?

 

arvore-genealogica-da-nintendo

 

Vamos pensar no que fez a Nintendo tão grande antigamente. Teria sido sempre por causa dos gráficos? Teria sido sempre porque era “Cool”? Não, não teria. Nós jogamos por causa dos seus jogos. Então, DE QUAIS jogos nós nos lembramos? Lembra-se do The Legend of Zelda? Ele estava lá no início. E ele retornou novamente nesta geração de jogadores.

Quase tudo o que todos sempre amaram sobre a Nintendo ainda está por aí. Continua sendo feito e seus jogos não perderam aquele sentimento clássico. No caso do Metroid Prime 3: Corruption, por exemplo, o sistema do jogo foi levemente alterado para funcionar com o Wii remote. E ele FUNCIONA.

Então, estou apenas pensando, qual é o problema de todo mundo? Toda vez que a Nintendo lança um jogo que NÃO seja voltado para adultos, seus fãs tem um ataque e dizem que foram esquecidos. Isso é mesmo verdade? Eu acho que não.

Pessoalmente, eu acredito que foi o público que abandonou a Nintendo. Todo mundo foi “promovido” à uma “liga superior” em relação aos games. Todos querem melhores gráficos, melhores sangues, melhores partidas online. Isso pode ser comparado quando você vira as costas para sua família porque cresceu e acha que eles são bobos e que apenas seus novos amigos são legais.

Mas o que acontece quando você muda para um desses outros sistemas? Quando você descobre que todos estão jogando online? Você tem que aturar execrações, racismo, crianças que acham que podem causar ofensas verbais, crianças que ganham jogos proibidos para menores, de pais que não se importam ou não prestam atenção… Claro, o público pode ter “amadurecido” com a idade, mas ele pode não ter amadurecido no comportamento.

Os jogos que eu vejo na biblioteca das outras empresas são títulos que me passam a imagem de que farão os jogadores facilmente se tornarem agressivos. Honestamente, esses games me fazem pensar que essas pessoas nem mesmo gostam dos títulos que jogam. E se gostam, elas não sabem como demonstrar isso.

 

miyamotolink

 

Voltando no tempo, eu me lembro de pessoas dizendo umas para as outras: “Cara, me pegou de jeito. Esse é mesmo um bom jogo! Obrigado!” Atualmente, você apenas escuta: “Ah, meu Deus! Você é um trapaceiro! Pare de APELAR! JESUS, você é F**A! Eu vou chutar o seu TRASEIRO, neguinho!" Será que apenas eu não cresci ouvindo esse tipo de coisa? Será que eu não era tão “madura” quanto o restante das pessoas? Porque apesar do público ter envelhecido e o nível de maturidade dos jogos supostamente ter evoluído junto com eles, porque eu não sinto nenhuma “maturidade” quando eu jogo esses games?

Infelizmente, nós não seremos capazes de interromper a nova geração de jogadores. As coisas mudam. Mas você não acha interessante, para ser honesto, que a Nintendo realmente NÃO tenha mudado? A Nintendo sempre esteve cercada por uma atmosfera de diversão, com uma bela cara sorridente embaixo de um chapéu, macacão e um bigode. Mesmo durante a guerra dos consoles, mesmo com um novo tipo de controle, mesmo com um portátil que faz uso da funcionalidade de uma tela sensível ao toque ao invés dos típicos botões, a Nintendo continua tendo a mesma alegria que ela sempre teve.

A Nintendo relançou jogos clássicos para seus portáteis e através de downloads pela internet. São os mesmo jogos que nós sempre amamos. Eles até mesmo recuperaram velhos sistemas que estavam mortos e relançaram os seus jogos. O nosso passado continua o mesmo, nos cobrando para que não esqueçamos dele.

Honestamente, há mais uma coisa que o Wii pode nos proporcionar e é o conteúdo das desenvolvedoras terceirizadas. Mas essa é a parte triste, todos estão muito temerosos em tocar neles. Os jogadores não querem dar uma chance a eles porque esse conteúdo não “cresceu” junto com eles e pensam que não há bons jogos para o console. Mas não há “bons” jogos porque as 3rd-party estão com medo de fazer jogos para uma tecnologia que elas não entendem. Se houvesse ou pouco mais de persuasão por parte dos fãs da Nintendo, apenas um pouco mais de vontade, eu acho que encontraríamos um pouco de material realmente intrigante no Wii. Infelizmente, já faz quase dois anos (do lançamento do Wii) e AINDA nada aconteceu.

As vezes eu me pergunto, sabia? Sonic… todos se lembram do Sonic, certo? Voltando no tempo, sempre houve uma batalha – quem era melhor? Sonic? Mario? O Sonic é outra peça da nossa infância que ninguém está disposto a virar as costas. Mesmo a Sega quase tendo desaparecido, as pessoas AINDA depositam esperança nos jogos do Sonic, mesmo que você assuma que a maioria dos jogos recente do personagem sejam verdadeiras bombas.

Então, porque tanta lealdade a um personagem praticamente morto, mas não a um personagem e a uma empresa que permanecem vivos e bem? Isso me deixa um pouco perplexa.

Então, diga o que quiser. O que acredito que fará. Eu não estou dizendo para você gostar ou apreciar tudo que eu gosto, mas no fim do dia, quando tudo estiver dito e feito, quando eu estiver cansada do drama e da imaturidade dos jogos “maduros”, haverá um lugar para onde eu voltarei. Eu sempre volto para onde me lembra a casa; No fim, A Nintendo é o que continua me fazendo feliz. A Nintendo é realmente onde eu estou feliz.  

E, isso é apenas pessoal, mas se a Nintendo para de fazer jogos, eu pararei de jogar.

 

nintendo-logo

 

Você pode não concordar, mas não tem como não concordar que é uma excelente ponto de vista!

 

[Via Meio Bit Games]

7 Comentaram...

Anônimo disse...

é....ela tm razao....a nintendo nunk "evoluiu" (trocadilho com pokemon, alguem?? o/) mas ela sempre teve um "sorriso" durante esses anos....e ela num precisa d graficos fodoes ou sistema online pra mostrar q pode entreter mta gente hoje em dia....mas qndo ela fala q se a nintendo parar d fazer jogos, ela para d jogar, eu ñ concordo, pois, ta bom, la se foi uma das maiores produtoras d jogos q ja existiu (*-*) mas ainda tm mtos outros jogos e consoles bons por ai....

video games sao entretenimento, ñ uma coisa seria....

ah, e é um belo ponto d vista o dela :D

Eric Paiva disse...

Cara... Tenho um PS2. É Legal. Tirando meu primeiro video-game (Atari), todos foram Nintendo. Me divertir ao cubo. Ainda sinto saudade de jogos como "Flashback" e "Out of This World". Jogo o PS2 e não tenho muita paciência com ele. Os jogos me empolgam por algum momento e depois sinto como se fossem todos muito parecidos, ou como se faltasse algo. Ler esse texto da Kaylyn, me fez ter de volta um brilho nos olhos que eu só tinha quando passava horas jogando "Starfox"... Já tô pensando em vender o meu PS2 e dar entrada num Wii...

Anônimo disse...

Nintendo é foda

Welington disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Welington disse...

Eu discordo. Publico hardcore da nintendo foi deixado de lado e isso é um fato. Não concorda? Então vai rebolar em cima de um Wii Fit na frente dos seus amigos.

Anônimo disse...

a nintendo talvez não tenha abandonado seus fãs mais hardcore, pois pensando bem o fã mais forte é o fã de rpg e Zelda ainda continua bom, o wii está recebendo alguns títulos, e nossos velhos companheiros Mario e co. continuam firmes. A nintendo se preocupa com seus admiradores em detalhes como loading, e isso era algo que me enchia ter esperar carregar cenário e menu. Se tem alguém que traiu alguém foi a Square que abandonou a bigN; pense comigo se tivéssemos os títulos da Square alguém se atreveria a reclamar?

Anônimo disse...

Porra vcs são bixa né? só pode...

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo