quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Avatar FiliPêra

Chega o Zeebo, o novo videogame da Tec Toy

 

zeebo

 

Por FiliPêra

 

Bom, quando li essa notícia, que está na boca do povo, logo vi uma coisa boa e uma coisa ruim. A coisa boa é que seria mais um console de videogame a chegar ao mercado (provavelmente no Dia das Crianças do ano que vem), para fazer frente aos gigantes. Mas, o Zeebo não é só mais um; ele utiliza um esquema novo para fugir da pirataria e garantir comodidade aos gamers: todos os seus jogos são distribuídos via rede, no caso do Brasil, rede 3G da Claro. Quer coisa melhor? E ele ainda vem com a promessa de atingir a um público com uma renda menor, que não conseguem comprar um videogame da nova geração (me inclua nesse pacote, esse blog ainda não dá dinheiro).

Mas, as coisas começaram a desanuviar e mostrar a sua real forma quando analisei mais atentamente o tal Zeebo. Ele realmente é mais barato que os consoles da nova geração da atualidade. Mas não o suficiente. Seu preço é de R$ 600. Francamente, com essa grana qualquer um compra um PS2, ou um Xbox (se pesquisar bastante, coloca mais uma grana e compra um Wii), que são videogames muito superiores.

Talvez o atrativo sejam os jogos, que não custarão mais que 20 reais (dizer que eles são totalmente em português é atrativo?). Além disso, o console já terá jogos instalados na memória, que terá 1 GB de capacidade. O preço é um bom atrativo, já que um jogo original para videogames das grandes produtoras dificilmente sai por menos de 100 reais.

Ótimo, mas a qualidade dos games passa longe do que se realmente espera. Até Quake (o primeirão) sairá para o Zeebo, o que é uma coisa ruim, já que ele é facilmente encontrado na internet. Fora Quake, o Zeebo receberá ports de outros jogos que estão fazendo sucesso por aí, o que implica em queda absurda em qualidade gráfica.

Resumindo: tiro pela culatra, e provável fracasso à vista. Me lembra o projetos fantasmas como o Phantom, que comeu dinheiro de sócios. No máximo deve indicar um jeito alternativo de venda de jogos, mas isso a rede do Wii e a Xbox Live também já fazem, vendendo clássicos e pequenos jogos…

 

PS: Espero estar errado!

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo