sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Avatar Voz do Além

MIT lança o olho que vigiará o espaço

 

asteroid-telescope

 

Por A Voz do Além

 

Corpos celestes são uma das coisas que podem mandar o nosso planeta para à época das cavernas, simplesmente acabando com milhares (milhões, bilhões, wathever) de anos de evolução, não só genética, como tecnológica. Filmes como Impacto Profundo e Armagedon, só colocam mais lenha na fogueira, além de garantir uns trocados para Hollywood.

Pois bem, apesar de ser tema contínuo da ficção, meteoros são um perigo real para a Terra, podendo destruí-la sem muito esforço. O MIT fez uma câmera para vigiar a trajetória dessas pedras (ou aerolitos!, como diziam em Chapolin) que vagam no espaço querendo bater em algum planeta desapercebido e espalhar energia recorde.

E eles se superaram na potência da câmera. Imagine a sua máquina fotográfica. Agora saiba que ela é muito inferior máquinas as tops de linha. Pegue as REALMENTE potentes e multiplique por 200. Essa é câmera anti-meteoro do MIT. Só para você ter uma idéia, ela possui 1,4 GIGA pixels e entrará em ação no mês que vem, em um protótipo de telescópio, localizado em Haleakala, no Havaí.

As imagens terão resolução de 38 mil por 38 mil pixels (o Photoshop CS 2 só aguenta até 30.000), e monitorará uma área 6 vezes maior que a lua, localizando estrelas 10 milhões de vezes  menores que as visíveis a olho nu. Quando todo o sistema tiver pronto, vai monitorar todo o céu do Havaí, que corresponde a 3/4 do céu mundial. Toda essa extensão será fotografada uma vez por semana. As imagens serão analisadas por poderosos computadores, em busca de alterações visuais (leia-se meteoros que estão chegando na Terra, para exterminar a raça humana). E, de quebra todo esse conjunto de telescópios, denominado Pan-STARRS, vai monitorar todas as estrelas do hemisfério norte, possivelmente para nos alertar da existência de buracos negros.

Só uma coisa que não entendi: se a tal máquina detectar meteoros chegando, os cientistas vão fazer o que? Colocar um anúncio na TV? Ou mandar perfuradores para instalar uma bomba nuclear no interior dela? Eu ainda prefiro que eles dêem essa máquina pra gente tirar fotos de gatinhas de cosplay com 20.000 px de largura…

 

PS: vocês devem ter percebido que o ritmo aqui está um pouco devagar. Bom, é por dois motivos simples; Eu e o FiliPêra, os editores que cuidam do dia-a-dia aqui do NSN, estamos em fim de período de faculdade, o que significa uma carga poderosa de coisas para fazer. Mas, em breve, as férias chegarão, e as coisas devem voltar ao normal. Some a isso, preparativos para as mudanças de fim de ano, e a nossa participação em guest posts e projetos secretos pela blogosfera afora. Vocês não perdem por esperar…

 

[Via Geek]

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo