Alguns chamaram de referência, inspiração, tarantinização, ou qualquer coisa similar, mas Eu chamo de plágio mesmo. E de uma forma ridícula, pois se assemelha a peça que os aposentados realizam na minha rua querer ser igual a O Senhor dos Anéis. Não rola e ponto. Na tal cena que a novela O Astro (novela das 11h, deve ser coisa de alguém da emissora querendo “inovar”) plagia Watchmen, o personagem Salomão Hayalla é assassinado e, assim como o Comediante, é lançado janela afora.
Por que achei a cena tão ruim? É por causa da merda do botão. Se em Watchmen surge o botton do Comediante manchado de sangue - que se tornaria um símbolo de anti-vigilantismo posteriormente -, na novela surge um… botão. Um descompromissado botão de camisa que não serve pra nada, a não ser plagiar a cena de forma grotesca e primária. Se ao menos o diretor fizesse surgir alguma coisa importante em cena, creio que a cena ficaria menos tosca e deslocada, mas não creio que foi o caso.
Creio ser essa a maior diferença de plagiador pra “referenciador”.
O diretor da novela, Mauro Mendonça Filho, se defendeu em uma entrevista para o jornalista Mauricio Stycer, do UOL.
Existe uma enorme cadeia de referências, que vão se repetindo, às vezes invisíveis, às vezes não, em todo o audiovisual. É lógico, que sim. Não tenho o menor problema em dizer isso. Acho uma baita hipocrisia essa patrulha da originalidade. E na escrita, o mesmo. Você percebe o estilo de Moliére em Ariano Suassuna. Qual jornalista pop não bebeu em Hunter Thompson? O aclamado “Kill Bill” (de Quentin Tarantino), que é um baita filme. É todo igual ao origianl do Bruce Lee. Até o macacão amarelo é igual.
E que comecem os discursos de “anti-nacionalismo”, “estrangeirismo”, e tudo o mais! Outro dia, comento melhor o que acho das diferenças entre plágio vs referência!
PS: se o botão da cena tiver alguma importância a mais na novela, avisem nos comentários!
19 Comentaram...
Pior mesmo é que ficou muuuuito mal feito.
#VergonhaAlheia
O pior de tudo foi a interpretação tosca do ator! hahahahaha
Daniel Filho, né, por favor...
Coisas assim ficam difíceis ser comentadas. Faltam palavras para se dizer o quando se fica puto.
Que merda
PS: Se algum dia a Globo for imparcial e contribuir com o crescimento desse país(criança esperança),aí sim lhe darei o devido crédito.
Minha primeira impressão é achar que essa cena é apenas mais uma cópia mal feita -coisa comum na TV brasileira -, mas me parece que os botões da camisa do personagem que cai da janela são pretos, o botão que aparece no vídeo em destaque é branco; talvez isso venha a ter alguma relação com a solução do assassinato.
*estou só especulando, nem sei de qual novela é essa cena e não faço ideia de quem escreve ela.
Concordo com o Teilor.
Ao que parece, este é um botão da camisa do assassino, e não do assassinado. Se deram tanta importância à ele, tanto durante a queda quanto depois da queda (já que ele caiu longe do corpo num matagalzinho), talvez seja a primeira pista que o Rorschach da trama brasileira deverá seguir.
Isso só analisando este vídeo... imagina só se eu assistisse à novela
Uma breve teoria sobre o botão.
Seguinte
salomão tem apenas botões pretos
logo o botão branco é do assassino.
Provavelmente foi um homem usando uma camisa branca que o matou.
O que tbm é ridiculo pq todos usavam camisas brancas com botões brancos nesse episodio, e no final na beira do presunto todos os homens estavam com todos os botões bem fechados em suas camisas brancas.
Logo o assassino não estava na cena, logo é a unica pessoa que não estava na cena, ou seja o botão é uma idiotice um plagio gigante.
Referencia é uma coisa, homenagem é outra mas isso definitivamente é plagio, e infelizmente muito mal feito
Alguém andou perdendo o botão!
Na entrevista o diretor enrolou e saiu do foco da pergunta e acabou não respondendo nada. Ele citou outros exemplos, mas nenhum dos exemplos equivale ao trabalho ruim dele.
Mesmo que o botão tenha alguma importância na trama, a cena ficou totalmente sem sentido, não tem nenhuma coerência, quebrando várias leis da física, na velocidade que o Salomão estava nunca iria quebrar o vidro daquela maneira, sem falar que não teria como o botão ter escapado da roupa do assassino e ter feito aquele trajeto, a única explicação possível seria se o assassino tivesse jogado o botão para deixar alguma pista o que é muito pouco provável, por esses motivos que fazem a cena não ter nenhum tipo de lógica, eu acredito que foi um infeliz plágio, que poderia pelo menos ser melhor mascarado para dar mais originalidade a cena, o que não aconteceu.
Plágio, e muito mal feito por sinal.
e o pior é que agora, quem nunca assistiu Watchmen (acreditem, existem....) se algum dia assistiram o original, vão falar:
-Olha! igual a cena da novela!
pura merda tem que ser novela brasileira,e e normal fazer copias,lembra do mutantes?homenagen a tal coisa e totalmente diferente de copia descarada e mal feita.
porque se vai copiar... COPIA DIREITO PORRA!!
Longe de mim defender a série da Globo. Mas, se o tarantino ou qualquer outro diretor cult fizesse uma coisa parecida, a abordagem do post seria bem diferente.
Ah, e nacionalista é o caralho. quero que a globo e daniel filho se explodam.
Na verdade eu achei bem legal
Em todos os lugares do mundo, a produção local " se inspira" em produções de outros países, o que todo mundo acha legal só aqui no Brasil, que sofre de complexo de vira-lata terceiro mundista, as pessoas ficam: " ainn que podre, copiaram a cena do filme que é da minha pequena bolha nerd e colocaram na novela, vou xingar muito no twiteer"
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.