Os soviéticos (ou russos, como preferir, embora esse povo representasse somente cerca de metade da população da URSS) tinham duas políticas bem marcantes: copiar e tirar onda. Copiaram o ônibus espacial americano e o usaram antes deles. Copiaram o Concorde e usaram antes de todo o mundo. Copiaram o submarino nuclear George Washington e usaram a cópia antes dos americanos. Copiando e tirando onda, sempre…
Com uma vastidão de exemplos desse naipe, creio que esse Photoshop que aparece aí no vídeo acima não deve ser lá muito diferente. O software propagandeado no vídeo é de 1987, o que o torna precursor do Photoshop, que nasceria três anos depois. O conjunto exposto no vídeo é um computador trabalhando em conjunto com um scanner, tirando defeitos de fotos e aumentando cores e nitidez de forma que chega a ser impressionante.
Alguns que viram o vídeo logo apontaram o fator cópia. O software seria um clone russo do programa francês Pericolor 1000, que trabalhava da mesma forma, misturando hardware e software, e o computador seria provavelmente uma cópia do Apple II.
Mas no fim das contas o resultado é interessante, e mostra um pouco do estilo reversal russo - nos comentários do vídeo no YouTube, usuários russos apontaram como a interface do programa não seria nada mais que o Pericolor traduzido pro russo.
[Via Geek]
comente primeiro!