A propaganda da discórdia…
Dentro de um mundo ideal, o Google só anexa conteúdo, identifica o que for perigoso para o usuário do ponto de vista de segurança da informação, o que for criminoso, e no resto deixa os tais algorítmicos secretos da empresa fazer o trabalho dele de criar uma hierarquia na internet baseada em links. Num mundo ideal, porque sabemos que crianças indianas contratadas pelos malévolos googlers cuidam de manter uma certa ordem ditatorial da empresa, colocando a Wikipedia sempre no topo, eliminando concorrentes dos links, entre outras coisas que vilões fazem depois de jogar sinuca.
Parece que agora a censura que rolava só nos bastidores passou a ser ostensiva. A Consumer Watchdog acusa o Google de ter bloqueado um vídeo que ela produziu em que Eric Schimdt aparece usando sorvetes como chamariz pra rastrear informações secretas de crianças. O Google defendeu o bloqeio dizendo que o regulamento do AdWords proíbe o uso de marcas de outras empresas em propagandas - não tive saco pra ler o tal regulamento, mas como foi o Google que escreveu, acredito neles, embora a Watchdog tenha dito que propagandas similares foram veiculadas sem problemas. De qualquer forma, o velho chorar pra mamar funcionou, já que depois do protesto público a propaganda voltou a ser veiculada - no YouTube, bela ironia essa. O Google se pronunciou novamente, e disse que a liberação foi devida a permissão que a empresa deu pra marca dela ser usada, e não necessariamente como uma exceção ao regulamento.
Bom, entendamos rapidamente: o Google bloqueou uma propaganda, que teoricamente lhe traria retorno financeiro, fora que bloqueando uma poderia causar uma péssima impressão em outros anunciantes e tornar o lance um pequeno efeito dominó. Se ele fez isso com um dos seus ganha-pão, não quero imaginar o que ele pode estar fazendo com resultados de busca, conteúdo de blogs e outros bilhões de bits de informações que ele hospeda. Ei, o NSN está hospedado no Google… se a gente sumir já sabe!
PS: o lance das crianças indianas é a mais pura ironia, não sei nada sobre isso, só pra deixar claro. E não tô a fim de tomar mais um processo na cara!
PS (2): Aposto que Eric Schmidt subiu nas tamancas quando viu as sobrancelhas e a papada da caricatura dele!
[Via Google Discovery]
comente primeiro!