Li uma vez que na época da II Guerra Mundial, o Departamento de Agricultura dos EUA incentivava (incentivar em tempos de guerra é quase sinônimo de obrigar) os fazendeiros a plantar maconha por causa do tecido de alta qualidade feito pelo cânhamo, a fibra da cannabis. E décadas depois, a primeira casa totalmente feita de cânhamo nos EUA fica pronta. A construção - localizada em Asheville, na Carolina do Norte - usa uma mistura de cânhamo com cal e água (chamado de hempcrete, algo como maconcreto) e foi desenvolvida pela empresa Push Design, já com carreira em construções verdes.
A construção da casa é como um símbolo que mostra a regressão dos EUA em dois aspectos: a) o hempcrete já é uma alternativa barata e muito boa de construção na Europa e Austrália desde os anos 60 - e desde, pelo menos, dois milênios no Oriente Médio, b) como a plantação de cannabis é proibida nos EUA, o cânhamo é uma alternativa extremamente cara por lá, pois precisa ser importado. A Push, para construir essa casa, trouxe cânhamo da Inglaterra, e forrou as paredes com uma solução de papel 100% reciclado. E sim, em 19 estados americanos é permitido uso de maconha medicinal, mas o cânhamo das plantações não pode ser aproveitado para fins industriais por algum motivo que desconheço.
E não, não dá pra fumar a casa. A não ser que a pessoa se aventure a “fumar mais de 1000 quilos dessa mistura para surtir algum efeito”, segundo David Mosrie, diretor de projetos da Push.
Não sei se a iniciativa vai salvar o mundo - o cânhamo absorve carbono também, mesmo servindo de material pra fazer casa -, mas Eu moraria aí tranquilo!
[Via Gizmag]
1 comentário
A frase mais importante do post:
"o cânhamo das plantações não pode ser aproveitado para fins industriais por algum motivo que desconheço."
Deveria conhecer, pois é revoltante!
http://www.youtube.com/watch?v=GB9rNhwofvI
#ForçasOcultasFeelings....
Existe um movimento nos Estados Unidos que propõe a legalização do uso industrial do Cânhamo, por tratar-se de uma planta com infinitas possibilidades para o uso industrial: Plástico, combustível, papel, tecido, remédios e diversos outros produtos podem ser obtidos através de processos naturais (não "patenteáveis") a partir do Cânhamo. Portanto, a quem interessaria proibir seu uso industrial?
http://www.youtube.com/watch?v=_GZjwTnKSAg
[]'s
@Compulsivo
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.