terça-feira, 21 de outubro de 2008

Videogames Live, REC e Choke… numa tacada só

 

 VGL cd

 

Por BruNêra

 

Depois de 5 anos sem ver a civilização, eu, Nêra, retorno ao mundo dos vivos! Do dia 03 a 06 de outubro fiz uma viagem para a "Cidade Maravilhosa" (que é realmente muito bonita, mas já não é tão maravilhosa assim), mais conhecida como Rio de Janeiro! Fui lá para rever a família e acabei tendo uma ULTRA-MEGA-BOGA surpresa (!!!).  O VIDEO GAMES LIVE estaria acontecendo dia 05 e eu estive lá!!!

Aquilo, meus amigos, só pode ser descrito como o nerdvana, o shangrilá nerd! Fora isso também fui assistir dois filmes no FESTIVAL DE CINEMA DO RIO, conheci a cafeteria COLOMBO, o camelódromo. E eu posso até  parecer matuto, mas EU ANDEI DE MÊTRO!!! rsrsrsrs. A única coisa não tão legal é que eu pretendia ir na Exposição Corpo Humano, que estaria acontecendo no Museu Histórico Nacional. Acontece que ela ficou fechada por conta das eleições e eu acabei andando 1:30hs na chuva à toa. Coisas da vida...

 

 

VGL1

-VIDEO GAMES LIVE-

 

Tudo começou quando o Têra descobriu (e como ele não é nerd de verdade, acabou não dando a mínima) que o famigerado VGL aconteceria no domingo, e por alguma obra do divino eu estaria lá para ver! Fantástico! Deus existe! Agora vou pular todos os contratempos que tive até conseguir chegar naquele local sagrado (o Canecão) e ir direto ao show, que é o que importa.

A banda brasileira Mega Driver já abriu o show detonando tudo com o tema de Street Fighter, Sonic e outros. Os caras são realmente fodas, eles tem uma guitarra com a cabeça do Sonic porra (!); o que pode ser mais foda que isso? O site deles é super bem feito e tem várias músicas para download. Entrem, vale a pena.

Depois disso, enquanto a equipe técnica arrumava tudo para a chegada da orquestra, eles passaram dois vídeos irados no telão. Como não poderia deixar de ser, coloquei eles aí embaixo, assistam pelo menos ao, primeiro que é muito nerd.

 

Yuri The Only One

Mrs. Pacman

Depois dos vídeos tudo ficou em silêncio. Das caixas de som começou a sair um bip, bip, bip... e então sem nenhum aviso "SOLID SNAKE" falou conosco. Ele diz que o show vai começar e nos mostra o apresentador, Tommy Tallarico, que trabalhou em projetos como Prince of Persia, Tony Hawk's Pro Skater, Superman, Unreal, Mortal Kombat e o clássico Earthworm Jim.

 

jack_wall Piano Squall

Jack Wall                                                     Piano Squal

 

tonny

Tommy Talarico

 

Depois de uma pequena enxeção de linguiça, entra no palco o maestro Jack Wall, o responsável pelas músicas de Myst, Splinter Cell e Jade Empire. Durante todo o show houveram participações especiais, dentre elas Hideo Kojima (Metal Gear Solid), Shigeru Miyamoto (Mario, Legend of Zelda) e David Jaffe (God of War). O repertório teve músicas clássicas, como o tema de Mario, Sonic, Final Fantasy 6 e 10, Zelda, Kingdom Hearts, Metroid, Warcraft e Metal Gear; todas acompanhadas por seus respectivos vídeoclips, com as partes importantes de cada série.

 

guitar sonic

 

Dos games mais novos tivemos Halo e Mass Efect. Não conheço muito de nenhum dos dois, pois sou um nerd pobre, que só joga games next-gen na casa dos outros. Para finalizar com chave de ouro o foderoso pianista Michael “Piano Squall” Gluck, que trabalhou em grande parte das trilhas sonoras de Final Fantasy, junto com Tommy Tallarico, que também é guitarrista, agraciaram os fãs com a música tema de SEPHIROT!!! Quem não lembra dessa  música??? O maior, melhor e mais bad-ass-mmotherfucker vilão de todos os Final Fantasy merecia um tema à altura. Para mim ficou faltando a música tema de FF VIII, que é simplesmente FANTÁSTICA. A melhor música tema de qualquer game já feito na historia da humanidade. Faltou também alguma música de serie Silent Hill, da qual sou MEGA-FÃ (esperem um post sobre ela em breve).

Fora o show em si ainda tivemos um concurso de cosplay, onde participaram a Milena de MK, um Stormtrooper, o Mario, um emo vestido de algum personagem de KOF, o cara de Assassin Creed e mais alguém que não estou lembrando. Claro que o Stormtrooper venceu tranquilo. Teve também um intervalo de 15 minutos (a porra do show tem 4:30hs de duração, minha perna ja não tava aguentando mais) onde eu pude jogar 3 min de METAL GEAR SOLID 4 na area de free play. Estavam por lá também um Xbox 360 e um Wii, mas quem se importa com isso?

 

VGL2

O que me assustou foi o preço da latinha de refri, 4,00 REAIS!!! Ou eles pensam que todo nerd é rico ou eu realmente sou um jeca-tatu que não está mais acostumado com a cidade grande. Falando em jeca-tatu, você devem estar notando a falta de fotos minhas lá no evento né!? Então, o animal aqui viu uma placa na bilheteria dizendo "É proibido filmar ou fotografar dentro do estabelecimento". Eu, com toda a minha ignorância pensei, "nem vou levar a câmera senão o cara vai barrar". Já sabem né? Quando cheguei lá, a porra da maldita platéia inteira estava com câmera na mão. O Tommy até falou pra quem estivesse gravando não esquecer de colocar no Youtube. Fazer o que? Fica pra próxima…

 

Metal Gear Solid

Super Mario Bros.

Zelda

Kingdom Hearts

 

Depois de todas essas nerdices posso dizer categoricamente que minha viagem valeu a pena. No domingo ainda tive tempo de dar uma passada no camelódromo e comprar algumas coisas que estava precisando. De quebra ainda comprei uma camisa pro Pêra, que eu tinha certeza de que ele estaria se roendo aqui em Vila Velha por não ter podido ir pro Rio junto comigo e com o Têra. Como vocês já sabem, ele é um fanboy doente pela Nintendo. Por isso ganhou essa camisa com o cogumelo do Mario. Agora vou ficar jogando na cara dele que ele me deve uma vida huahuahua... sacou?


tres nerds menor

Pêra com a camisa 1up (esq), Têra camisa Coyote (dir) e Nêra MEGA-FODA camisa Video Games Live (centro)

 

 

Bom, eu comecei meu relato pelo mais importante E FODA! Mas, antes de saber que iria para o Videogames Live, eu já sabia que assistiria alguns filmes no Festival de Cinema do Rio. De todos que vi na listagem das programações, dois realmente me chamaram a atenção. Foram eles REC e Choke. Os dois são fodaraços, mas, além deles tinha mais uma porrada de filmes bons, como Gonzo: Um Delírio Americano, O dia-a-dia do pornô e mais trocentos filmes orientais que me fizeram ficar tentado a passar os quatro dias da minha viagem enfurnado na sala de cinema.

 

capa rec

REC

O primeiro que assisti, REC, e um filme de horror excelente! Pra vocês terem uma idéia, meu pai, que DETESTA filmes de "monstrinhos" foi assistir comigo (ele não sabia que seria filme de terror mais isso não vem ao caso) e saiu da seção estupefato falando "CARALHO! CARALHO! QUE FILME FODA! EU QUASE ME BORREI!!!" Tô falando sério, o filme realmente assusta.

A idéia até que não é tão original assim; conta a história de uma dupla jornalística que vai fazer um documentário sobre o dia a dia dos bombeiros, para um programa chamado Enquanto você dorme. Quando eles vão atender a uma chamada vinda de um prédio, onde uma velhinha maluca se trancou em casa e está quebrando tudo lá dentro, as coisas ficam realmente feias. Minutos depois que eles entram no apartamento da velha, o prédio é inteiramente cercado pelo exército e pelo Departamento de Saúde nacional, que manda isolar a área. Ninguém sai, ninguém entra e, lá dentro as pessoas estão enlouquecendo.

O filme e inteiro rodado como se fosse com a câmera do jornalista, estilo Bruxa de Blair mesmo. A diferença aqui é que parece de verdade a parada. Você não tem a sensação de "por que diabos esse cara tá filmando isso???". O filme tem cortes bruscos, a câmera cai no chão, a luz da câmera quebra, tentam desligar o aparelho. Acontece de tudo com a câmera e isso dá mais realismo pra história.

 

rec - 01

 

Um filme que quase chegou nesse estilo de filmagem foi o Cloverfield, mas mesmo assim ainda tem algumas tomadas bem improváveis para um leigo conseguir fazer. Em REC isso tudo fica para traz, e a sensação de imersão é grande. Fora isso os atores foram muito bem escolhidos, dando um ar caricato para os personagem, mas sem extrapolar demais. O fato do filme ser espanhol ainda ajuda muito a se identificar, pois já estamos todos meio de saco cheio de produções americanas certo!? Se tiverem oportunidade assistam! Vale muito a pena.

 

Trailer

Informações técnicas AQUI

Nota: 9,5

 

 

choke capa

Choke

O segundo que assisti foi o Choke. Esse filme é baseado num livro escrito por, nada mais nada menos, que CHUCK PALAHNIUK, o cara de Clube da Luta e O Sobrevivente. Quem assistiu Clube da Luta e não leu nenhum livro dele, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Aqui não tem nada de violência nem porradaria (tá certo que em Clube da Luta a porradaria era só o background, mas vai saber quem tá lendo esse texto...).

Nesse filme o que marca são o personagens bizarros e situações improváveis que Chuck sabe fazer tão bem. E como sempre (ou quase sempre), existe uma sociedade (ou comunidade ) restrita (ou secreta) envolvida (mesmo que indiretamente) na historia. Em O Sobrevivente era a seita-religiosa-fanática, em Clube da Luta... era o clube da luta, e aqui é "O Circuito", e isso é tudo que vocês precisam saber rsrsrs.

A historia é muito complexa para ser descrita em uma resenha, por isso vou dar só uma passada por cima do enredo principal para vocês terem uma idéia do que verão. Victor Mancini é um trapaceiro e aproveitador, que trabalha junto com seu melhor amigo Denny numa "fazenda turística", que representa a vida no início do século. Sua outra fonte de renda consiste basicamente do dinheiro que seus "salvadores" lhe enviam pelo correio. Sua tática é a seguinte: entrar num restaurante chique, comer tudo que puder, fingir que esta engasgando, escolher uma pessoa (de preferencia rica), e deixar essa pessoa (RICA) o salvar. De acordo com ele, quando você salva a vida de alguém, cria-se um laço de reponsabilidade entre você e a pessoa. E isso inclui "mandar dinheiro para ela operar o olho esquerdo que foi arranhado pela pata do cachorrinho da sua vizinha idosa enquanto você  tentava ajuda-la a decer a escada".

Como deu pra perceber ele é um tremendo filho da puta (se bem que seus personagens normalmente são filhos da puta, mas você acaba gostando deles). Fora tudo isso Victor também "cuida" de sua mãe que está internada no hospital com  uma doença qualquer. Detalhe: ela não sabe que ele é seu filho, ela acha que ele e só um enfermeiro. Mas, para descobrir o porquê, vocês terão que assistir ao filme.

 

choke 01 IMG_5067 choke 04

 

Numa das conversas com sua mãe ele descobre que seu pai não é seu pai de verdade e a única forma de descobrir sua real origem é num velho diário que sua mãe escrevia EM ALEMÃO! Depois de uma confusão dos diabos, Victor descobre que na verdade ele  é tipo um clone direto de Jesus Cristo fecundado na sua mãe, que era uma ladra e roubou essa relíquia sagrada do Museu de História da França (ou algo do tipo)!!!

Eu sei que parece esquisito, mas que é interessante isso é. Então, se quiserem entender melhor a historia assistam ao filme (baixem se for preciso, só não esperem que eu dê o link… Voz do Além, é com você), pois eu ainda não falei nem metade das esquisitices do filme. E se vocês assistirem com atenção ainda vão pegar muitas mensagens realmente profundas que eu não conseguiria transcrever numa resenha sem transforma-la num livro.

 

Informações técnicas AQUI

Nota: 9,5

 

____________________________________________________

 

Ufa! Missão cumprida!!!

É NOZES!!!

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo