quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Avatar Voz do Além

Google começa a demolir a comunidade Discografias

 

 demolicao-01

 

Por A Voz do Além

 

Qualquer um que seja um catador de links do Orkut (eu sou um deles), deve conhecer a comunidade Discografias. Com certeza ela é uma referência em links para álbuns musicais, tanto nacionais, quanto internacionais. Qualquer lista com links para baixar álbuns TEM que conter uma referência a ela. São mais de 750.000 usuários e mais milhões que a visitam regularmente, em busca daquele link cabeludo que não se acha em lugar nenhum.

Os links vão para sites como Rapidshare, Badongo, Media Fire e MegaUpload. Para se ter uma idéia da importância da rede social googler para esses sites, aproximadamente 30% do tráfego que eles recebem vêm de lá, segundo o Ibope/NetRatings.

E eis que uma tal de Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM) resolveu colocar as asinhas de fora (que nomezinho amedrontador!). Sem qualquer possibilidade de dialogar com os servidores onde estão os links, notificou o Google (agora o Orkut é comandado pelo escritório nacional do Google) da existência de tais links. O Google acatou e começou o serviço de demolição.

Vários links têm desaparecido, e já está até rolando um abaixo-assinado na internet para manter a comunidade no ar. Alguns já prevêem o fim da comunidade e de outras, assim como o início do fim da liberdade no Orkut, o que é uma pena.

 

Mas o que me entristece e preocupa mais ainda, é o Google Brasil dando ouvidos para entidades que não têm qualquer autoridade para fazer este tipo de pedido. Isso cabe a justiça decidir, e não a supostos “anti-pirateiros”.

 

discografias

 

E faço minhas as palavras de do Miguel Caetano, do Remixtures:

 

O Google não se pode deixar transformar em cão de guarda das editoras e dos estúdios de cinema. A APCM e aos detentores de direito devem enviar intimações às empresas que alojam os ficheiros em questão e não ao Google.

 

Se a comunidade acabar, faça como eu e pesquise os links in loco, no Search Shared. Tem até toolbar, para facilitar o processo. APCM (essa sigla me lembra alguém, não muito especial) mande fechar o Search Shared agora…

 

Fonte: Remixtures

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo