sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Avatar Voz do Além

Skype adere ao Grande Irmão chinês… e se desculpa

 

skype_brother

 

Por A Voz do Além

 

Depois que eu assisti a O Inimigo do Estado, fiquei absolutamente paranóico, mesmo sabendo que o Brasil não tem capacidade de fazer espionagem naquela escala. Com o tempo, praticamente deixei de falar ao telefone, inclusive celular, transferindo para a Internet grande parte da minha comunicação.

Tinha idéia de que nossas comunicações, dos mais variados tipos, fossem interceptadas por serviços de espionagem do estrangeiro, mas não sabia que era em colaboração com as próprias empresas que prestam o serviço. Foi mais ou menos o que aconteceu com o Skype na China. Todos estão carecas de saber que o governo chinês é repressor, e blá blá blá, mas muitas empresas estão se corrompendo para adentrar ao gigantesco mercado chinês (que deve se tornar o maior do mundo em menos de duas décadas).

Segundo relatórios apresentados por pesquisadores de segurança canadenses, a parceria Tom-Skype, que une a Tom Online, uma empresa de telefonia chinesa, e o Skype, está monitorando conversas de chat feitas via Skype. O sistema, funcionando desde 2006, ano em que a parceira foi formada, funciona igualzinho ao do filme Inimigo do Estado – também pode ser visto um similar no filme Ultimato Bourne. Ou seja, se você digitar uma palavra suspeita (chamar Hu Jintao de bundão vale?) sua mensagem é guardada num banco de dados, juntamente com o login dos que estão conversando. Mesmo funcionando mais ou menos em tempo real, principalmente na censura de mensagens, o que impede que as pessoas digam “Viva o Dalai Lama”, por exemplo, o sistema ainda faz buscas em arquivos para procurar alguma coisa que deixou passar. Entre os tópicos preferidos pelos espiões estão, a independência de Taiwan, o Falun Gong, o Tibet e oposição ao Partido.

O relatório, intitulado "Breaching Trust: An analysis of surveillance and security practices on China's Tom-Skype platform" (Quebrando a confiança: Uma análise das práticas de segurança e vigilância da plataforma chinesa Tom-Skype), tratou ainda de deixar em aberto se essa vigilância é feita a mando do governo chinês, ou é uma iniciativa da própria empresa; sem no entanto deixar sugerir que isso parte de integrantes do Partido Comunista Chinês. 

E se o indivíduo passar a fazer parte de uma lista de suspeitos o sistema ainda permite que se intercepte todas as comunicações feitas por ele dali para frente. Para piorar, os dados não dão guardados com segurança. Nart Villeneuve, do Citzen Lab da Universidade de Toronto, e um dos autores da pesquisa, conseguiu acessar vários dados considerados sigilosos sem problema algum, pois eles são armazenados em servidores públicos.

 

A Skype, é claro, tratou de se pronunciar. Disse que essa vigilância é devido a uma alteração que a Tom fez na codificação do programa, dando brecha para a espionagem. A empresa tratou ainda de se desculpar (somente se desculpar, retirar a parceria lucrativa NUNCA). A Skype deve estar se esquecendo que ela mesmo deu uma declaração na época que o programa conteria um filtro, devido a um regulamento do governo chinês (um simples empecilho para o ganho de dinheiro). A empresa ainda frisou que apenas a versão disponibilizada pela Tom contém tal filtro, o que os usuários chineses mais experientes já sabiam.

Vergonha! Agora só falta me dizer que o Google colaborou com a CIA!

 

Fonte: IDG Now!

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo