quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Avatar Voz do Além

Nerds turcos, nada de NSN para vocês

 

turquia_pronto

 

Por A Voz do Além

 

Parece que não são só os cubanos, e os iranianos (os chineses também, claro, mas aí todos já sabem) que odeiam a liberdade digital. Nessa onda medieval entraram os turcos. Claro que, quando me refiro a turcos (chineses, cubanos e iranianos e mais uma renca de países) falo de seus governos, que têm medo que as pessoas rompam a parede de (falta de) informações que as cercam e possam saber que o mundo lá fora é muito melhor que o país maravilhoso que o governo prega que eles estão.

O site bloqueado da vez é o Blogger. Sim, nem o Orácugle (sacou?) é digno de confiança mais. O problema ocorreu depois que uma corte do país julgou procedente a acusação de que UM blog havia infringindo leis de propriedade intelectual. E no balaio foram todos os outros blogs do mundo hospedados no site, inclusive o não tão inofensivo NSN. E, como consequência, todos os blogueiros turcos que usam o Blogger para publicarem seus blogs, vão ser impedidos de escreverem novos posts.

Armut, um blogueiro de Istambul resolveu falar:

 

“Eu descobrí que o acesso ao meu blogue foi bloqueado por decisão judicial no processo 2761/2008 da Primeira Corte Criminal de Paz de Diyarbakir, datado de 20 de outubro de 2008. Sem intimação, sem veredito, sem aviso escrito; eu fui condenado sem julgamento. Minha voz, meu fôlego, foram roubados. Eu fui censurado.
Por dois anos eu tenho gritado: por conta de uma lei que vê os websites de internet como se fossem canais de tv, de pessoas que apóiam esta lei para agarrar-se a suas posições, de safados que sabem que podem proibir quaisquer websites que quiserem graças a esta lei e nossos cidadãos ignorantes que permitem que os usem. Nós estamos vitimizando a nós mesmos.”

 

Para confirmar a minha teoria que as coisas começam devagar, essa onda de proibição começou com uma lei para bloquear sites de pedofilia. Os fanáticos acharam brechas na lei, e logo começou a onda de chutes na bunda de editores de sites. Entre os sites banidos, entra o YouTube, o Wordpress.com, e o slide,com. Até mesmo por motivos religiosos já foram banidos sites na Turquia. Para piorar a situação as decisões do governo são infalíveis, ou seja, não cabem recursos contra elas.

 

Sim, espero que os 19 nerds turcos que já visitaram o NSN, voltem após essa onda de medievalismo sair do país deles. Isso chegou a me lembrar a vez em que a justiça de certo país queria bloquear o Wordpress, por motivos secretos!

 

[Via Global Voices]

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo