segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Avatar Voz do Além

O passado nunca se desgarra de um hacker

 

 kevin-mitnick1

 

Por A Voz do Além

 

Kevin Mitnick foi um dos maiores hackers (se não o maior) que surgiram, desde que a internet foi criada. Para se ter uma idéia, ele foi o primeiro criminoso de computadores a entrar para a lista dos mais procurados do FBI. Roubou mais de 20 mil números de cartão de crédito, invadiu o sistema o Comando de Defesa Aérea dos EUA, além de deixar os funcionários do sistema telefônico americano cagando nas calças. Tudo isso antes de completar 18 anos.

Acabou preso, após dois anos de buscas pelo FBI, e foi acusado de causar prejuízos de mais de US$ 80 milhões. Ficou cinco anos preso, e mais três em liberdade condicional; não podendo nem chegar perto de um computador (naquela época isso ainda era possível, hoje quase qualquer coisa é um computador). Em 2006, em entrevista a revista Época, ele chegou a relatar como se sentiu por não ter podido usar computadores, mesmo em liberdade, por dois anos:

 

Foi terrível. Eu me senti excluído da sociedade e à margem de tudo o que acontecia no mundo. Eu vivi o nascimento da internet e vibrei com ele, e, de repente, aparece uma grande lacuna em minha vida. Em 1995, eu nem imaginava que em tão pouco tempo teríamos internet de alta velocidade. Ainda estou me readaptando aos avanços e tenho aproveitado bastante as novidades que se aplicam a meu trabalho. Mas não sou o mesmo expert de antes. Há uma infinidade de informações que ainda não pude utilizar.

 

Hoje ele joga do outro lado, criando sistemas mais seguros e dando palestras a preço de ouro, além de ter escrito um livro com o sugestivo nome de A Arte de Invadir.

Pois é, com uma ficha dessas, é difícil um cara se livrar de seu passado. E foi justamente o passado que voltou para assombrar Kevin. Ele foi detido no aeroporto de Atlanta, após voltar de uma conferência na Colômbia. O motivo?  Sua bagagem era perigosa. Um MacBook Pro, um laptop Dell XPS M1210 , um mini-laptop Asus 900, três ou quatro HDs, diversos pen, alguns plugs bluetooth, três iPhones e quatro celulares Nokia, todos com chips de diferentes países. Além disso ele ainda estava com um kit de arrombamento e um cartão para roubar dados de chaves eletrônicas.

Lascou! Ele tentou argumentar, dizendo que estava participando de uma conferência sobre segurança industrial, patrocinada pela Sociedade Americana de Segurança Industrial (ASIS). Para piorar as coisas, sua namorada liga da Colômbia, dizendo que um pacote que ele havia enviado para os EUA continha traços de cocaína (cocaína é poeira na língua colombiana) e estava sendo inspecionado pela polícia local.

Para piorar mais ainda, os policiais eram noobs e tomaram seu laptop quando ele mandou o Firefox apagar seus dados privados. Os palermas policiais pensaram que ele estava apagando evidências.

 

Então eu me toquei que ainda estava logado e não queria que eles tivessem minha senha.

 

O jeito foi desligar o PC com o botão off. Felizmente o FBI livrou a cara dele (como o mundo dá voltas), através de um participante da conferência, que trabalha na agência. Após mais algumas perguntas, Mitnick foi liberado, sem nenhuma acusação (não sem antes responder a fatídica pergunta: O senhor já foi preso?). Ao mesmo tempo os policiais colombianos liberaram seus equipamentos suspeito, por não encontrarem cocaína neles (mas não sem antes destruí-los, em busca de evidências).

 

Felizmente Mitnick é um cara que faz o dever de casa. Se os policiais tivessem ficado com seu laptop não conseguiriam nada. Ele manda todas suas as informações para um servidor americano de propriedade da empresa em que ele trabalha, e logo depois apaga do seu laptop. Tudo porque prevê que agentes de imigração são mais ou menos parecidos com chimpanzés…

 

Fonte: O Globo e CNet

3 Comentaram...

Thiago disse...

Esse Cara é De Mais.. Um Dia Quero Poder Saber Um Pouco Do Começo Do Que Ele Sabe ! xD

Anônimo disse...

confesso esse cara é 100% HardCore
nao so porque ele inadiu sistemas ou hackeou computadores e tal
...mais porque ele conseguiu fugir da policia
rs...

Anônimo disse...

Se quizerem ver um puco mais da história deste mestre do crime, vejam o filme ""TAKEDOWN"", ou ""CAÇADA VIRTUAL""(título brasileiro). È muito irado!!!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo