segunda-feira, 21 de julho de 2008

Avatar FiliPêra

Resumo Nerd da E3 2008

 

e3_logo

 

Por FiliPêra

Colaborou Shadow 

 

Ainda que tenha perdido muito do seu poder de ditar tendências, a E3 continua como a maior feira de videogames do mundo. É lá que as principais novidades das maiores produtoras de games do mundo são apresentadas. Após ter anos passados fracos, a E3 desse ano volta a esquentar, principalmente devido ao sucesso dessa nova geração de consoles. Para essa E3 não fiquei esperando as análises posteriores de revistas importantes, como a EGM. Parti logo para os cinco blogs de games que mais curto (o Continue, o Kotaku, o Meio Bit Games, o Herói, além do Omelete) e assisti a suas transmissões ao vivo, inclusive via vídeo (o Shadow fez o mesmo). E como se trata de um ano intermediário as apresentações não foram tão bombásticas como algumas históricas, como a de 2002, mas já avançou e, vista das E3 de alguns anos atrás.

Como principal queda fica o público. Se em anos de auge, o evento chegou a contar com mais de 80 mil visitantes, esse ano o público ficou na casa dos 5 mil! Mas esse número menos também deu oportunidade para os desenvolvedores de games brilharem. Muitas das apresentações foram convidadas por gente do naipe de Shigeru Miyamoto (Mario, Zelda), Will Wrigth (The Sims, Spore), Cliff Blezinsky (Gears of War) e Peter Molyneux (Fable, Black & White); o que acabou por dar um clima melhor ao evento.

E, apesar de ter uma apresentação considerada decepcionante no quesito novidades, a Nintendo mostra que tem muita lenha para queimar, além de se confirmar como a líder absoluta da nova geração.  Microsoft teve a melhot apresentação, unindo bons games e novidades; já a Sony também fez uma boa apresentação, se focando na longevidade que pretende que o PS3 tenha.

Vamos então a um resumo das apresentações; uma a uma!

 

 

nintendoe3 

Nintendo

A Big N foi a primeira a subir ao palco, mas não mostrou muita coisa. Ou seja, nada de anúncios de novos games de Mario, Zelda, Metroid, ou alguma daquelas franquias que há tanto tempo fazem sucesso. O maior anúncio da empresa foi o novo controle, na verdade um acessório para aprimorar o desempenho do Wiimote. O Wii Motion Plus, nome do acessório, promete trazer um grande avanço no reconhecimento dos movimentos (a Nintendo afirmou reconhecimento 1:1, o que quer dizerwii music que qualquer movimento que você fizer VAI ser reconhecido pelo console).

Na área de jogos o destaque foi para o Wii Music, um interessante jogo de musical, que parece ter a clara intenção de agradar os casuais. O grande lance do jogo é que o Wiimote pode se transformar em aproximadamente 40 tipos de instrumentos, tendo o usuário a liberdade de "toca-los" de variadas formas. Por exemplo: se você tiver tocando um instrumento de sopro, a intensidade do sopro vai variar de acordo com a inclinação do Wiimote, as notas são os botões A e B.

Mas nem só de acessórios e games musicais foi baseada a conferência da empresa. Alguns jogos importantes também foram destaque. Animal Crossing: City Folk é um deles. O jogo é uma espécie de versão  "infantilizada" de The Sims. Ao invés de pessoas, animais estranhos são os personagens (lembrando que o jogo já teve uma versão para o Game Cube e para o Nintendo DS). Dessa vez o foco do jogo é a comunicação por voz, usando para isso o acessório Wii Speak. O Wii wiimotion ainda ganhou dois jogos de esportes: o Wii Sports Resort, com esportes de verão; e Shaun White Snowboard, que utiliza a Wii Balance (plataforma que acompanha o game Wii Fit) como prancha de snowboarding.

O DS também foi contemplado com jogos importantes, principalmente com jogos consagrados de outros consoles. Spore Creatures, uma versão do já-famoso-ainda-que-não-lançado jogo de Will Wright. Grand Theft Auto: Chinatown Wars é a malandragem de GTA chegando ao DS, com um jogo exclusivo. Outros jogos anunciados para o portátil mais vendido do mundo são Guitar Hero: World Tour - Decades e Pokémon Ranger.

 

sony1

Sony

Na conferência da Sony, as coisas foram melhores, com mais enfoque nos jogos e novidades e não em números, a exemplo da Nintendo. O primeiro jogo, e que logo de cara cativou o público foi Resistence 2. O jogo é um shooter em que você precisa combater um inimigo gigantesco - em pleno ano de 1953, ao estilo Godzilla. Um dos destaques do jogo são seus cenários gigantescos e boa física. Foi ao menos o que o trailer mostrou.

Após esse trailer a Sony anuncia que vai investir em outros mercados, chegando a citar a América Latina (será que o Brasil entrará nessa?), e complementa mostrando títulos que ganharão o título Greatest Hits (entre eles destacam-se os excelentes Assassin’s Creed e Elder Scrolls IV: Oblivion). O que os diferencia dos demais é o preço: US$ 29,99! O imortal PS2 também teve alguns jogos anunciados para ele; Yakuza 2 é o principal.

Jack Tretton, o presidente da Sony Computer Entertaiment of America e mestre de cerimônias da Sony, ccontinou com a apresentação explicando detalhes da Playstation Network (rede online da Sony). O primeiro anúncio para a rede foi o login universal; ou seja, à partir de agora você precisará de apenas um login para acessar tudo o que é oferecido pela PSN. Nada grandioso, já que a Xbox Live, a similar do console da Microsoft, já tem esse recurso há tempos. Depois foi a vez de Ratchet & Clank Future: Quest For Booty, um jogo disponível para donwload, ser anunciado.

O PSP também teve novidades disponíveis para ele. Entre as novidades disponíveis para o portátil da Sony estão: EchoChrome, shooter da franquia Resistence; LocoRoco 2; Patapon 2 e Valkyrie Chronicles.

 

 

Tretton também anunciou que a Sony vai lançar uma versão do PS3 com 80 GB de HD, com preço de US$ 399, para substituir sua atual versão de 40 GB.

Mas o que realmente mobilizou as opiniões positivas em questão de novidades na conferência (foi a segunda novidade mais importante. A outra você confere abaixo, no resumo da conferência da Microsoft) foi o anúncio de MAG: Massive Action Game. O game impressiou pelo fato de contar com um multyplayer com até 256 jogadores! Os times serão de oito jogadores cada, sendo o líder do esquadrão aquele com mais experiência (leia-se pontos). É para juntar nerds de cidades inteiras para a jogatina!!!

 

 microsoft

Microsoft

Três palavras podem resumir a conferência da Microsoft: FF XIII. Sim, Sony perdeu sua penúltima grande exclusividade! Um golpe moral dos mais potentes. Agora, com Metal Gear Solid 4 já lançado, o futuro não parece muito promissor para o PS3. Mas as coisas na verdade TERMINARAM com Final Fantasy, porém não resisti e coloque o anúncio logo de cara.

O primeiro game a dar as caras na conferência da Microsoft foi Fallout 3. Se não bastasse o fato do game ter empolgado bastante, o nome da empresa envolvida no projeto também é dos melhores: a Bethesda Software. Não conhece? Saiba que ela fez o excelente RPG Oblivion. O game é um jogo de tiro que se passa num mundo devastado por explosões nucleares. O detalhe maior é todo o conteúdo de download adcional que o game vai ter é exclusivo para o Xbox 360. A data de lançamento está marcada para outubro de 2008.

sheva-alomar residen

O próximo a dar as caras foi Resident Evil 5. O personagem principal é Chris Redfiel, o sistema de mira é parecido com o de RE 4 e blá, blá,blá. O grande destaque do jogo mesmo foi a gostosa Sheva Alomar. É de fazer qualquer gamer babar. Lançamento previsto para dia 13 de Março de 2009 (sim a Microsoft foi a única que deu datas de lançamento de seus principais games).

Em seguida foi a vez de Peter Molyneux, desenvolvedor da Lionhead,  mostrar Fable 2, que está lindo de morrer. Um dos destaques da apresentação dele foi o fato de mostrar as funcionalidades online do jogo. É bem simples e divertido ao mesmo tempo: enquanto você joga o modo single player conectado, aparecem esferas roxas pelo caminho, que representam os seus amigos jogando também o modo single player em seus próprios mundos. Se você os convidar e ele aceitar ele passa a poder jogar no seu mundo. E como já é sabido o jogador possuirá um cachorro-ajudante, para acompanha-lo nas suas aventuras. O lançamento também está agendado para outubro de 2008.

Depois foi a vez de Cliff Blezinsky mostrar seu novo filhote: Gears of War 2. O impressionante é que o game conseguiu ser mais bonito que o primeiro, e quem já viu o primeiro sabe que alcançar tal feito não é uma das coisas mais fáceis. O jogo de tiro continua com sua infalível fórmula de destruição e tiros contra alienígenas dos mais sinistros. Cliff também anunciou um modo multiplayer cooperativo online, com cinco jogadores compondo um time e detonando aliens até não querer mais.

Depois entrou no palco John Shappert, Vice-Presidente da Xbox Live Services, e anunciou as mudanças na rede da "caixa X". Desde a criação de avatars (que têm a mesma funcionalidade dos Miis, do Nintendo Wii) até a nova interface do serviço. Tudo parece que vai mudar na rede. Felizmente, para melhor.

Na verdade a grande surpresa da conferência da Microsoft, foi o fato da palavra Halo não ter sido mencionada...

 

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo