quarta-feira, 9 de julho de 2008

Avatar HumberTêra

Eles querem te fu%$@

 

Por HumberTêra

Eu sei, foi um título meio amargo, mas é esse o sentimento comum que se tem ao ver que cada vez mais estão suprimindo a liberdade que a internet proporciona. E não estou falando de cercar  criminosos, como os pedófilos do Orkut, ou os que usam a internet para levantar informações para serem usadas em futuros sequestros. Não, eles querem foder você! "QUEM, quer fazer isso?" você pergunta. Os manda-chuvas, o governo, as empresas bilionárias, esse tipo de gente que acha que pode pisar nos outros.

Já é mundialmente conhecida a decisão de um juiz americano idiota que ordenou ao Google que expusesse à Viacom TODO histórico de viacom-youtube-logosnavegação dos usuários, seus nomes de usuários, IP's e vídeos que assistiram (acabei de ler nesse instante que eles receberam a ordem judicial hoje). Achou  pouco? Eles queriam também o código-fonte do site, mas aí o juiz deu pra trás freou. A Viacom move um processo de US$ 1 bilhão contra o Google, alegando quebra de direitos autorais por parte do site YouTube. O Google contestou como pode, dizendo corretamente que a medida se caracterizaria como invasão de privacidade. Mas o juiz pelo visto não sabe o que é internet, e não se inclinou ao argumento.

"É briga de cachorro grande e parece distante da gente, afinal o Google tem dinheiro, e realmente existem quebras de direitos autorais pelo Youtube", pode pensar você. Então que tal essa, que saiu no Terra?

A polícia de Cleveland, Inglaterra, confirmou que prendeu em maio seis usuários do site de compartilhamento gratuito de música OiNK. Os seis são acusados de disponibilizar no site discos antes de seu lançamento.

Os cinco homens e uma mulher, com idades de 19 a 33 anos, foram soltos após pagarem fiança - sobre os ombros dos usuários, a acusação de "conspirar contra a indústria da música".

As autoridades não divulgaram se as acusações são referentes apenas ao vazamento de discos de grandes gravadoras.

Em outubro de 2007, o popular site foi tirado do ar pelas autoridades britânicas.

 

Sim, prenderam seis pessoas na Inglaterra, por disponibilizar discos online. E ainda por cima os declararam conspiradores contra a indústria fonográfica.

"Ainda parece distante. Estamos falando do Velho Mundo, e os jovem disponibilizaram CD's antes do seu lançamento. Isso definitivamente é crime", pode pensar você novamente. Mas ainda não acabou, e agora o galo resolveu cocoricar no nosso terreno. E o culpado disso tudo é um senador. Sim, uma daquelas figuras que trabalham três dias por semana e têm direito a quase meio ano de férias, resolveu colocar as manguinhas de fora e mostrar serviço. Trata-se do famigerado Projeto Azeredo.

azeredo copy

Para início de conversa querem liberar a violação de correspondência eletrônica. Isso mesmo, hackers à serviço do governo poderão dar uma vasculhada em toda a sua caixa de e-mails, desde que com ordens judiciais.  Para tornar o caldo ainda mais grosso, seria necessário que, ao criar emails, blogs, fazer downloads, e entrar em mísera sala de bate-papo; os usuários dassem todas as suas informações, como nome, telefone, endereço, RG, CPF, cães, gatos, etc. Aos provedores caberia a tarefa hercúlea de atestar a veracidade dessas informações. É nítido que o governo está repassando aos provedores tarefa sua: coletar e investigar informações de criminosos. O problema é estão partindo do princípio de que todos são potenciais criminosos.

Não satisfeito em querer transformar a internet brasileira em uma corte draconiana, Azeredo, incluiu em sua lei um artigo em que coloca na cadeia quem traduzir uma HQ, mangá, ou legendar uma série de TV. Também iriam para a grade aqueles que fizessem fanfics sem autorização do autor da obra original.

Achou absurdo e não acredita? Leia a parte da lei que diz isso:

O artigo 285-B do Substitutivo do Senador Azeredo diz que será considerado CRIME:

"Obter ou transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular, quando exigida:
Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Parágrafo único. Se o dado ou informação obtida desautorizadamente é fornecida a terceiros, a pena é aumentada de um terço."

Ou seja, você nem precisa fazer nada do que está aí acima. Basta ter em um mísero pen drive um capítulo de House e você vai ver o sol nascer shackled quadrado por uns tempos.

Para obter mais informações à respeito, leia a cobertura do caso no Blog Nova Corja, que nos informa, por exemplo, do fato de que Azeredo recebeu dinheiro do Bradesco, um dos maiores defensores do projeto, para a sua campanha. Veja também as reações indignadas da blogosfera no Technorati ou visite o blog do site a2k.

Tá convencido agora? Se ao final você se indignar também, tem duas opções: ou assina a petição online contra o projeto, ou apela pra Anarquia. Mas no fim das contas, abra seus olhos e proteja sua retaguarda, porque ELES querem te fuder, caro leitor!

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo